quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Maldição holandesa obriga o Benfica a esperar por um milagre


Águias empatam (1-1) com o Ajax e ficam com a vida muito complicada na luta pelo apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Mantém-se a maldição do Benfica com o Ajax! Os encarnados voltaram a 'escorregar' com o conjunto de Amesterdão, empataram a um golo, na Luz, e comprometeram seriamente o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Com Pizzi Gabriel no lugar de Pizzi e Cervi no de Rafa, o Benfica entrou determinado e com vontade de chegar ao golo. Grimaldo, logo no primeiro minuto, de meia distância testou a atenção de Onana e Cervi, aos 6', após uma boa combinação com Salvio, obrigou o guarda-redes do Ajax a aplicar-se pela primeira vez no jogo.

Depois destes dois momentos, o encontro entrou numa toada equilibrada, com as duas equipas encaixadas uma na outra e a bola longe das balizas. Com intensidade, inúmeros duelos individuais, muitas perdas de bola e passes falhados, encarnados e holandeses pareciam demonstrar alguma ansiedade na definição dos lances.

Perante tal cenário, o golo só poderia mesmo surgir numa desatenção ou num erro contrário. Foi isso que aconteceu... Primeiro, Jonas pressionou Onana ao ponto do guardião ter de colocar a bola fora e, depois, na sequência do lançamento longo de Salvio, o brasileiro aproveitou uma saída 'aos papéis' do dono da baliza do conjunto de Amesterdão para inaugurar o marcador. O estádio da Luz 'explodiu' de alegria graças ao primeiro 'tiro' do Pistolas nesta edição da Champions.

Em desvantagem, o Ajax tentou correr atrás do prejuízo, mas só conseguiu criar perigo de bola parada. Em dois livres diretos, praticamente tirados a papel químico, Vlachodimos, com duas grandes intervenções, negou o empate a Ziyech (38') e a Schöne (45+3').

A segunda parte começou com duas contrariedades para Rui Vitória. Salvio e Jonas lesionaram-se e deram os lugares a Rafa e Seferovic, respetivamente. Coincidência ou não, a verdade é que as águias caíram de rendimento e o Ajax conseguiu mesmo chegar à igualdade, à passagem dos 61' minutos, através de Tadic. Após um grande passe de Ziyech nas costas de Rúben Dias, o avançado sérvio fugiu a Vlachodimos e restabeleceu o empate, 'gelando' a Luz.

Até ao final, apenas Seferovic incomodou Onana, mas o resultado não se alterou. O Benfica continua no terceiro lugar do grupo, com quatro pontos, e vê o Ajax (8) e o Bayern Munique (10) cada vez mais longe. Depois da vitória no primeiro embate da história entre as duas equipas, os encarnados somam agora seis jogos seguidos sem ganhar ao Ajax. A faltarem dois jogos na fase de grupos, espera-se um milagre na Luz...

Notícias ao Minuto | Foto Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana