quinta-feira, 1 de março de 2018

Portugal | CORONEL VARELA GOMES: O ÚLTIMO ADEUS

Realizou-se hoje o funeral do Coronel Varela Gomes, um militar de Abril que participou activamente na luta pela liberdade e pela democracia, antes e depois do 25 de Abril.

O funeral saiu ao fim da manhã desta quinta-feira da Basílica da Estrela, onde esteve em câmara ardente, para o crematório do Alto de S. João.

Pela Basílica, para além de familiares e amigos, passaram diversas personalidades civis e militares, nomeadamente os ex-conselheiros da revolução Martins Guerreiro e Pezarat Correia, e o deputado António Filipe.

O Coronel João Varela Gomes participou activamente na luta antifascista, o que lhe valeu a passagem pelas prisões da PIDE (a polícia política do regime fascista) e a expulsão do Exército.

Após o 25 de Abril, foi reintegrado no posto de Coronel e desempenhou diversas funções, envolvendo-se de forma determinada no processo revolucionário e nas estruturas do Movimento das Forças Armadas.

AbrilAbril, com atualização de PG

À MARGEM

Cinquentenário da Revolta de Beja

Ana Goulart | Seara Nova (2012)

Na madrugada do dia 1 de Janeiro de 1962, um grupo de miltares e civis ousou enfrentar o regime fascista de Salazar promovendo uma revolta armada que tinha como objectivo inicial tomar o quartel de Infantaria 3 de Beja e, por esse motivo, acabou por ficar para a História como "assalto ao quartel de Beja". Ação gizada pelo general Humberto Delgado, a tentativa de golpe falhou, mas, não só fez estremecer o regime ditatorial, como serviu de rastilho para outras acções que lhe sucederam.

A ideia de uma sublevação geral do País a partir de Beja radicou na forte adesão do povo português em torno da candidatura de Humberto Delgado nas eleições presidenciais de 1958. "Romanticamente", como adjectiva João Varela Gomes, hoje coronel reformado, na altura capitão do Exército e comandante militar da revolta armada de Beja, o "general sem medo" acreditava que, ganhando primeiro a adesão das populações do Alentejo, conseguiria que todo o País se revoltasse contra o regime fascista.

Sem comentários:

Mais lidas da semana