terça-feira, 23 de janeiro de 2018

GUINEENSE | Embaló no Leipzig: A loucura dos milhões


Úmaro Embaló é o nome mais falado no mercado europeu de transferências de jovens jogadores. O jovem guineense de 16 anos está prestes a ser transferido do Benfica para o RB Leipzig, na Alemanha, por 20 milhões de euros.

Com apenas 16 anos, o futebolista guineense do Benfica pode protagonizar a mais cara operação financeira de sempre de um jovem de Portugal para o estrangeiro e subir a fasquia no que diz respeito à contratação de atletas de elevado potencial e margem de progressão, mas que ainda nem sequer terminaram o seu processo de formação como futebolistas.

O RB Leipzig estará preparado para desembolsar cerca de 20 milhões de euros pelo passe do jogador, a que acresce um valor variável, consoante os objetivos atingidos por Embaló ao serviço do clube alemão. A transferência foi negociada pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e pelo empresário Cátio Baldé, a semana passada, em Leipzig, mas ainda não foi concretizada.

Contrato de formação convertido em profissional

Embaló tinha com o Benfica um contrato de futebolista de formação, e os "encarnados" de Lisboa tinham já previsto a possibilidade de o transformarem num contrato de trabalho como profissional caso surgisse interesse de algum clube estrangeiro no seu concurso.

Só assim o Benfica poderá salvaguardar uma eventual cláusula que garanta o direito a uma percentagem numa transferência futura do jogador.

De acordo com os dados disponíveis, a administração da SAD benfiquista terá já aprovado a conversão do contrato, pelo que se aguarda para os próximos dias (quarta ou quinta-feira) a viagem de Embaló para a Alemanha, a fim de efetuar testes médicos e assinar contrato com o Leipzig, juntando-se assim a Bruma, elemento importante na estratégia da equipa germânica.

Bruma espera o compatriota

Embaló já disse estar ansioso pelo momento em que se encontrará com o seu compatriota Bruma, também ao serviço do RB Leipzig. De resto, o jovem da formação do Benfica confidenciou ao seu empresário que Bruma é uma das suas referências e que será muito proveitoso para a sua adaptação ao futebol alemão poder contar com este apoio.

Sete anos mais velho, Bruma tem, aos 23 anos de idade, um percurso de "globetrotter": formado no Sporting, cedo deixou Alvalade para jogar na Turquia pelo Galatasaray. Passou ainda pelos espanhóis da Real Sociedad, antes de ser contratado, esta temporada, por uma das equipas "sensação" do futebol alemão, o RB Leipzig.

Ao invés, Embaló não jogou um minuto sequer pela equipa principal do Benfica. Tem atuado pela equipa "B", que milita na segunda liga portuguesa, e pelos "sub 19", no âmbito da UEFA Youth League, a competição europeia para os escalões mais jovens.

Ronaldo, ainda o recordista

Até agora, pertence a Cristiano Ronaldo o recorde na transferência de jovens jogadores do futebol português. O avançado madeirense mudou-se do Sporting para o Manchester United, no verão de 2003, por 15 milhões de euros.

Mas foi o Real Madrid a superar todas as marcas, contratando o jovem brasileiro Vinícius Júnior aos brasileiros do Flamengo por 45 milhões de euros, em maio do ano passado.

Theo Walcott, “internacional” inglês ao serviço do Arsenal, viu o seu passe comprado por 10,5 de euros quando, há onze anos, trocou o Southampton pelo Arsenal.

Benfica no topo da formação de "pérolas"

Nos últimos anos, o Centro de Estágio do Benfica, no Seixal, tem produzido jogadores de qualidade e rapidamente se tornou numa importante fonte de receita para o clube da Luz, que assim de cota, a nível mundial, como um dos emblemas que melhor rentabiliza esta ferramenta de promoção e gestão de ativos.

Até agora, as transferências de jovens da “cantera” benfiquista rendeu cerca de 240 milhões de euros, com nomes como os de Rony Lopes (para o Manchester City), ou João Cancelo, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e André Gomes (para clubes espanhóis). Mais recentemente, Ederson, Renato Sanches, Lindelöf e Gonçalo Guedes são outros jovens que completaram os seus processos de formação na margem Sul do Tejo, tendo sido transferidos a peso de ouro para o estrangeiro.

Rui Almeida | Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana