quarta-feira, 12 de abril de 2017

UM MUNDO NOVO


Ana Alexandra Gonçalves*

Tempos houve em que a subserviência era característica maior dos representantes políticos, sobretudo no contexto europeu. Todos se recordam da postura do Governo português perante as instâncias europeias e perante o ministro das Finanças alemão. Tempos diferentes, dir-se-á. Não, políticos diferentes apenas isso. Exemplo: Portugal ainda não saiu do procedimento por défice excessivo, embora esteja quase lá. Ainda assim e perante as constantes ameaças, os actuais representantes políticos não se vergam, mostram personalidade e sobretudo mostram o que é representar os cidadãos portugueses.

É evidente que existe uma diferença entre Passos Coelho e o seu séquito e o actual Governo: Passos Coelho e seus acólitos perfilhavam na totalidade a ideia de que se deve matar um povo com doses cavalares de austeridade, apostando numa postura de total subserviência. Tantas vezes Gaspar, Coelho e Albuquerque se baixaram que se lhe viu o rabo. Visão que a todos nos embaraçou.

Façamos um exercício fácil de executar: imagine-se a postura de Passos Coelho - caso ainda fosse primeiro-ministro - perante o inefável Presidente do Eurogrupo. Deixo tudo à vossa imaginação.

Este é todo um mundo novo. Sem medo, sem graxa barata, com personalidade. Um mundo novo que finalmente não nos envergonha a todos.


FIM DE UM DIA NEGRO EM PORTUGAL


Dão-lhe o nome de Ao Fim do Dia e é uma newsletter do Jornal de Notícias, hoje quem assina é o José Manuel Gaspar, jornalista daquela casa. Pauta-se por um dia negro em Portugal, más notícias. Por fim lá vem algo de assim-assim, melhor e boas notícias. Vamos ver. (CT / PG)

O horror no nosso quotidiano

O resumo da atualidade parece uma citação do coronel Walter Kurtz: "o horror, o horror". Veja o apocalipse em três casos que estão a arrepiar o país.

Esta é uma história escabrosa e de valores humanos ignominiosos: na segunda-feira dia 10 de abril, em Santa Maria da Feira, uma mulher de 37 anos deu entrada no hospital com sinais de agressão, "já em coma e com lesões cerebrais muito graves", contou fonte da Polícia Judiciária, que está a investigar o caso.

O que lhe aconteceu? Isto: negou dar um cigarro a um vizinho e ele agrediu-a barbaramente, atirando-a por um declive. A mulher caiu desamparada e bateu com a cabeça numa pedra, chegando qo hospital em estado muito grave. Aguentou em coma três dias vivas mas esta quarta-feira, dia 12, não resistiu e morreu.

O agressor já foi identificado e vai agora a tribunal. A história está aqui.

Seguindo a máximo jornalística anglo-saxónica que diz "if it bleeds, it leads", outra notícia que está a liderar leituras no nosso site é o desenvolvimento de outra agressão, agora com tentativa de homicídio voluntário: o caso do homem que, na sexta-feira de 7 de abril, em Águeda, queria matar a mulher por afogamento - e foi descoberto e denunciado por alguém que viu tudo e filmou os atos. O agressor, conhecido como "Zé Mau", de 60 anos, foi detido e está já em prisão preventiva. Leia o caso aqui.

GOVERNO DO BRASIL FOI ENTREGUE POR TRIBUNAIS A SALAFRÁRIOS E INDICIADOS CRIMINOSOS




Já se sabia muito antes que uma súcia de vigaristas, ladrões, salafrários da pior estirpe estiveram em conluio para dar o golpe. Nisso houve juízes envolvidos. As novas vêm em catadupa dos lados do Brasil. A República do Brasil está a ser desgovernada por um enorme bando de criminosos, no dizer de imensos brasileiros. O saque é o objetivo, a mordomia e servilismo aos EUA, ao neoliberalismo é o que vai aguentando no poder a trupe que se diz governo e não são mais que um bando de golpistas aprumado no salafre que está destruindo um país e negando os direitos devidos ao seu povo. Para ler a seguir. (CT / PG)

Lista de Fachin estremece governo Temer

Nova onda de revelações da Lava Jato implica caciques políticos em esquema de corrupção e pode paralisar governo. Mas muitos dos investigados podem ser beneficiados por foro privilegiado e lentidão do STF.

Com popularidade baixíssima, Temer deve enfrentar ainda mais dificuldadesapós novas revelações.

O fim do sigilo das delações dos executivos da Odebrecht, nesta terça-feira (11/04), atingiu uma parte significativa dos caciques da política brasileira, apontando mais uma vez a existência de um esquema de corrupção multipartidário, que inclui governo e oposicionistas.

Na lista dos políticos alvos de investigaçõesautorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin constam cinco ex-presidentes da República, oito ministros do governo de Michel Temer, 24 senadores, 12 governadores e 39 deputados federais. Todos foram citados nos depoimentos de ex-diretores da Odebrecht.

Com a abertura das investigações, a lista que era do procurador-geral, Rodrigo Janot, se tornou a lista de Fachin. Os inquéritos finalmente tragaram de vez para a Lava Jato siglas como o PSDB e o DEM, que agora se juntam ao PMDB, PT e PP.

Moçambique. PRESIDENTE FILIPE NYUSI FOI O "CÉREBRO" DOS EMPRÉSTIMOS ILEGAIS


Filipe Nyusi não só sabia como foi um dos arquitectos dos empréstimos ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM

Há cerca de seis meses o @Verdade revelou que Filipe Jacinto Nyusi estava a par do processo de endividamento ilegal das empresas estatais Proindicus, EMATUM e MAM. Documentos oficiais tornados públicos anonimamente indicam que o então ministro da Defesa Nacional, no Governo de Armando Guebuza, foi um dos principais arquitectos dos empréstimos secretos que violaram a Constituição da República e as leis Orçamentais de 2013 e de 2014. Faz por isso sentido que o agora Presidente de Moçambique, em vez de repudiar ao pagamento dos mais de 2 biliões de dólares norte-americanos em dívidas ilegais, esteja a transforma-las em Dívida Pública, de todos os moçambicanos.

Criada em Dezembro de 2012, sob tutela do Ministério da Defesa Nacional dirigido por Filipe Nyusi(2008 - 2014), a Proindicus, S.A., é a “empresa-mãe” dos empréstimos ilegais. Tem como accionistas a Monte Binga, S.A., - outra empresa estatal sob tutela de Nyusi, criada em 2007 “no quadro da intervenção directa e activa do Sector da Defesa no desenvolvimento económico, social e humano” - e a GIPS (Gestão de Investimentos, Participações e Serviços, Limitada) - empresa participada pelos Serviços Sociais do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE).

OBIANG BOICOTADO. "PERSONA NON GRATA" NO PARLAMENTO MOÇAMBICANO


A notícia já tem uma semana mas é de realçar a ação que os partidos da oposição moçambicana puseram em prática durante a visita do ditador Obiang a Moçambique: boicotaram a ida de Teodore Obiang ao parlamento, por discordia com a pena de morte que ainda não foi abolida definitavente na Guiné Equatorial, perante a passividade da CPLP. 

Da nossa lavra (PG), quase fora do contexto, é de salientar a pérola que na comunicação social da lusofonia abunda sobre Teodore Obiang. Teodore (do francês) e não o recém aportuguesado Teodoro. Muda de nome por ter aderido à CPLP? Que camaleão consentido pelos média, por muitos média, demasiados.

Aqui tem a seguir, via Deutsche Welle, para que tome conhecimento. Apesar de conhecimento adquirido tardiamente, como nós, é sempre bom saber que a resistência ao ditador e assassino Obiang nos países da CPLP existe. Neste caso em Moçambique. Parece que o mesmo não acontece com Angola nem com outros países da CPLP. Antes pelo contrário, recebem o ditador com mordomias.

Continue a ler, para saber mais. (CT / PG)

BEM-VINDO À ESCOLA DO SÉCULO 19


O mundo precisa, cada vez mais, de gente criativa, crítica, colaboradora. Mas o sistema de ensino continua a estimular a repetição, a disputa, a hierarquia. Por que? Quais as saídas?

George Monbiot | Outras Palavras |  Tradução: Inês Castilho

No futuro, se você quiser um emprego deve diferenciar-se o mais possível de uma máquina: ser criativo, crítico e capaz de bons relacionamentos sociais. Por que razão, então, as crianças estão sendo ensinadas a comportar-se como máquinas?

As crianças aprendem melhor quando o ensino alinha-se à sua exuberância, energia e curiosidade naturais. Então, por que elas estão sendo alinhadas em filas e obrigadas a sentar-se quietas, enquanto são entupidas de fatos?

Durante a vida adulta, é a colaboração que nos possibilita ser bem sucedidos. Por que, então, considerar trapaça a colaboração em testes e exames?

Os melhores professores usam sua personalidade, criatividade e inspiração para atiçar o instinto infantil à aprendizagem. Por que razão, então, personalidade, criatividade e inspiração são anuladas por um regime asfixiante de microgerenciamento?

Como Graham Brown-Martin explica, em seu livro Learning {Re}imagined [Aprendizagem [Re]imaginada], há uma razão comum para essas perversidades. Nossas escolas foram desenhadas para produzir a força de trabalho requerida pelas fábricas do século 19. O produto desejado eram trabalhadores que ficassem sentados em seus lugares o dia inteiro em silêncio, comportando-se identicamente para produzir produtos idênticos, punindo-os se falhassem em assimilar os padrões exigidos. Colaboração e pensamento crítico eram exatamente o que os donos das fábricas desejavam desencorajar.

No que se refere a utilidade e relevância, podemos também treinar crianças a operar um tear mecânico. As escolas ensinam aptidões que são não só redundantes como contraprodutivas. As crianças sofrem com esse sistema desumanizador, que desafia a vida, para nada.

Quanto menos relevante o sistema se torna, mais duramente as regras precisam ser impostas, e maior o estresse causado. Um anúncio de emprego numa escola, publicado no Times Educational Supplement pergunta: “Você gosta de ordem e disciplina? Você acredita que as crianças devem ser sempre obedientes?… Se sim, o papel de diretor de detenção pode ser para você.” Sim, muitas escolas têm problemas de disciplina. Mas não é surpreendente que crianças, explodindo de energia e excitação, sejam confinadas num lugar como frangos numa granja?

Os professores estão agora deixando a profissão aos montes — seu treinamento desperdiçado e suas carreiras destruídas pelo excesso de trabalho, por um regime de padronização que tritura a alma, por testes e controle de cima para baixo. Quanto menos autonomia eles têm, mais são acusados pela falência do sistema. Uma grande crise de recrutamento está à vista, em especial em matérias cruciais. Isso é o que o Estado chama de eficiência.

ASSASSINARAM CRIANÇAS PARA VÍDEOS DO FALSO ATAQUE COM GÁS NA SÍRIA – médicos suecos



Associação Médica Sueca Diz que “White Helmets” Assassinaram Crianças para Vídeos do Falso Ataque com Gás - Trump Mandou Censurar



Conforme uma fonte do Congresso  …  Trump e McMaster deram ordens ao Comando Cibernético do Exército para “derrubar os servidores de VT” a fim de impedir que você lesse este artigo.

Comentário do tradutor: este artigo contém vídeos com cenas chocantes. Pessoas mais sensíveis devem assistir com cuidado.

Texto de Gordon Duff,  tradução de btpsilveira


O presidente Trump agora está ameaçando levar os Estados Unidos à guerra contra a Síria, Irã e mesmo a Rússia, uma guerra que ele justifica pelas “evidências” que alega ter recebido dos “White Helmets” sírios. Provaremos além de qualquer dúvida que esta organização está a serviço do Estado Profundo, uma fusão entre a CIA, a Al Qaeda e os serviços de inteligência da Inglaterra. Temos provas irrefutáveis de que Trump e sua mídia recheada de notícias falsas estão e sempre estiveram em sintonia, enganando a nós todos.

O ator George Clooney sabia que a organização Doutores Suecos pelos Direitos Humanos (SWEDHR) já havia mencionado que os “White Helmets” são assassinos de crianças quando produziu o vídeo de propaganda política que acabou ganhando o Oscar, o que pode muito bem ter possibilitado esta última rodada de assassinatos ultrajantes. A organização SWEDHR é real, seu trabalho é efetivo e suas acusações contra os “White Helmets” eram bem conhecidas por Clooney e pela NetFlix. Mesmo assim eles resolveram ir em frente com o documentário propagandístico. Por que?

Além disso, até o Google está envolvido, em guerra com este grupo e outros, eliminando-os de seus motores de busca. A informação que vocês terão será novidade para os (norte)americanos.

Perceba que em tempo algum a Casa Branca ou qualquer membro da imprensa ocidental reconheceu a controvérsia quanto aos “White Helmets”, que afirmamos fazer parte das operações de propaganda da Al Qaeda. Também nunca são mencionados as dezenas de ataques com gás comprovadamente feitos por FSA, Estado Islâmico e Al Nusra, os quais foram subitamente “esquecidos”, como por artes de magia.

ELEIÇÕES EM FRANÇA: UMA FOSSA ABISSAL. HEIL LE PEN, SCHAUBLE E ASSOCIADOS!




Que faltam 11 dias para as eleições em França, o coio de nazi-fascistas. Também é verdade que França elegeu antes um xuxalista cheio de não presta, Holland. Esse, atual PR, não se candidata. Ao menos isso. Olha-se ao espelho e sabe que para bisar trampa não vale o “sacrificio”. Para já porque decerto não seria reeleito, nem ele nem a sua mediocridade.

França está na fossa. A direita ressabiada e nazi-fascista duma filha de um grande outro que tal Zé da Viola, Le Pen, vai com intenções de voto de 20 por cento, mas há mais à direita, o que revela que mais de 30 por cento dos eleitores franceses ou são estúpidos ou realmente fascistas. Não lhes chegou o que Hitler fez de França, gato-sapato, agora são eles próprios que querem ver Paris a arder. Depois há um tal que se diz de esquerda e que, dizem, está a subir nas sondagens. Se assim acontecer torna claro a enorme divisão que vai naqueles país. Aliás, não é o único, na Europa. Os povos parece que gostam sempre de levar porrada e vai daí elegem os que não devem. E agora, se lessem isto, perguntariam: “E então em quem devemos votar?” Pois. Boa pergunta. Sabemos lá em quem devem votar! Sabemos, isso sim, que na maioria dos casos os candidatos são uns grandes mentirosos. Ah! E sabemos que não devem votar nesses radicais de direita, nesses mordomos do nazismo. Ou não vos bastou o tempo que a França esteve ocupada pelos estuporados ao serviço de Hitler? Então têm aí a tresloucada Marine Le Pen que é fascista, nazi, e só não o assume porque isso ainda não lhe convém. Só o fará, se fizer, depois de tomar o poder que, eventualmente, lhe ofereçam de bandeja. Adiante. Façam o que devem e como devem: preservem o mais possível as liberdades, a democracia – mesmo a atual, que é tão deficitária. Ainda mais por via da UE estar sob a ameaça igualmente nazi de marmanjos como Schauble e esse tal Dijsselbloem, seu lacaio. Adeuzinho, até ao meu regresso, disse Hitler. Aí estão eles, radicados naquela zona europeia que nunca mais aprende e tende sempre para dar abébias aos ditadores, aos fascistas, aos nazis. Heil, Schauble e seus seguidores. Até a Merkel é metida no saco por aquele poder rodosentado schaubliano. Ora porra, meus!

Seguindo para a praia. Hoje não há mais pão para malucos. Vão ao Expresso Curto tirado por Pedro Santos Guerreiro. Tem muita espuma e trato de muitos temas. Não percam. Bom dia, se conseguirem. (MM / PG)

Mais lidas da semana