domingo, 20 de março de 2016

BALANÇO POSITIVO DAS ELEIÇÕES EM CABO VERDE. VOTAÇÃO QUASE A ENCERRAR



Bela Cepeda, Cabo Verde

A menos de uma hora do fecho das secções de voto destas Legislativas 2016 em Cabo Verde já podemos fazer um balanço provisório de como decorreram. Há uma pequena palavra que é referida pelos responsáveis da máquina eleitoral quando pedimos opinião de como correu o ato eleitoral, se houve registos de grandes complicações, de cometimentos de ilegalidades, etc. “Bem”, é a pequena palavra muito escutada, vinda dos responsáveis eleitorais. As eleições correram “bem”. Não existem registos de “anormalidades ou de ilegalidades cometidas”, afirmam. “Não se registaram anormalidades que tivessem perturbado o ato eleitoral com prejuízo dos eleitores ou de outros”. É esperado que nos poucos minutos que faltam para encerrarem as urnas de voto nada de anormal possa perturbar este dia eleitoral perfeito, também assim considerado pela generalidade dos eleitores.

Está previsto que em cerca de duas horas serão conhecidos os resultados eleitorais. Portanto, às 22 horas de Lisboa (21 em Cabo Verde) já saberemos quem governará o país ou se não foi eleito partido político com maioria absoluta e se a formação de governo vai carecer de entendimento entre dois ou mais partidos para que o governo seja constituído com o necessário acordo parlamentar.

Até este momento é opinião de bastantes analistas que não vai haver por resultado eleitoral a tradicional maioria absoluta, apesar de ser previsto que o PAICV colherá mais votos que os outros partidos.

Até lá resta esperar pouco menos de meia-hora para que as secções e respetivas urnas de voto encerrem e comece a contagem.

O Página Global proporcionará quase ao minuto a divulgação dos resultados através de despachos que daqui enviarei, de Cabo Verde, país Atlântico que é uma pérola salpicada no oceano e país considerado muito seguro para o turismo individual, de grupo ou de família. Venham a Cabo Verde. Oferecemos Turismo Seguro. Bem-vindos.

Redação PG / BC

Sem comentários:

Mais lidas da semana