sábado, 25 de agosto de 2018

Hoje às 19:00 horas: Benfica X Sporting defrontam-se no Inferno da Luz


Mesmo sem dois 'predadores', o dérbi continua eterno à Luz de um país

Benfica e Sporting medem forças pelas 19 horas, num duelo relativo à 3.ª jornada da Liga portuguesa.

Sem Jonas e sem Bas Dost. O dérbi da Lisboa, menina e moça não vai contar com os dois maiores goleadores da temporada anterior. Se a ausência do avançado brasileiro já não consta uma novidade no boletim clínico das águias, visto que o artilheiro da Luz ainda não foi hipótese para Rui Vitória, o afastamento do ponta-de-lança holandês foi uma incógnita até esta sexta-feira, dia em que o treinador dos leões confessou em conferência de imprensa que o gigante de 1,96m não ia fazer parte do leque de trunfos da armada leonina.

Os dois emblemas da Segunda Circular chegam à terceira jornada do campeonato, após duas vitórias alcançadas nas rondas inaugurais. O Benfica derrubou o Vitória SC (3-2) e o Boavista, no Bessa (2-0), já o Sporting ultrapassou o Moreirense (3-1), fora, e o Vitória FC, no seu reduto (2-1).

Se o leão chega ao dérbi eterno apenas com o 'balanço' do campeonato, já as águias vêm de um 'voo' internacional, diante do PAOK, sabendo que a seguir a este quente duelo nacional há deslocação 'milionária' até Salónica. E se um dérbi nem a 'feijões' se perde, na próxima terça-feira, o Benfica joga grande parte da época no possível acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

O dérbi eterno deste sábado joga-se pela 303.ª vez, sendo que os encarnados contabilizam 130 vitórias, os verdes e brancos registam 108 triunfos e a igualdade estabeleceu-se em 64 ocasiões.

Rui Vitória

Impacto de um dérbi à 3.ª jornada: Um dérbi à 3.ª jornada é como se fosse noutra jornada qualquer. Olhamos para este jogo de uma forma natural. Se me perguntarem se seria o mais aconselhável? Se calhar não seria. Mas o sorteio assim o ditou e estamos prontos para o jogo. É fundamental que se arranjem as melhores condições para representarmos o futebol português internacionalmente nas melhores condições. E isto não tem a ver com o dérbi. Falo de nós, falo do Braga que fez um jogo numa quinta-feira e viajou para os Açores no dia seguinte. Acho que devemos pensar de forma superior. Se calhar, deveria ser o futebol português a dizer que não deveríamos jogar certos jogos em determinadas alturas para estarmos preparados para representar o nosso país. 

Primeiro dérbi sem Jorge Jesus: Eu olho para as equipas e vejo o que elas têm de valor. O Sporting tem um belíssimo treinador, de quem sou amigo, com quem me dou bem. Tem uma equipa boa, é um clube de enorme expressão. Preocupe-me com isso e com os meus jogadores e equipa. 

Jonas: O Jonas não está disponível amanhã para o jogo. Sobre se o Benfica depende ou não do Jonas... As grandes equipas têm sempre associadas grandes jogadores e grandes goleadores. Basta olharmos, por exemplo, para o Real Madrid. A minha equipa tem trabalhado bem e tem tido dinâmicas boas, mesmo sem o Jonas. Não podemos negar a importância do jogador, mas não podemos estar a falar de um jogador que não está. Vejo isto no sentido coletivo. 

José Peseiro

Jogo: Para quem é jogador de futebol é sempre um responsabilidade jogar um dérbi desta dimensão. Uma vitória num jogo destes vale mais do que três pontos, sabemos que o nível deste jogo é muito alto. Sabemos o quanto é difícil ganhar na Luz, ou ganhar o Benfica. Nos últimos cinco jogos com o Benfica empatou três e perdeu dois. Por isso mesmo, sabemos a nossa responsabilidade. Temos ambição e com muita vontade de vencer na Luz. 

Preparação: Temos de estar preparados e estamos. Temos de estar focados e estamos. Temos de fazer um bom jogo para vencer uma equipa que é forte, num estádio que é difícil.

Ausência de Bas Dost e possível ausência de Jonas: Desde terça-feira que sabíamos que o Bas Dost não deveria jogar. A partir daí, tivemos de preparar a equipa sem ele. Temos uma equipa, temos um plantel em quem eu acredito totalmente. Jonas? Isso não é do Sporting é do Benfica. 

Estratégia para anular Pizzi? É evidente que temos uma estratégia para o jogo, tal com o Benfica também terá. Não vou falar sobre isso. Quer o Sporting, quer o Benfica têm grandes jogadores. Não se resume a individualidades. 

Último onze Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Gedson, Fejsa e Pizzi; Zivkovic, Cervi e Facundo Ferreyra.

Último onze do Sporting: Salin; Ristovski, Coates, Mathieu, Jefferson; Misic, Battaglia e Bruno Fernandes; Acuña, Nani e Bas Dost.

Maior vitória (Liga)

Benfica: Boavista (2-0)
Sporting: Moreirense (1-3)

Derrota mais pesada (Liga)

Benfica: Sem derrotas.
Sporting: Sem derrotas.

Forma nos últimos jogos

Benfica: V-V
Sporting: V-V

Lesionados

Benfica: Jonas, Krovinovic, Ebuehi, Castillo e Corchia
Sporting: Bas Dost

Castigados

Nada a assinalar para ambas as equipas. 

Ricardo Santos Fernandes | Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana