terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Consumar o Brexit!


Michael Roberts [*]

Get Brexit done! foi o slogan da campanha do actual governo conservador sob o comando do primeiro-ministro Boris Johnson. E foi a mensagem que conquistou um número suficiente dos eleitores trabalhistas que votaram pelo abandono da em 2016 para apoiar os conservadores. Um terço dos eleitores trabalhistas nas eleições de 2017 queriam deixar a UE, principalmente nas regiões centrais e norte da Inglaterra e nas pequenas cidades e comunidades que têm poucos imigrantes. Eles aceitaram a tese de que as suas piores condições de vida e serviços públicos se deviam à UE, à imigração e à "elite" de Londres e do sul.

A Grã-Bretanha é o país mais dividido geograficamente da Europa. A eleição confirmou esta "geografia do descontentamento" , onde as taxas de mortalidade variam mais na Grã-Bretanha do que na maioria dos países desenvolvidos. A linha divisória do rendimento disponível é maior do que em qualquer país comparável e aumentou nos últimos 10 anos. A linha divisória da produtividade também é maior do que qualquer país comparável.

A vontade de 'sair' era mais forte entre os que têm idade suficiente para imaginar os 'bons velhos tempos' da 'supremacia inglesa' quando 'estávamos no controle' antes de aderir à UE na década de 1970. Uma vez na UE, tivemos a volátil década de 1970 e o esmagamento das comunidades manufactureiras e industriais na década de 1980. A inundação de imigrantes do Leste Europeu (realmente sobretudo para as grandes cidades) nos anos 2000 foi a gota de água.

Na 'capital remanescente' da Inglaterra, Londres, o voto trabalhista manteve-se quando o partido 'remanescente', os Democratas Liberais, foi esmagado. Os DLs tiveram um desempenho mau, mas ainda assim tiveram uma fatia mais alta dos votos (11%) do que em 2017. A fatia conservadora dos votos aumentou apenas ligeiramente em relação a 2017 (42,3% para 43,6%), mas o Partido Trabalhista caiu de 40% em 2017 para 32%. Portanto, as pesquisas de opinião e quanto à saída foram muito precisas. De facto, o comparecimento geral caiu de 69% em 2017 para 67%, particularmente nas áreas do Brexit. Mais uma vez, o 'partido do não voto' foi o maior.

Isto foi claramente a eleição do Brexit. O Partido Trabalhista tinha o programa de esquerda mais radical desde 1945. O manifesto social e económico da liderança trabalhista de esquerda era realmente bastante popular. A campanha trabalhista foi excelente e a participação dos activistas para a captação de votos foi fantástica. Mas, no final das contas, fez pouca diferença. O Brexit ainda prevaleceu e o voto trabalhista foi esmagado. Nem todos os eleitores queriam "consumar o Brexit", mas claramente bastantes eleitores em relação aos de 2016 estavam fartos dos atrasos e procrastinações da ex-primeira-ministra May e do parlamento e queriam que a questão fosse tratada.

Habitualmente, eleições são vencidas quanto ao estado em que está a economia. Esta eleição foi diferente. Mas, mesmo assim, a medida do índice de 'bem-estar económico' (baseado numa combinação da variação do rendimento real disponível e da taxa de desemprego) sugeria uma melhoria desde que a ex-primeira-ministra May perdeu a sua maioria em 2017. A economia ao nível de investimento e da produção pode ter estagnado, mas o agregado familiar médio do Reino Unido estava a sentir-se ligeiramente melhor desde 2017, com pleno emprego e ligeira melhoria nos rendimentos reais. Isso ajudou o governo Johnson.

E agora? O governo de Johnson passará a agir rapidamente para aprovar no parlamento a legislação necessária para o Reino Unido deixar a UE até o final de Janeiro, o mais tardar. E então começará o processo mais tortuoso de assinar um acordo comercial com a UE. Isso deve estar concluído até Junho de 2020, a menos que o Reino Unido solicite um prolongamento. Johnson tentará evitar isso e agora ele já pode fazer todos os tipos de concessões à UE a fim de obter um acordo sem o medo de uma reacção violenta dos apoiantes do Brexit 'sem acordo' no seu partido, pois tem uma maioria suficientemente grande para afastá-los.

Com a questão do Brexit provavelmente fora do caminho até o próximo ano, a economia britânica, que está de joelhos (estagnação do PIB e do investimento), é provavelmente que tenha uma recuperação rápida. Com a "incerteza" terminada, o investimento estrangeiro pode retornar, os preços da habitação se recuperam e com o endurecimento do mercado de trabalho, os salários até podem subir. O governo Johnson pode mesmo roubar algumas das propostas dos trabalhistas e aumentar os gastos públicos por um curto período.

A longo prazo, o futuro da economia britânica é sombrio. Todos os estudos mostram que fora da UE a economia britânica crescerá mais lentamente em termos reais do que aconteceria se tivesse permanecido membro da UE. O grau de perda relativa é estimado entre 4 a 10% do PIB nos próximos dez anos, dependendo dos termos do acordo comercial e trabalhista com a UE . Além disso, ainda não está claro quanto dano haverá no sector de serviços financeiros na City de Londres. Mas tudo isso é relativo; implicando apenas 0,4 a 1% da taxa de crescimento anual projectada. Assim, por exemplo, se o Reino Unido crescesse 2% ao ano na UE, agora cresceria cerca de 1,5% ao ano.

E depois há o joker no pacote: a economia global. As principais economias capitalistas estão a crescer a uma taxa mais lenta desde a Grande Recessão. Pode haver uma trégua temporária na guerra comercial em curso entre os EUA e a China, mas ela irromperá novamente. E a taxa de lucro corporativa nos EUA, Europa e Japão está a amortecer, juntamente com o aumento da dívida corporativa. O risco de uma nova recessão económica mundial está no mais alto ponto desde 2008. Se ocorrer uma nova queda global, o clima do eleitorado britânico poderá mudar drasticamente; e a bolha do Brexit do governo Johnson será estourada.

13/Dezembro/2019

[*] Economista, britânico.

O original encontra-se em thenextrecession.wordpress.com/2019/12/13/get-brexit-done/

Este artigo encontra-se em https://resistir.info/ 

Gráficos a consultar no original em https://www.resistir.info/gb/roberts_brexit_13dez19.html

Sem comentários:

Mais lidas da semana