segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Timor-Leste. SALESIANO VIRGÍLIO DO CARMO DA SILVA É O NOVO BISPO DE DÍLI



Díli, 31 jan (Lusa) - O padre Virgílio do Carmo da Silva, da Sociedade Salesiana D. Bosco, foi nomeado pelo papa Francisco como novo bispo de Díli, sucedendo a Alberto Ricardo da Silva, que morreu em abril de 2015, segundo a Rádio do Vaticano.

Virgílio do Carmo da Silva foi nomeado pelo papa no sábado, na véspera da festa em homenagem ao fundador desta congregação que se comemora hoje.

Natural de Venilale, localidade da diocese de Baucau, onde nasceu a 27 de novembro de 1967 Virgílio do Carmo da Costa estou filosofia e teologia em Manila.

O novo bispo de Díli fez os seus primeiros votos a 31 de maio de 1990 e os votos perpétuos a 19 de março de 1997, tendo sido ordenado sacerdote no ano seguinte, a 18 de dezembro.

Formador dos Noviços, Ecónomo da Casa de Formação em Venilale e vigário paroquial, estudou em Roma na Universidade Pontifícia Salesiana e foi Diretor da D. Bosco Technical High School em Fatumaca.

Desde 2015 Virgílio do Carmo da Silva era o Provincial dos Salesianos e sucede agora a Alberto Ricardo da Silva, que morreu a 02 de abril de 2015, vítima de doença prolongada.
Alberto Ricardo da Silva já se tinha resignado do cargo de bispo a 09 de fevereiro. A sua morte foi a primeira de um prelado timorense desde o falecimento do ex-bispo de Díli, Martinho da Costa Lopes, em fevereiro de 1991.

Recorde-se que Timor-Leste conta, além de Díli, com duas outras dioceses, em Baucau, onde está o bispo Basílio do Nascimento e a de Maliana, onde está o bispo Norberto Amaral.

ASP // FV


Sem comentários:

Mais lidas da semana