segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PRIMEIRO-MINISTRO DE CABO VERDE INICIA VISITA A SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE



O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, disse hoje que apesar das relações entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe serem "muito fortes", os dois países "devem continuar a trabalhar para que elas sejam mais sólidas".

José Maria Neves chegou esta tarde a São Tomé e Príncipe para uma visita de quatro dias a convite do chefe do executivo são-tomense Patrice Trovoada, durante a qual terá encontros com o Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, da Assembleia Nacional, José da Graça Diogo, visitará a região autónoma do Príncipe.

"Tivemos recentemente a visita do primeiro-ministro de São Tomé a Cabo Verde, falámos sobre vários aspetos da cooperação, há alguns projetos em curso entre os dois países", explicou o primeiro ministro de Cabo Verde que foi recebido no aeroporto internacional de São Tomé pelo seu homólogo Patrice Trovoada.

"Mas as nossas relações vão crescer muito mais, Cabo Verde já tomou a decisão de criar uma embaixada aqui (São Tomé) e designar um embaixador, São Tomé vai criar uma embaixada em Cabo Verde de modo a que, gradualmente, vamos criando as condições para reforçar ainda mais essas relações", acrescentou.

José Maria Neves tem programado diversas visitas a centros de produção agrícola, empresas e instituições, e no dia 23 reúne-se com a comunidade cabo-verdiana em Ponta Figo, uma unidade agrícola situada a mais de 32 quilómetros a norte da capital São Tomé.

"É a mais importante comunidade cabo-verdiana no exterior e aproveitamos para estar com ela, dialogarmos um pouco sobre a sua inserção, as suas perspetivas e a sua afirmação", disse.

Interpelado por jornalistas, o governante cabo-verdiano recusou-se a falar da sua candidatura as eleições presidenciais de Cabo Verde, explicando que se trata de uma "questão interna de Cabo Verde" de que só falará no país.

José Maria Neves tem regresso marcado para o final da tarde de quinta-feira.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana