sexta-feira, 31 de maio de 2019

Governo timorense promete apoio a comerciantes vítimas de incêndio em mercado


Díli, 30 mai (Lusa) -- O Governo timorense garantiu hoje que vai apoiar os comerciantes do mercado da vila de Manatuto, destruído na segunda-feira num incêndio, explicando que estão já em curso operações de limpeza e avaliação das danos.

"O Governo, através da Secretaria de Estado da Proteção Civil e do Serviço Municipal de Ação Social e Gestão de Desastres Naturais do Ministério da Solidariedade Social do Município de Manatuto, já está a trabalhar no terreno a recolher dados para assegurar o apoio à população afetada e garantir que as pessoas possam rapidamente continuar com a sua atividade comercial", refere o Governo em comunicado.

Um incêndio, possivelmente causado por um problema elétrico, destruiu o mercado da vila timorense de Manatuto, a cerca de 68 quilómetros a leste da capital, Díli.

"Felizmente não houve vítimas a registar", disse à Lusa o comandante dos bombeiros timorenses, Cláudio Silva. "Ficou totalmente queimado. As pessoas perderam muita coisa. Só houve destruição de propriedade", referiu.



Expressando solidariedade com a população afetada, o Governo explica que "as dificuldades de acesso ao local e a água, aliadas ao facto dos produtos e materiais serem altamente inflamáveis, dificultou a ação dos Bombeiros e fez com que o fogo alastrasse rapidamente".

"A PNTL e os Bombeiros estão a realizar investigação no local para descobrir as causas deste incêndio e já estão em curso operações de limpeza da área afetada pelo fogo", precisou o executivo.

Cláudio Silva acrescentou que as primeiras informações apontam para que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuito elétrico.

O incêndio começou cerca das 20:00 de terça-feira (12:00 de terça-feira em Lisboa), e alastrou rapidamente a quase todas as estruturas do mercado, construído em madeira e zinco, não havendo na zona meios adequados para o combate.

ASP // SB

Sem comentários:

Mais lidas da semana