domingo, 18 de fevereiro de 2018

PORTUGAL | Hoje é o primeiro dia


Afonso Camões* | Jornal de Notícias | opinião

Quando dentro de dias se sentarem um diante do outro, sabem Rui Rio e António Costa que a história é escrita pelos vencedores. Na política como na guerra, não há bons nem maus, mas vencedores e vencidos. Em democracia, a razão por que às vezes ganham os menos simpáticos é cristalina: é porque votamos neles. Ora, Rio chegou até aqui pela simples razão de que tem ganho as batalhas em que se tem metido. Hoje, porém, é outra história. O novo chefe da Oposição herda um PSD dividido e cansado, cego por um longo estado de negação, perante um país rendido a resultados concretos de quem está de turno no Governo: economia a crescer, desemprego a baixar, os melhores resultados em 20 anos.

Rio tem, pois, tudo para perder. E é também por isso que pode ganhar. A nossa marinhagem provou há séculos como ir à bolina, contra o vento. Não basta confiar na teoria da gravitação, tão antiga quanto as nossas caravelas, acreditando que a maçã do poder socialista vai cair devido ao seu próprio peso e que isso vai permitir ao PSD regressar a S. Bento, mesmo fazendo de morto. Dentro do partido, ele tem de saber sacudir a miríade de cortesãos habituados a viver à babugem do poder que se lhe atiçam à perna. E, virado para fora, menorizar os resultados do Governo PS e convencer os portugueses de que é possível e desejável fazer melhor.

A eleição direta e antecipada dos líderes retirou aos congressos partidários, como o que hoje termina, o picante imprevisível de outrora. À parte a habitual liturgia, o que dali se espera é que eles sejam de consagração ou de renovação. De consagração, se fosse para festejar, e não é o caso. De renovação, é o que estamos para ver, depois de a história recente ter demonstrado que uma democracia madura não tolera ressabiados, antes reclama uma Oposição forte, capaz de acenar com futuro, alternativas e esperança. Ora, se há um sinal que Rui Rio deixa muito claro no final deste congresso esse é a necessidade de o país avançar para reformas estruturais há muito tempo adiadas e a disponibilidade do seu PSD para acordos de regime, em nome do "interesse nacional".

Os anos de austeridade não deram margem para as reformas que Portugal precisa, as mais importantes das quais exigem consensos alargados e maiorias qualificadas. E tal só é possível com uma Oposição ao mesmo tempo firme e cooperante, que saiba, ao menos, ir à boleia do presidente da República. A cooperação é a arte de viver em desacordo. E não há democracia sem incerteza e sem conflito. Rio não tem muito tempo. Mas tem de rodear-se dos bons e chamar para si os melhores. A próxima campanha eleitoral já começou. Hoje é o primeiro dia.

*Diretor do JN

Foto: Rui Rio | de Paula Nunes em ECO

Sem comentários:

Mais lidas da semana