domingo, 7 de abril de 2019

Angola | Uma conquista de todos os dias


Jornal de Angola | editorial

Abril entrou, definitivamente, para a História recente de Angola como o "mês da paz", da reconciliação e da tolerância, sendo importante a promoção permanente deste aprendizado por várias razões. Por todas as razões devemos preservar a paz. Embora o período de paz seja definido por vários círculos de inúmeras formas, havendo mesmo quem defenda que a tranquilidade e o sossego vão além do mero calar das armas, a efectivação deste último é um pressuposto importante.

A paz social, que muitos gostariam de ver efectivada como verdadeira antípoda da paz traduzida pelo calar das armas, é um processo contínuo, de todos os dias em qualquer sociedade. Obviamente que dificilmente se espera pelo seu alcance a 100 por cento atendendo à natureza falível do ser humano, mas estaremos perto se formos capazes de materializar grande parte daquilo que é a agenda para o bem-estar. Não se trata de um desiderato completamente fora do nosso alcance numa altura em que importa agora a cultura de valores e procedimentos que viabilizem uma sã convivência entre todos angolanos, independentemente das suas crenças, convicções políticas, filosóficas e outras. 


Independentemente dos desafios que ainda não se vislumbram para que Angola se transforme num verdadeiro oásis de paz, estabilidade, que permitam trabalhar para a paz social e económica, passo a passo podemos lá chegar. É preciso que, ao nível da família, comunidade e instituições, públicas e privadas, haja o compromisso do bem fazer enquanto via através do qual podemos esperar retornos que engrandeçam a sociedade. Para isso, é importante que concorram muitos factores, a começar pela educação familiar, instrução escolar, que podem, por sua vez, ser complementadas com a cultura da legalidade, boa governação, transparência, respeito pelos bens públicos e privados. Se formos capazes de proteger o património público estaremos, em certa medida, a ajudar o Estado a poupar milhões que gasta com a recuperação ou reposição dos bens destruídos pelos principais destinatários. A cultura da paz implica estar bem com o próprio, realidade que deve ser cultivada e implementada no dia-a-dia de cada um porque apenas se poderá promover outros valores como a tolerância, o respeito e até as boas maneiras. 


Neste mês de Abril, como de resto em todo o ano que corre e nos que se seguem, é preciso que os angolanos solidifiquem a paz e estabilidade que vivemos para que "o calar das armas", de há dezassete anos, dê lugar à paz social. Esta depende do que fazemos agora a todos os níveis, porque, ao contrário do que muitas vezes se pensa, a paz é uma conquista de todos os dias e de cada angolano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana