As pandemias têm as suas
oportunidades de negócio. As entidades que montaram o Event 201 com um
coronavírus inventado são as mesmas que se preparam para extrair avultados
dividendos com o coronavírus verdadeiro.
José Goulão | AbrilAbril | opinião
No dia 18 de Outubro de 2019,
dezena e meia de tecnocratas de luxo ao serviço das mais altas esferas do
regime neoliberal globalista reuniram-se num hotel de Nova York para realizar
«um exercício pandémico de alto nível» designado Event 201; consistiu na «simulação
de um surto de um novo coronavírus» de âmbito mundial no qual, «à medida que os
casos e mortes se avolumam, as consequências tornam-se cada vez mais graves»
devido «ao crescimento exponencial semana a semana». Ninguém ouvira falar ainda
de qualquer caso de infecção: estávamos a 20 dias de o jornal britânico Guardian noticiar
o aparecimento na China de uma nova doença respiratória provocada – soube-se só
algumas semanas depois – por um novo coronavírus. Os dons proféticos dos
expoentes do neoliberalismo são, sem dúvida, admiráveis.
Segundo os meios oficiais de
divulgação do Event 201, partindo da constatação de que existem cerca de 200
situações de índole viral por ano bastaram apenas três horas e meia aos
especialistas «para concordarem que é apenas uma questão de tempo até que uma
dessas epidemias se torne global – uma pandemia com consequências
potencialmente catastróficas». Na situação por eles idealizada à volta de uma
mesa apuraram que a crise se prolongaria por 18 meses e provocaria «65 milhões
de mortos» porque «embora no início alguns países possam conter o vírus ele
continua a espalhar-se e a ser reintroduzido, pelo que eventualmente nenhum
consegue manter o controlo».
Montou-se o exercício, explicam
os responsáveis, para avaliar «áreas em que as parcerias público-privadas serão
necessárias durante a resposta a uma pandemia severa para diminuir as
consequências económicas e sociais em grande escala». Por exemplo, como pode
ler-se nas sete medidas recomendadas ao cabo da simulação, «uma pandemia grave
interferiria muito na saúde da força de trabalho, nas operações comerciais e no
movimento de bens e serviços». Em pessoas raramente se fala, ao longo
das explicações relacionadas com o exercício, mas também não foi disso que
trataram os 15 participantes, «associados a negócios à escala global, governos
e saúde pública». Como disse um deles, Ryan Morhard, entrevistado pela agência
financeira Bloomberg a propósito da montagem da simulação, «foi mais
de um ano de investigação, um investimento de centenas de milhares de dólares,
mas os ensinamentos extraídos são incalculáveis».
Morhard representou, no
exercício, o Fórum Económico Mundial (anualmente em Davos, Suíça), cenáculo da
banca privada transnacional e do capitalismo selvagem, um dos organizadores do
Event 201 juntamente com a Fundação John Hopkins e a Fundação Bill e Melinda
Gates, entidade que se dedica simultaneamente à «campanha mundial de
vacinação», à travagem do crescimento da população mundial e à promoção dos
interesses dos grandes impérios farmacêuticos mundiais.
À volta da mesa do hotel de Nova
York sentaram-se também representantes oficiais e oficiosos da ONU, do Banco
Mundial, do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC),
da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de grandes empresas, designadamente da
área de produção e distribuição de instrumentos clínicos e medicamentos e do
marketing empresarial, além da banca. Presença especial foi a de Avril Haynes,
directora-adjunta da CIA durante a administração Obama e também ex-consultora
jurídica da agência. Haynes parece especialmente dotada para as profecias no
âmbito da epidemiologia, pois já em 2018, num discurso proferido na Camden
Conference, anteviu «uma doença infecciosa provocada por um patógeno facilmente
transmissível através das vias respiratórias» e que «em seis meses afectará
todos os cantos do mundo».
18 de Outubro, o dia do Event
201, foi também a data de início dos Jogos Mundiais Militares em Wuhan, na
China. O que terá este facto de especial, além da coincidência?
Veremos que, no mínimo, a
coincidência dá que pensar. Wuhan é a cidade do centro da China onde deflagrou,
em Dezembro de 2019, o surto de um novo coronavírus, entretanto designado SARS
2019-nCov, causador da doença designada por COVID-19. O ponto de emanação
terá sido, segundo fica a saber-se através da comunicação social corporativa –
e sem objecções levantadas pelos novos donos da verdade, os fact-checkers –
o mercado de frutos do mar da cidade. No entanto, entre os primeiros 41 doentes
tratados com o novo vírus nos hospitais de Wuhan, 13 não tiveram qualquer
relação com o mercado de peixe e mariscos. O surto, portanto, não teve origem
num só lugar.
Além disso, um porta-voz oficial
do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, fez uma
declaração que implica outros caminhos na procura do «paciente zero» da
pandemia. «Pode ter sido o Exército dos Estados Unidos que trouxe o surto para
Wuhan», disse perante a teimosia provocatória do presidente norte-americano em
qualificar o COVID-19 como um «vírus chinês». «Sejam transparentes, tornem os
vossos dados públicos, devem-nos explicações», desafiou Zhao Lijian.
A alusão ao Exército dos Estados
Unidos e o pedido «de explicações» remetem-nos precisamente para os Jogos
Mundiais Militares em Wuhan, nos quais participou uma delegação norte-americana
de aproximadamente 300 pessoas. E precisamente durante esses jogos, segundo
Larry Romanoff, professor da Universidade de Xangai, cinco participantes – cuja
nacionalidade não foi revelada pelos organizadores – foram hospitalizados com
uma «infecção desconhecida». Isto aconteceu entre 18 e 29 de Outubro, cerca de
oito semanas antes de ser revelada a existência do surto de novo coronavírus em
Wuhan.
A militarização da narrativa
aconselha-nos a recuar um pouco mais no tempo, para Julho e Agosto de 2019,
altura em que foi encerrado subitamente o principal laboratório de guerra
biológica dos Estados Unidos em Fort Detrick, Maryland. A decisão foi tomada
pelo CDC invocando falhas em «descontaminar águas residuais» e deficiências na
formação e certificação de pessoal dos laboratórios de biocontenção. Contudo,
esclarece o insuspeito New York Times, o CDC não teve a possibilidade de
fornecer dados mais específicos «por razões de segurança nacional». Não é top
secret, porém, que entre 2005 e 2012 foram elencados mais de mil casos de
roubos ou fuga de organismos patogénicos de laboratórios biológicos
norte-americanos – mais de dois por dia.
Estamos perante elementos
circunstanciais e factuais, nada mais do que isso. Mas por que será que a
comunicação social dominante os esconde do grande público e insiste em amarrar
a origem do COVID-19 à cidade de Wuhan?
Como disse o clínico Zhong
Nanshan, conselheiro médico chefe da China no combate ao coronavírus: «Na
verdade, a epidemia do novo coronavírus teve origem em Wuhan (…). Mas isso não
quer dizer que a sua fonte esteja em Wuhan». Ou, parafraseando outro porta-voz
do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Geng Shuang, trata-se «de um
assunto científico, que requer opiniões científicas e profissionais». Portanto,
no mínimo, a situação merece o benefício da dúvida.
Há muitos obstáculos a remover
para se tirar a limpo estas histórias virais.
Medo e pânico
O profético ensaio realizado em
18 de Outubro num hotel de Nova York insere-se neste contexto. O Centro de
Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) esteve representado na
reunião na pessoa do director adjunto do Serviço de Saúde Pública e
Desenvolvimento da Ciência, Stephen Redd.
Redd não precisaria de ter dons
sobrenaturais para saber duas coisas: as razões do encerramento do laboratório
de guerra biológica de Fort Detrick; e os problemas registados com a elevada
taxa de mortalidade de surto de gripe comum (influenza) na altura registado nos
Estados Unidos. Robert Redfield, o director do CDC, viria a admitir, aliás, que
muitas dessas vítimas morreram afinal por acção do novo coronavírus, o que foi
apurado através de exames póstumos. Ficando no ar a possibilidade de existirem
casos letais de COVID-19 nos Estados Unidos antes de se ter desencadeado o
surto em Wuhan.
O aparecimento da epidemia pouco
tempo depois do Event 201 levantou algumas perplexidades quanto às
circunstâncias temporais em que este aconteceu. Há sempre quem seja céptico
quando se trata de adivinhações ou poderes sobrenaturais.
Tanto bastou para que as dúvidas
e as interrogações fossem cilindradas pelos fact-checkers de serviço
em vários azimutes, que as declararam sumariamente como fake news e
mais uma manifestação da irredutível tendência para a «teoria da conspiração».
Segundo essas almas censórias, os
participantes na simulação não fizeram qualquer previsão relacionada com aquilo
que previram e o número de mortes calculado – 65 milhões em 18 meses – prova
que as suas estimativas não dizem respeito à pandemia de COVID-19, apesar se
relacionarem com um novo coronavírus. O exercício poderia, em boa verdade, ter
decorrido com base num surto de ébola, de gripe suína H1N1 mas não: os
promotores escolheram um coronavírus, nada mais, nada menos. E os censores não
se interrogaram sobre a coincidência desta opção.
Aos fact-checkers bastou
a garantia dada pelos organizadores da simulação numa declaração divulgada
através dos seus órgãos oficiais já em plena pandemia real: «Embora o exercício
tenha sido realizado com um novo coronavírus fictício, as entradas que usámos
para estabelecer o modelo do impacto não são semelhantes ao COVID-19». A
previsão de 65 milhões de mortes não vale para o vírus real, podemos ficar
descansados. Aliás, neste processo parece que ninguém tentou lançar o medo e
mesmo o pânico entre as instituições e a população.
Cronologias surpreendentes
O que não pode ser posto em
causa, porque está escrito pelos representantes da nata do capitalismo selvagem
na simulação de Nova York, é que «a próxima pandemia grave provocará muita
doença e perda de vidas mas também poderá desencadear importantes consequências
económicas em torrente (…) Os esforços para evitar tais consequências ou para
lhes responder à medida que se desenvolvem exigirão níveis sem precedentes de
colaboração entre governos, organizações internacionais e o sector privado».
Estas considerações servem de
introdução às sete medidas aconselhadas pelos participantes no Event 201 – e
começamos assim a chegar ao coração do negócio – porque é de grande negócio que
se trata. Como, noutro plano, grande é o negócio da geoengenharia e mais formas
de «adaptação» às alterações climáticas que tanto motivam igualmente a Fundação
Bill e Melinda Gates e o Fórum Económico Mundial, promotores das adivinhações
de Nova York. As quais «demonstraram vivamente algumas importantes lacunas nos
preparativos para o combate à pandemia» e permitiram encarar «soluções entre os
sectores público e privado que será necessário preencher».
Revelando a existência de uma
grande e oportuna capacidade de resposta, no último Fórum Económico Mundial,
realizado em Davos entre 21 e 24 de Janeiro, foi logo apresentado um programa
de vacinação contra o coronavírus – apenas duas semanas depois de o COVID-19
ter sido identificado, em 7 de Janeiro. E ainda uma semana antes de a
OMS ter lançado, a 30 de Janeiro, uma «emergência mundial de saúde
pública» – a declaração de pandemia só aconteceu tempos depois. O tiro de
partida da corrida às vacinas foi dado, portanto, quando havia somente 150
casos de COVID-19 oficialmente detectados no exterior da China, seis deles nos
Estados Unidos.
Mais vale prevenir que remediar,
dir-se-á. Ou o conhecimento de situações que ainda não são do domínio do grande
público permite marcar posições de vantagem – esse é o poder da informação
privilegiada, ou inside information.
O certo é que ainda em 23 de
Janeiro, último dia do Fórum de Davos deste ano, a CEPI (Coalition for Epidemic
Preparedness Innovations) entrou decididamente em campo para tentar tomar conta
do processo de criação de vacinas contra o COVID-19. A CEPI, comissão que
centraliza as inovações para o combate a epidemias, é patrocinada precisamente
pelo Fórum Económico Global e pela Fundação Bill e Melinda Gates e, por essas
vias, tem grande peso na Organização Mundial de Saúde.
A CEPI lida, em modo
tendencialmente monopolista, com vários gigantes da indústria farmacêutica e,
neste âmbito, accionou em primeiro lugar a empresa norte-americana Moderna Inc.
e o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos
(NIAID), chefiado pelo dr. Anthony Fauci, que se distinguiu pelas suas
declarações atemorizadoras do impacto do novo coronavírus quando ele
praticamente ainda mal se manifestara, em termos de reconhecimento oficial, no
exterior da China. Depois a CEPI contactou a CureVac alemã, a mesma empresa à
qual Donald Trump, aconselhado pelo NIAID, ofereceu secretamente mil milhões de
dólares para ceder aos Estados Unidos os direitos de uma eventual vacina para o
COVID-19.
A Moderna é hoje a empresa mais
bem posicionada na corrida à vacina do COVID-19: iniciou testes em seres
humanos em 16 de Março mesmo sem ter feito experiências em outros animais; ao
contrário do que aconteceu com a chinesa Canssino Biologic’s, também a realizar
ensaios em seres humanos mas depois de ter obtido resultados encorajadores em
outros animais.
A CureVac alemã parece estar
igualmente numa fase avançada da investigação da vacina, o que significa, de
facto, um grande controlo dos trabalhos em curso por parte da CEPI.
Richard Hackett, o presidente
desta comissão, confessou em 3 de Fevereiro que «conversamos com ampla
variedade de parceiros para produzir grande quantidade de vacinas para uma
pandemia» – que então ainda não fora declarada.
Também Hackett manifesta dons proféticos:
«o projecto começou antes de ser descoberto e identificado o novo coronavírus»,
disse durante uma entrevista; «fizemos isso no ano passado ou antes e usámos a
informação que reunimos para ir encarando a preparação de vacinas de diferentes
tipos». A estratégia, explicou o presidente da CEPI, «é ter grande número de
candidatos».
Há claramente um grande esforço
das elites neoliberais para não perderem o controlo da produção de vacinas para
o novo coronavírus e tirar proveito da situação; bem basta terem de contar
com a concorrência chinesa.
«Os governos devem…»
Feita a simulação catastrófica,
que medidas recomendaram os iluminados de Nova York para fazer frente às
consequências?
Ao longo dessa espécie de sete
mandamentos a expressão que pode ler-se mais é «os governos devem…»
«Os governos nacionais devem»,
juntamente com as organizações internacionais e a indústria privada, «reforçar
os stocks mundiais de contra-medidas médicas (…) expandir o stock de vacinas
(…) doar parte das suas reservas de vacinação (…) fornecer financiamento
substancial». É oportuno notar que o reforço e centralização de instrumentos
médicos foi a única medida tomada até agora pela União Europeia no âmbito do
combate à pandemia de COVID-19.
«Os governos nacionais devem
fornecer mais recursos e apoio ao desenvolvimento e fabrico de vacinas, ao
desenvolvimento, abastecimento e distribuição rápida e em grandes quantidades
de contra-medidas médicas»; além disso, os países «com recursos suficientes
devem aumentar bastante essa capacidade».
«Os governos nacionais devem»…
ajudar as grandes empresas do sector privado «a encarar os riscos comerciais
representados por doenças infecciosas e a caminhar para atenuar esses riscos
através da cooperação público-privada».
Mas «também será necessário
identificar» os problemas «mais críticos do sistema bancário e das economias
globais necessárias e demasiado importantes para fracassar», aconselham. Por
isso, «o Banco Mundial, o FMI, os bancos de desenvolvimento regional, os
governos nacionais e fundações devem explorar as maneiras de aumentar a
quantidade e a disponibilidade de fundos e garantir que possam ser utilizados
com flexibilidade». E o Grupo dos 20 (G20) acaba de prometer mundos e fundos
para injectar na economia global.
«Os governos devem», «os governos
devem», «os governos devem» é o mote.
Porém, advertem os profetas da
simulação, «uma pandemia particularmente veloz e letal poderia resultar em
decisões políticas para retardar ou interromper o movimento de pessoas e bens,
prejudicando potencialmente as economias já vulneráveis perante um surto». Daí
«a necessidade de mitigar os danos económicos mantendo-se as principais rotas
de viagem e comércio durante uma pandemia de grande escala», até porque grande
parte dos danos «devem-se a comportamentos contraproducentes de indivíduos,
empresas e países».
Esta recomendação não parece ter
sido ouvida ou então a pandemia real surgiu demasiado em cima da pandemia
ficcionada. «Não agimos de maneira suficientemente rápida», lamentou muito
recentemente o próprio Bill Gates.
Mas parece haver quem esteja
disponível para emendar o «erro» e a estratégia: o presidente dos Estados
Unidos pediu o regresso ao trabalho exactamente no momento em que o ataque do
COVID-19 começa a ter repercussões trágicas no seu país. Wall Street agradeceu
e logo começou a compensar as perdas vultosas sofridas nas últimas semanas.
Porque as pandemias, verdade seja
dita, têm as suas oportunidades de negócio. Por isso, as entidades que montaram
o Event 201 com o coronavírus inventado são as mesmas que, a jusante, se
preparam para extrair avultados dividendos com o coronavírus verdadeiro –
juntando a ficção à realidade.
Enquanto as pessoas morrem.
José Goulão, Exclusivo O Lado Oculto/AbrilAbril
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