domingo, 29 de janeiro de 2017

Cabo Verde. PAICV VAI ELEGER JANIRA HOPFER ALMADA LÍDER DO PARTIDO



ELEIÇÕES DIRETAS NESTE DOMINGO

PAICV vai eleger líder nas directas neste Domingo: 34 mil militantes convocados a votar na única concorrente Janira Hopffer Almada

Mais de 34 mil militantes do PAICV são convocados, neste Domingo, para as eleições directas - no país e no estrangeiro -, para legitimar a liderança do partido depois das derrotas sofridas nas legislativas e autárquicas do ano findo. A presidente Janira Hopffer Almada é candidata única à sua própria sucessão, já que o movimento «Manifesto à Militância», que tem como principais mentores Júlio Correia e Felisberto Vieira, não apresentou uma candidatura alternativa à liderança do maior partido da oposição.

Conforme a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização (CNJ), o acto eleitoral deste fim-de-semana começa às 9 horas, devendo prolongar-se até às 17 horas. Estão recenseados 34.720 militantes, que vão exprimir o seu sentido de voto em 289 Mesas de Assembleia de Votos, sendo 289 no pais e 37 no estrangeiro.

A líder Janira Hopffer Almada vai votar às 11 horas, na Mesa que funciona nas instalações da Escola Polivalente Cesaltina Ramos, em Achada de Santo António, na cidade da Praia.

Entretanto, o auto-proclamado movimento «Manifesto à Militância», que insurgiu-se contra a antecipação das Directas e do Congresso Extraordinário de Fevereiro e tem como principais mentores Júlio Correia e Felisberto Vieira, não participa na corrida à presidência do PAICV. Isto apesar das suas críticas de «falsas partidas» e de existir gentes do MpD nas bases de dados do PAICV.

Mas Janira Hopffer Almada refutou tais acusações e desafiou os críticos internos a serem coerentes, apresentado um candidatura à chefia do partido.

Porque existe uma única candidatura à liderança do PAICV, muitos são aqueles que estão preocupados com o fenómeno abstenção. Daí os apelos através de contactos directos e carros móveis para a participação dos militantes nas directas deste Domingo. «A CNJF apela às estruturas do PAICV para se empenharem na organização do processo e aos militantes para exercerem o seu poder de voto para o reforço do Partido», diz em nota aquele órgão central da oposição encarregue de dirigir todo o processo eleitoral.

Conforme a CNJF do partido tambarina, os resultados provisórios das eleições internas deste Domingo serão conhecidos durante a noite, devendo os definitivos serem apurados ao longo da semana.


Sem comentários:

Mais lidas da semana