quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Governo português disponível para apoiar criação do Conservatório Nacional em Cabo Verde



O ministro da Cultura português manifestou terça-feira a disponibilidade de Portugal para apoiar a criação do Conservatório Nacional das Artes em Cabo Verde, um projecto que visa concentrar num espaço único o ensino da música, teatro, dança e artes plásticas.

"Estamos disponíveis, até ao limite do que nos for possível em termos de recursos humanos, de algum 'know-how' de que dispomos e de uma experiência muito grande que temos no ensino das várias áreas das artes, para cooperar com Cabo Verde", disse João Soares.

O ministro, que falava aos jornalistas no final de um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Mário Lúcio Sousa, adiantou que Portugal poderá "disponibilizar pessoas com experiência de trabalho nestas áreas", acrescentando que Portugal virá "também para aprender" com o que se faz em Cabo Verde.

"Estamos aqui numa perspectiva de grande de humildade e de cooperação, numa lógica de profunda admiração por aquilo que tem sido o trabalho do Governo de Cabo Verde, nomeadamente na área da cultura", acrescentou Soares.

O ministro português visitou, durante a tarde de ontem, a sede da Biblioteca Nacional, as futuras instalações do Conservatório Nacional das Artes, e o Banco da Cultura, projecto que considerou "particularmente original".

O Banco da Cultura gere os fundos anuais destinados à cultura através do financiamento de projectos.

Por seu lado, o ministro cabo-verdiano explicou que Cabo Verde está "a focalizar a cooperação" no projecto do Conservatório Nacional das Artes.

"Temos um conservatório no qual já estamos a trabalhar há dois anos. Neste momento o edifício está em obras e partir de Março começamos a preparar o ano lectivo 2016/17 e estamos a contar com a colaboração de Portugal para trazer professores da área da música, do teatro, da dança e das artes plásticas e não apenas professores, mas também gestores", disse Mário Lúcio Sousa.

O ministro cabo-verdiano acrescentou que Cabo Verde já conta com o trabalho de professores e músicos de Portugal, mas sublinhou o facto de esta colaboração passar agora a ser tratada como "um assunto da cooperação estratégica" entre os dos países.

"A cultura, o conservatório que cubra essas várias áreas, a orquestra nacional, o ballet entram também dentro do plano estratégico de cooperação", disse.

O ministro João Soares integra a comitiva do primeiro-ministro António Costa naquela que é a sua primeira deslocação oficial a Cabo Verde como chefe do Governo.


Sem comentários:

Mais lidas da semana