terça-feira, 28 de abril de 2020

ESCONDER UM SEGREDO MAIOR


David Chan | Plataforma Macau | opinião

O presidente americano Donald Trump disse no passado domingo que queria enviar inspetores à China para investigar tudo o que aconteceu, afirmando que o país teria de aceitar as consequências. Vários deputados americanos sugeriram até implementar uma legislação que obrigue o Governo chinês a pagar uma compensação monetária pela epidemia. Geng Shuang, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, disse na passada segunda-feira que desde o início do surto do novo coronavírus toda a comunidade internacional tem assistido aos esforços e sucessos chineses para controlar o vírus, e por isso, perante uma situação de risco para a saúde mundial, o resto do mundo deveria estar a trabalhar em equipa em vez de lançar culpas e pedir compensações. 

Geng respondeu ainda às acusações americanas: Não me lembro de tal prática na comunidade internacional. Em 2009, quando se deu o surto de H1N1 no México, depois nos EUA, e se espalhou por 214 países, resultando em 200 mil mortes, alguém pediu compensação aos EUA? Na década de 1980, quando a SIDA foi primeiramente descoberta nos EUA e se alastrou para o resto do mundo, causando tanta dor a nível global, alguém se virou contra os EUA? Geng citou ainda um professor universitário de Singapura, Kishore Mahbubani, ao afirmar que ninguém questionou os EUA e exigiu compensação pela crise de 2008 e queda do banco Lehman Brothers, que levou à crise global financeira. O porta-voz salienta: Alguns americanos têm de entender que o inimigo aqui é o vírus, e não a China. 

A origem do vírus ainda não foi determinada, e recentemente um órgão de notícias israelita revelou que as agências de inteligência americanas tinham conhecimento sobre o surto em Wuhan já em novembro, antes de a China saber da sua existência. No entanto, a pneumonia causada por cigarros eletrónicos que teve início o ano passado nos EUA de repente desapareceu com o início do coronavírus. Como é que tal é possível? O MIT testou até 200 pessoas na rua, para descobrir se possuem anticorpos contra o Covid-19, descobrindo que 30 por cento possuía estes anticorpos, sem terem quaisquer sintomas. Ou seja, estes tinham já contraído ou contraído e recuperado da infeção, revelando que esta pneumonia está a circular nos EUA há já algum tempo. 

Parece que a pressa americana de exigir compensação à China é não só uma forma de esconder a incapacidade de lidar com a pandemia, como também de proteger um segredo maior. 

DAVID CHAN 24.04.2020

Sem comentários:

Mais lidas da semana