quinta-feira, 2 de abril de 2020

Portugal | Estado de emergência prorrogado até 17 de Abril


Rui Rio deixa aviso à banca: lucros avultados serão "uma vergonha e uma ingratidão"

Parlamento autorizou o estado de emergência por mais duas semanas. Líder do PSD avisa a banca que "não pode querer ganhar dinheiro com a crise". Seria "uma vergonha e uma ingratidão"

Assembleia da República aprovou, na manhã desta quinta-feira, a prorrogação por mais 15 dias do estado de emergência, uma decisão que contou com o voto favorável do PS, PSD, Bloco de Esquerda e CDS.

O PCP, o PEV, o Chega e Joacine Katar Moreira abstiveram-se. A Iniciativa Liberal votou contra.

Depois das reservas iniciais à declaração do estado de emergência, António Costa foi hoje dizer aos deputados que era "absolutamente imprescindível renovar" as medidas de exceção para as próximas duas semanas. "Vamos viver períodos de risco muito acrescido como o da Páscoa. Ainda é muito cedo para poder antever a luz ao fundo do túnel. Seria uma mensagem errada não renovar o estado de emergência", defendeu António Costa.

Já Rui Rio, líder do PSD, subiu ao púlpito para afirmar que os sociais-democratas mantém o apoio à declaração de estado de emergência, com base no mesmo prinjcípio com que o fizeram há duas semanas - o da "eficácia no combate à epidemia". Sem as medidas tomadas a evolução do contágio teria sido "um desastre", afirmou Rio, sublinhando que o número de infetados estava a crescer 35% ao dia e recuou agora para cerca de 21%" - "É muito elevada, mas muito distante da que teríamos" sem as medidas previstas no estado de emergência.

No discurso, e depois de afirmar que já lhe chegaram algumas queixas quanto ao comportamento da banca, Rio deixou um aviso dirigido ao setor bancário. E não poupou nas palavras: "A banca deve muito, mesmo muito a todos os portugueses, impõe-se que agora ajude. A banca não pode querer ganhar dinheiro com a crise".

Para o líder social-democrata, o "objetivo da banca tem de ser lucro zero no exercício de 2020 e 2021". "Se apresentar lucros avultados serão uma vergonha e uma ingratidão para com os portugueses", concluiu.

Diário de Notícias

Leia em Diário de Notícias
O prolongamento até dia 17 do estado de emergência em Portugal foi aprovado no parlamento, onde o primeiro-ministro, António Costa, disse que ainda "é muito cedo para antever a luz ao fundo do túnel". Siga aqui os principais acontecimentos, em Portugal e no mundo, no combate à pandemia do novo coronavírus.

Sem comentários:

Mais lidas da semana