quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Governo de Hong Kong estreia diálogo comunitário sob fortes medidas de segurança


Hong Kong, China, 26 set 2019 (Lusa) -- A chefe do Governo de Hong Kong realiza hoje a primeira ação da anunciada plataforma de diálogo, numa resposta à crise política e social, com a polícia antimotim a posicionar-se no local horas antes do evento.

A sessão foi batizada de "Diálogo Comunitário" e vai juntar 150 pessoas numa sessão de duas horas, com início agendado para as 19:00 (12:00 em Lisboa), com Carrie Lam a escrever hoje na rede social Twitter que está "ansiosa" pelo evento, prometendo que o debate "vai continuar no futuro".

A governante sublinhou que aqueles que não puderam participar na sessão marcada para o Estádio Rainha Isabel podem acompanhar a transmissão 'online' assegurada pelo Governo.

Os jornais locais dão conta de que ao início da tarde em Hong Kong a polícia antimotim posicionou-se no local que vai acolher o evento, munida de gás pimenta e garrafas de gás lacrimogéneo, registando-se a retirada de veículos dos parques de estacionamento próximos e com as escolas na vizinhança a encerrarem as atividades mais cedo.

Hong Kong enfrenta, há mais de três meses, a mais grave crise política desde que a administração do ex-território britânico passou para a China, em 1997, com ações e manifestações quase diárias, exigindo reformas democráticas, como eleições livres e um inquérito independente à alegada violência policial.

JMC // FPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana