segunda-feira, 18 de abril de 2016

Angola. REFORMAS DOMINAM DISCUSSÕES COM O FMI



As reformas económicas em curso no país, para combater a desaceleração económica, estiveram no centro do discurso do ministro das Finanças, Armando Manuel, em Washington, no quadro das reuniões da Primavera do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Armando Manuel, que falou no sábado num painel sobre ideias para combater a desaceleração da economia mundial, recordou que Angola, perante a queda do preço do petróleo, gizou uma estratégia que visa introduzir no país um novo ciclo económico menos dependente desta matéria-prima.

O ministro das Finanças frisou que um dos sectores que mais atenção recebe do Executivo é o da agricultura. A par da agricultura, Armando Manuel destacou o sucesso da reforma tributária e a entrada do país nos mercados internacionais com a emissão, em finais do ano passado, dos Eurobonds. 

O painel abordou questões relacionadas com o impacto da descida do preço das matérias-primas, procurando perceber porque o crescimento global permaneceu tão baixo. No debate, participaram os ministros das Finanças da Bolívia, Luís Alberto Arce, do Paquistão, Ishaq Dar, da Ucrânia, Natalie Jaresko, além do vice-presidente do Banco Mundial, Jan Walliser.

A intervenção de Armando Manuel marcou o encerramento da participação de Angola nas reuniões da Primavera do FMI e Banco Mundial, a que se seguiram encontros com a agência Moody’s.

Entretanto, na altura em que se discutia o impacto da descida dos preçõs das matérias-primas, o mais recente relatório sobre o mercado divulgado pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) revelava uma quebra na extracção petrolífera da Nigéria, em 39,4 mil barris por dia, e o aumento no mesmo período de 18,3 mil na produção de Angola, colocou o país na primeira posição em África em Março.

A produção angolana de petróleo em Março, de acordo com fontes secundárias, chegou a 1,778 milhões de barris por dia, enquanto a da Nigéria baixou para 1,722 milhões. Tendo por base a informação oficial dos países produtores, a Organização dos Países Produtores de Petróleo revelou que Angola produziu em Março 1,782 milhões de barris de petróleo por dia, um aumento real de 15 mil, tendo a Nigéria comunicado uma quebra na produção de 67,5 mil para 1,677 milhões de barris por dia.

Esta foi a segunda vez em cinco meses que Angola ultrapassou a Nigéria na extracção de petróleo, depois de em Novembro de 2015 ter produzido 1,722 milhões de barris por dia, um aumento de 115 mil por dia, contra uma produção nigeriana de 1,607 milhões mensais, com uma quebra real de 250 mil diários.

A OPEP informou ainda que a produção dos países-membros do cartel situou-se em Março numa média de 32,25 milhões de barris por dia, um acréscimo marginal de 15 mil, com aumentos mais significativos do Irão, Iraque e Angola e reduções igualmente mais significativas dos Emirados Árabes Unidos, Líbia e Nigéria.

Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana