sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Angola | Vários diplomatas respondem na Procuradoria


Ao todo, 12 processos-crime contra diplomatas, entre os quais chefes de missões, deram entrada, nos últimos dois anos, na Procuradoria-Geral da República (PGR), informou, na terça-feira, o ministro das Relações Exteriores.

Segundo Manuel Augusto, que falava aos deputados da 3ª Comissão da Assembleia Nacional, no âmbito da apreciação, na especialidade, da Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020, os mesmos respondem, entre outras práticas, por subtracção de valores. Sem especificar nomes, Manuel Augusto adiantou que, desse leque, um diplomata já acabou preso e dois outros devolveram ao Estado os valores subtraídos.

O ministro referiu que, no quadro das investigações, detectou-se que algumas práticas foram cometidas por gestão “menos cuidada” e outras por “gestão criminosa”. “Temos sempre dado a possibilidade dos embaixadores, cônsules (…) apresentarem as suas versões, antes dos processos pararem nos órgãos competentes”, esclareceu Manuel Augusto, quando respondia às questões colocadas por alguns deputados.

Segundo a Angop, o ministro citou como exemplo o caso de um embaixador de Angola no Quénia, acusado de má gestão, e outra situação registada no consulado de Angola no Congo Brazzaville, onde terá sido simulado um roubo de 300 a 400 mil dólares. Fez também menção ao caso do ex-embaixador de Angola na Etiópia e junto da União Africana, Arcanjo Maria do Nascimento, a quem foi aplicada, em Maio último, a medida de coação pessoal de prisão preventiva, pela PGR.

Manuel Augusto informou, ainda, que Angola gasta perto de 88 milhões de dólares por ano para manter funcionais sectores alheios àquele departamento ministerial. O chefe da diplomacia explicou que esses valores são gastos nas despesas com os adidos militar, cultural, de imprensa, educação e de outros sectores.

Jornal de Angola | Imagem:  Manuel Augusto respondeu às perguntas dos deputados

Sem comentários:

Mais lidas da semana