quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Portugal. CGTP ALERTA PARA “BENESSES” DE CONTRATAR COM SALÁRIO MÍNIMO



O líder da CGTP alerta para o perigo das benesses da contratação com salário mínimo nacional.

Os parceiros sociais e o Governo voltaram a reunir-se para falar sobre o salário mínimo nacional e, à saída da reunião, Arménio Carlos referiu que as empresas poderão utilizar as benesses para não contratar pessoas com salários superiores.

“A partir do momento em que as entidades patronais saibam que têm benesses para contratar com o salário mínimo nacional, vão evitar contratar com salários superiores”, alertou o líder da CGTP.

Questionado sobre quais as prioridades da central sindical, Arménio Carlos revelou que a principal questão é a “contratação coletiva”, lembrando que esta “está bloqueada e precisa de ser desbloqueada rapidamente”.

O líder da CGTP frisou ainda que é preciso “revogar a norma da caducidade e reintroduzir o princípio de tratamento mais favorável, para que a contratação coletiva disponha de normas superiores à que está na lei geral”. Mais, Arménio Carlos afirmou que é necessário rever a legislação laboral, recordando as “normas gravosas que foram introduzidas no tempo do memorando da troika”.

Neste sentido, concluiu, a principal necessidade é “combater a precariedade e alterar o modelo de baixos salários”, com o intuito de “dinamizar a economia e criar mais emprego”.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana