segunda-feira, 26 de março de 2018

Catalunha | RAJOY É A REVISITAÇÃO DE FRANCO NA MODERNIDADE, ALEMANHA AMIGA ALINHA


A Catalunha vai ficar a ferro e fogo? É muito provável. A polícia alemã deteve Puigdemont, cumprindo o mandato de detenção de Espanha. O que é curioso é que mais nenhum país da Europa, por onde ele andou, o deteve. Tanto quanto veio a público as polícias secretas estavam em sintonia quanto ao seu percurso e quando, sabiam que passaria pela Alemanha. Ai o "criminoso"! Aos olhos da revisitação do ditador Franco, que tem por nome Rajoy, Puigdemont é mesmo um criminoso, assim como aos olhos dos juízes estilo Rajoy. Pois. 

Não será exagero perspetivar que esta "crise" não vai ficar por aqui. Ontem na Catalunha houve manifestações contra a prisão de lider catalão. Polícia, repressão e feridos. Foi mais ou menos assim que a luta no País Basco se radicalizou. E na Catalunha? Veremos. É indubitável que a mentalidade ocupacionista e colonialista de Madrid prevalece e resiste aos séculos. Impressionante.

Para a UE vai sobrar o mesmo que para o governo franquista de Rajoy. O défice de democracia está provado, até nas leis, a liberdade dos cidadãos de decidirem o seu  presente e futuro não existe se tal não agradar à nomenclatura imposta a coberto de umas eleições deficitárias que depois dão azo a nomeações dos que nem foram eleitos para cargos decisórios da UE. Como se isso não baste, eis a repressão de Espanha, da Alemanha, da UE, só porque há povos que se querem libertar do jugo de ocupacionistas colonialistas. Vamos ver o que vai dar e até que ponto a UE e alguns dos seus países vão chafurdar na fossa que estão a gerar no caso da Catalunha. Quanto a Madrid e seu governo, esse já chafurda no chiqueiro da antidemocracia há muito tempo.

O Curto do Expresso vem a seguir. Bem tirado, com muita espuma... Bom dia, boa semana. (CT | PG)

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Puig-the-end

Helena Pereira | Expresso

Ao fim de 148 dias, o ex-presidente do Governo da Catalunha, Carles Puigdemont, foi detido. Avisada pelos serviços secretos espanhóis, a Alemanha fez literalmente uma espera ao catalão que regressava de carro a Bruxelas, depois de ter ido dar uma conferência a Helsínquia. Esta segunda-feira, vai ser presente ao juíz e ver desencadeado o processo (que pode ser demorado) para a sua extradição para Espanha. Nas ruas de Barcelona, milhares de pessoas manifestam-se contra a detenção de Puigdemont e, pelo menos, 59 pessoas ficaram feridas. O momento é de tensão. Clara Ponsati, a ex-conselheira do Governo Regional da Catalunha que está exilada na Escócia, diz-se pronta a entregar-se às autoridades. E, durante a noite, o presidente do Parlamento da Catalunha, Roger Torrent, fez uma declaração apelando à calma mas acusando o Estado de "perseguir o coração da democracia”. "Puig-the-end", lê-se num artigo de opinião do diário madrileno El País. Será?

OUTRAS NOTÍCIAS

Caso Montepio. A avaliação independente pedida pela Santa Casa ao banco Haitong ainda não foi tornada pública e Marques Mendes desafia os partidos a pedi-la.

Está instalada a guerra entre a Nos e a Altice. Tudo por causa da reposição das comunicações na zona centro do país, destruídas pelos incêndios florestais.

Fogos. Governo e Presidente fizeram este fim de semana uma campanha simbólica a apelar à limpeza da floresta, com dress codeapropriado. O PSD chamou-lhe marketing e quem lhe respondeu à letra foi o próprio Marcelo Rebelo de Sousa. Esta segunda-feira, Rui Rio visita pela primeira vez as zonas afetadas pelos fogos (escolheu Arganil). Alguém o está a ver a cortar ervas daninhas? Parece-me que não. Otimista, Marques Mendes, espera que "finalmente vá começar a fazer oposição".

Também esta segunda-feira, o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, apresentam publicamente a estrutura de missão para o controlo orçamental da Saúde, em Lisboa. É a derradeira tentativa de equilibrar as contas do setor e evitar multas de Bruxelas. Escolheram o bonito Teatro Thalia em Lisboa, como se fosse uma encenação. Vai ser interessante.

E os ministros podem explicar esta notícia: o Centro Hospitalar Universitário do Algarve chega a pagar 2400 euros por dois dias de trabalho ao fim de semana a médicos, noticia o JN.

Função Pública. O peso dos salários do Estado na economia estános mínimos dos últimos 29 anos.

Leis laborais. PCP estranha o entendimento entre Governo e BE sobre a nova taxa de rotatividade para contratos precários.

O Parlamento deverá criar um organismo que funcionará como uma espécie de polícia dos rendimentos e interesses dos políticos e detentores de altos cargos públicos, noticia o DN.

Ainda pelo DN, fica-se a saber que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) paga o hotel a motorista para levar durante a semana a diretora-adjunta a casa, em Coimbra.

Morreu Manuel Reis, o empresário que fundou Lux-Frágil e transformou a noite lisboeta.

O número de casos confirmados de sarampo em Portugal subiupara 70, o dobro do ano passado.

Multada por ter cancro. Isso mesmo. Parece mentira, mas não é. É assim e é um escândalo. Cristina Nogueira é advogada e administradora judicial. Por ser doente oncológica e sem direito a baixa médica, arrisca-se a ter de pagar coimas superiores a €100 mil por faltar ao trabalho. São mais de 20 processos de contraordenação num processo com contornos kafkianos.

Um incêndio num centro comercial na Sibéria fez 53 mortos. As portas de emergência não funcionaram.

Grécia. O ex-ministro das Finanças, Yannis Varoufakis, apresentaesta segunda-feira o seu novo partido político, numa altura em que a especulação sobre eleições antecipadas cresce em Atenas.

"Temos a responsabilidade de proteger a sua informação. Se não podemos fazê-lo, não a merecemos”. Depois de ter pedido desculpas no Facebook, agora o fundador da rede social volta a pedir perdão pelo uso indevido de dados de, pelo menos, 50 milhões de utilizadores pela consultora Cambridge Analytica. Se é um dos que não perdoa Mark Zuckerberg, veja aqui como cancelar a conta no Facebook. Segundo uma sondagem da Reuters/Ipsos, menos de metade dos norte-americanos acredita que o Facebook cumpre as regras de privacidade dos utilizadores.

Fórmula 1. O piloto alemão Sebastian Vettel venceu o Grande Prémio da Austrália.

Ténis. João Sousa passou aos oitavos-de-final do Masters 1000 de Miami pela primeira vez na sua carreira. "Começou por ser o velho João Sousa: refilão, volátil, desconcentrado e a berrar para o ar. Foi atropelado no primeiro set, mas a cabeça tem destas coisas e a do tenista português assentou para ganhar a Jared Donaldson", descreve o Diogo Pombo na Tribuna.

MANCHETES DO DIA

"Despesa do Estado com pessoal está em mínimos de 29 anos", no Público
"Parlamento cria polícia dos rendimentos dos políticos", no DN
"Aeroporto de Lisboa passou todas as metas e força Montijo", no Jornal de Negócios
"O meu filho tem força para viver", no Correio da Manhã
"Motards. Polícias preocupados com a guerra aberta entre gangues", no jornal i
"Algarve paga a médicos 2400 euros por dois dias de trabalho", no Jornal de Notícias

FRASES

“As fragilidades daquela equipa [da Proteção Civil] têm de ser apoiadas para que sejam menos frágeis”
Tiago Oliveira, chefe da Estrutura de Missão para a Gestão Integrada de Fogos Rurais

"Queridos jovens, vocês têm o que é preciso para gritar”
Papa Francisco

“Ele podia ser tão inspirador quanto esmagador”
Paulo Moniz, vice-reitor da Universidade da Beira Interior, que trabalhou com Stephen Hawking em Cambridge

O QUE ANDO A LER E A VER

Comecei a ler o último livro de João Tordo "Ensina-me a voar sobre os telhados". Comprei-o há dois dias, confesso que ainda tenho saudades do universo que o escritor criou com a sua trilogia dos lugares sem nomes e, por isso, ainda procuro personagens que sei que não vou encontrar. Vou ainda no início mas desejosa de saltar do Liceu Camões para o Japão. No fim de semana, vi um filme magnífico e perturbador, Aniquilação, com Natalie Portman. O estúdio, a Paramount, não o estreou no circuito comercial tal eram as dúvidas. Infundadas. Podemos vê-lo apenas na Netflix e é uma história impressionante de perda, sacrifício e ficção científica. "Demasiado complicado", disse a Paramount ao realizador Alex Garland, que se recusou a torná-lo mais comercial.

Um instante ainda para As horas de Agustina, no Expresso, uma rara visita à intimidade de uma das maiores escritoras portuguesas, guiada pela filha e a neta. Agustina Bessa Luís, que teve um AVC há 11 anos e nunca mais escreveu. Há dois meses morreu o marido, Alberto Luís, o seu grande apoio que revia os textos e ajudou a editar toda a sua obra - tinha mudado recentemente de editora pondo fim a uma relação de décadas. As obras completas de Agustina estão agora a ser publicadas pela Relógio d' Água.

Hoje fico por aqui. Tenha uma boa segunda-feira e uma ótima semana (mais curtinha que vem aí fim de semana prolongado da Páscoa)! Continue connosco com o Expressoonline, o Expresso Diário às 18h ou a Tribuna, o site dedicado ao desporto. Até já!

Sem comentários:

Mais lidas da semana