quarta-feira, 11 de abril de 2018

PORTUGAL - ONCOLOGIA | "Problema no S. João tem décadas" e vai ser resolvido em projeto maior


Ministro das Finanças garante que obra vai avançar e acusa Governo anterior de ter anunciado renovação "sem projeto nem dinheiro". Está em causa o serviço de oncologia pediátrica.

Mário Centeno não avança uma data, mas garante que o problema da ala pediátrica do Hospital de S. João, no Porto, que tem dado polémica nos últimos dias, vai ser resolvido.

Escutado no parlamento, esta quarta-feira, o ministro das Finanças afirmou que a obra está englobada num "conjunto de projetos cuja aprovação foi feita, está em processo pelo Governo e vai avançar".

E isso vai acontecer "de forma concreta, não com fotografias de primeiras pedras", ironizou, acusando o Governo anterior de ter feito anúncios mediáticos sobre o tema, que não tinham sustento financeiro.

"Em março de 2015, o então primeiro-ministro foi ao S. João lançar a primeira pedra do investimento que hoje falta. Mas aquela pedra não tinha por trás um financiamento. O mesmo primeiro-ministro foi outra vez e voltou sem dinheiro. No final de 2015, depois de dois lançamentos falhados, a obra não podia ser feita e o problema da ala pediátrica mantinha-se", acusou.

Centeno recordou que o problema na ala pediátrica daquela unidade não é de agora. "Está identificado há quase uma década", assegurou, tendo passado "por muitos governos, muitos ministros da Saúde e das Finanças, e a verdade é que nada foi feito", lamentou.

Hugo Neutel | TSF | Foto: Manuel de Almeida/Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana