terça-feira, 23 de abril de 2019

Portugal | "Eles caíram de páraquedas por causa dos aviões no aeroporto do Montijo"


Há gente capaz de tudo para ganhar uns efémeros momentos de fazerem notar a sua contestação após a escolha do que consta no menú das contestações. Há 50 anos atrás também um jovem em Coimbra desnudava o traseiro e oferecia à vista do elenco salazarista que pomposamente se deslocara à Universidade de Coimbra sem dar importância à crise académica estava em ebulição. Era a contestação profunda ao regime fascista e salazarista que oprimia os portugueses.

Alberto Martins, o jovem que na Universidade de Coimbra desnudou o traseiro, interrompendo o então PR Américo Thomaz, é agora um ilustre socialista, ontem homenageado na "festa" das comemorações dos 46 anos do Partido Socialista. Ontem a contestação, em plena "festa" de aniversário também teve o seu momento de contestação, por jovens. Eram quatro, noticiam, e manifestaram-se contra o aeroporto no Montijo. Ficou vídeo e ficaram fotografia - para testemunharem o momento. Não incluiu traseiros mas somente um breve sururu. Foi caricato.

Trazemos aqui, desses momentos, texto da Lusa, na TSF, acompanhado de imagens de Mário Cruz, também da Lusa.



É sabido que há quem seja contra o novo aeroporto a construir no Montijo. Isso é transparente. Já não é assim tão transparente porquê no Montijo e que inconvenientes de facto existem a nível dos efeitos perniciosos a vários níveis e principalmente quanto ao ecosistema... Por isso a ação dos jovens contestatários que interromperam por segundos António Costa.

Contactado um socialista presente naquela "festa" comemorativa, sobre o que aconteceu para além do visto e conhecido, ele não foi lerdo em esclarecer que "foi coisa sem importância, mais pareceu uma brincadeira de jovens," adiantando que surgiram ali com cartaz e um deles interrompeu ligeiramente o orador (António Costa) por breves segundos". Quais as consequências para os intrusos? "Nada. Foram convidados a abandonar as instalações. O que fizeram  ordeira e pacificamente". Numa tirada final o militante presente acrescentou: ""Eles caíram de páraquedas por causa dos aviões no aeroporto do Montijo", concluiu.

Sobre o caricato acontecimento reproduzimos o citado acima, em trabalho da Lusa, retirado da TSF. Afinal aconteceu só aquilo. Nada mais. Sem traseiro a "chocar" os salazar-fascistas de há 50 anos atrás.

Fica uma pergunta que muitos julgam pertinente: E então onde está a tão apregoada transparência? - neste caso sobre o estudo de impacto ambiental. Há dúvidas? Muitas, para muitos, pois há.

Redação PG


Quatro jovens contra aeroporto do Montijo interrompem discurso de Costa. Veja o momento

"O rio Tejo, a nossa cidade e as futuras gerações nada têm para celebrar", escreveu o grupo que interrompeu o primeiro-ministro.

O discurso do secretário-geral do PS, António Costa, no 46.º aniversário do seu partido, foi esta segunda-feira interrompido pela inesperada intervenção de um grupo de jovens que protesta contra o novo aeroporto no Montijo.

De forma inesperada, quatro jovens aproximaram-se do palco dos oradores, na antiga Feira Internacional de Lisboa (FIL), e lançaram aviões de papel, mostrando também um cartaz onde se podia ler "Mais aviões só a brincar".

"Lamentamos estragar a vossa festa, mas o rio Tejo, aqui ao lado, a nossa cidade e as futuras gerações nada têm para celebrar", escreveram num comunicado os mesmos membros do grupo de jovens, que não se identificou.

Em menos de meio minuto, os jovens foram retirados do palco e António Costa prosseguiu o seu discurso.

Neste jantar do 46.º aniversário do PS, foi homenageado o antigo líder parlamentar socialista Alberto Martins pelos 50 anos da Crise Académica de 1969, contestação estudantil ao regime do Estado Novo que este ministro dos governos de António Guterres e José Sócrates chefiou enquanto presidente da Associação Académica de Coimbra.

Lusa | em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana