sábado, 28 de março de 2020

Coronavírus. Portugal regista 100 mortos e espera pico para final de maio


Número de infetados no nosso país cresceu para 5170, anunciou a Direção-Geral de Saúde

A ministra da Saúde atirou para o final de maio o pico da pandemia de covid-19 em Portugal. Na sexta-feira as autoridades tinham referido que o pico nunca aconteceria antes de maio, mas este sábado, na apresentação do boletim epidemiológico, Marta Temido estendeu-o mais para a frente, ou seja, para o final do mês. Uma informação dada no dia em que se soube que no nosso país já morreram 100 pessoas por covid-19 e há 5 170 infetados.

"De acordo com os dados de que dispomos, a incidência máxima da infeção está adiada para o final de maio, o que indica que as medidas de contenção adotadas, designadamente ficar em casa a não ser para ir trabalhar, estão a ser efetivas", disse a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal.

"Estimamos que venhamos a ter um número muito elevado de pessoas com infeção, e isso coloca enorme pressão sobre o sistema de saúde e todos temos de fazer o que está ao nosso alcance para enfrentar o melhor possível aquilo que nos espera", acrescentou, vincando que "o objetivo é reduzir a transmissão da infeção e mitigar os efeitos da covid-19".

A diretora-geral da Saúde foi mais cautelosa. Questionada sobre se essa previsão incide na última ou na penúltima semana de maio, Graça Freitas deu uma explicação sobre a atualização diária das previsões sem, contudo, revelar pormenores."São projeções para efeitos de planeamento e prever o impacto, com um objetivo concreto e podem ou não realizar-se. Não nos parece que seja útil, não por uma questão de falta de transparência, mas porque causaria expectativas sobre se lá chegamos ou não, e são apenas instrumentos de trabalho".

A diretora-geral de Saúde disse ainda, quando questionada sobre as últimas estimativas relativamente aos números do pico, anteriormente colocados nos 21 mil, que é provável que o número semanal de casos seja maior. Também a ministra Marta Temido fez sempre questão de referir que os números de infetados vão subir.

"Provavelmente o número de casos em cada semana será superior ao que foi inicialmente calculado, mas superior de uma forma controlada porque temos tido medidas de contenção", disse Graça Freitas.

Norte com maior número de mortes

O número de mortos em Portugal subiu para 100, anunciou este sábado a Direção-Geral da Saúde, ou seja, mais 31% relativamente a sexta-feira. Ao mesmo tempo, o número de infetados no nosso país cresceu para 5170, de acordo com o último boletim epidemiológico que inclui os dados recolhidos até às 24:00 do dia anterior.
Norte é a que regista o maior número de mortes (44), seguida da região Centro (28), da região de Lisboa e Vale do Tejo (27) e do Algarve (1).O boletim aponta para 43 casos recuperados, enquanto quase 20 mil pessoas estão em vigilância pelas autoridades de saúde.

No mundo o novo coronavírus já causou mais de 27 600 mortes, sendo Itália o país que tem mais vítimas mortais a lamentar - 9 134 (números de sexta-feira). A nível planetário, são mais de 607 mil os infetados e 134 mil os recuperados. Há em todo o mundo - 183 países e territórios - mais de 445 mil casos ativos.

A Espanha é, depois de Itália, o país do mundo com um registo de vítimas mortais mais elevado. E os números da tragédia não dão tréguas: nas últimas 24 horas, morreram 832 pessoas infetadas com o novo coronavírus - foi o maior número de vítimas mortais registado num só dia no país vizinho, o que eleva o balanço total para 5 690, de acordo com a última atualização das autoridades sanitárias.

Graça Henriques | Diário de Notícias

 Na imagem: Graça Freitas e Marta Temido apresentaram os novos números do coronavírus em Portugal. © EPA/Manuel de Almeida

Sem comentários:

Mais lidas da semana