terça-feira, 12 de março de 2019

Xanana Gusmão e Lu-Olo são os líderes timorenses mais bem avaliados - sondagem


Díli, 11 mar (Lusa) - Xanana Gusmão, presidente do CNRT, maior partido da coligação do Governo timorense, e Francisco Guterres Lu-Olo, Presidente da República, são os dois líderes de Timor-Leste mais bem avaliados, segundo uma sondagem divulgada hoje.

O estudo, realizado pelo International Republican Institute (IRI) e a que a Lusa teve acesso, mostra que o líder histórico Xanana Gusmão é o que merece a melhor avaliação, sendo considerado o principal dirigente nacional por 66% dos sondados.

Os sondados foram instados -- sem qualquer sugestão de nomes - a listar os dois principais líderes do país, tendo 66% escolhido Xanana Gusmão como primeiro, 10% escolhido Lu-Olo, 5% escolhido Mari Alkatiri (líder da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente [Fretilin]) e 4% escolhido o atual primeiro-ministro, Taur Matan Ruak.


Ruak, líder do Partido Libertação Popular (PLP), é no entanto o mais indicado em segundo lugar -- por 29% dos sondados -- à frente de Lu-Olo e do Prémio Nobel José Ramos-Horta, de Mari Alkatiri (12%) e de Xanana (7%).

A lista só inclui, além destas figuras históricas, os nomes de António da Conceição, atual deputado do Partido Democrático e ex-ministro da Educação, e Rui Maria de Araújo, da Fretilin, que foi primeiro-ministro do VI Governo.

O mesmo estudo mostra, porém, que praticamente todos os líderes principais do país têm nota positiva, com Xanana Gusmão a ser o mais bem posicionado (por 96% dos sondados), à frente de Ramos-Horta (95%) e do comandante das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), Lere Anan Timur (94%).

Seguem-se o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, e o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak (ambos com 93%), Rui Araújo (90%), Mari Alkatiri (88%), Mariano Sabino (líder do PD, com 86%) e Isabel Ferreira, mulher de Taur Matan Ruak (82%).

Apesar dos esforços de promoção de igualdade de género, especialmente na vida política, o estudo mostra que apesar de verem favoravelmente mulheres na política, 81% dos cidadãos não conseguiram identificar uma mulher líder política.

Igualmente, apesar de 79% dos sondados apoiarem a transição para uma nova geração de líderes políticos, cerca de 69% dos sondados não consegue identificar um jovem líder político.

A sondagem foi realizada por equipas da Insight para o International Republican Institute (IRI) entre 23 e 30 de outubro e entre 5 e 12 de novembro, com questionários colocados a 1.500 timorenses com mais de 17 anos, nos 13 municípios do país.

A margem de erro é de aproxidamente 2,53% e o grau de confiança de 95%.

ASP // JH

Sem comentários:

Mais lidas da semana