domingo, 20 de março de 2016

Cabo Verde. Eleições. Líder do PAICV esperou mais de meia hora na fila para votar



A presidente do PAICV teve hoje que esperar mais de meia hora para votar, depois de elementos da secção de voto terem dito que só poderia passar à frente com o acordo das pessoas que estavam na fila.

A candidata a primeira-ministra do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, chegou à sua seção de voto, a mesa 09, na Escola Secundária Abílio Duarte, no Palmarejo, pouco passava das 10:00 locais (11:00 em Lisboa) e tencionava usar a prerrogativa de passar à frente na fila, mas alguns membros da mesa de voto que consideraram que tal só poderia acontecer com a concordância das pessoas que aguardavam para votar.

Os mesmos elementos tentaram ainda numa primeira fase impedir a comunicação social de entrar na sala para registar o momento de votação da candidata, exigindo posteriormente identificação a todos os jornalistas.

Gerou-se um compasso de espera e perante os protestos dos jornalistas, o presidente da mesa de voto autorizou a candidata a passar à frente, mas Janira Hopffer Almada optou nessa altura por permanecer na fila, acabando por votar mais de meia hora depois.

Vários jornalistas cabo-verdianos adiantaram à agência Lusa que em todas as eleições os líderes dos partidos têm prioridade a votar e que, nunca antes, um líder partidário teve que esperar na fila para exercer o seu direito de voto.

Depois de votar, em declarações aos jornalistas, a candidata do PAICV mostrou-se serena e confiante na vitória.

"Cheguei aqui serena porque confio no povo cabo-verdiano. E espero que todos os cabo-verdianos possam exercer o seu direito de voto em liberdade e em consciência, participando desta forma na decisão do futuro do país", disse.

Mais de 350 mil eleitores cabo-verdianos estão hoje a votar para eleger os 72 deputados ao parlamento nacional, de onde sairá o Governo para os próximos cinco anos, naquelas que são as sextas eleições multipartidárias no país.

CFF // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana