sábado, 16 de fevereiro de 2019

Timor-Leste | Incidente com crocodilo causa engarrafamento em Díli


Díli, 15 fev (Lusa) --Um pequeno crocodilo de cerca de um metro e meio, que entrou numa das ribeiras que atravessa a Avenida de Portugal, em Díli, causou hoje, pelo segundo dia consecutivo vários engarrafamentos, com curiosos a juntarem-se para ver o animal.

Durante grande parte do dia, o trânsito esteve mais lento do que o normal, na zona da pequena ribeira que corre entre o bairro do farol, de um lado, e o restaurante Spongebob, do outro.

Muitos juntaram-se ao lado da ribeira e outros, mais afoitos, chegaram mesmo a entrar no leito.

Apesar de não haver dados oficiais precisos, pontualmente surgem informações que dão conta de incidentes envolvendo crocodilos, com pelo menos seis vítimas mortais desde 2016.

O portal Crocodile Attack, que regista casos de ataques de crocodilos em todo o mundo, tem registado em Timor-Leste cinco mortes em 2018 e e duas já este ano, com quatro outros incidentes em que não houve vítimas mortais.

Os dois casos mais recentes registados aconteceram ambos no dia 01 de janeiro na zona de Suai, na costa sul, tendo as vítimas sido um rapaz, de idade não identificada, e uma rapariga de 15 anos.

Em 2016 um projeto de monitorização de crocodilos em Timor-Leste apontava 15 incidentes que causaram três vítimas mortais.

O projeto foi desenvolvido pela Direção de Biodiversidade do Ministério de Comércio, Indústria e Ambiente (MCIE), pelo Departamento de Agronomia da Faculdade de Agricultura da Universidade Nacional de Timor-Leste e pela direção de Remote Sensing and Landscape Information Systems, da Universidade de Freiburg.

Só entre 2007 e 2014 houve pelo menos 123 vítimas de ataques de crocodilos no país, 59 das quais mortais.

ASP // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana