quarta-feira, 1 de abril de 2020

Quase 990 pessoas em quarentena em Timor-Leste


Díli, 01 abr 2020 (Lusa) - Quase 990 pessoas estão atualmente em quarentena domiciliária em 17 locais designados pelo Governo timorense em vários pontos do país, como medida preventiva da covid-19, segundo informação atualizada fornecida pelo Ministério da Saúde.

Os dados mais recentes, divulgados hoje, mostram que 346 pessoas estão a cumprir quarentena em casa e que as restantes estão noutros locais, identificados apenas como locais de A a Q, mais três que anteriormente.

A este total somam-se outras 243 pessoas que já cumpriram o período de quarentena de 14 dias nas suas casas.

A informação indicou que foram realizados dez testes com resultado negativo, mantendo-se no país apenas um caso confirmado.

No seu relatório mais recente sobre a situação em Timor-Leste, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sublinhou que ainda não há "casos de transmissão local" no país.

A comissão de monitorização e avaliação da situação, liderada pelo primeiro-ministro Taur Matan Ruak, "tem estado a avaliar os preparativos, identificando carências e soluções para as colmatar", recorrendo para isso a um 'kit' de avaliação preparado em conjunto com a OMS.

No âmbito do processo de acompanhamento e seguimento de contactos, o Ministério da Saúde recrutou cerca de 30 médicos recém-graduados que estão a ser formados por especialistas da OMS para apoiar a equipa já a trabalhar.

As autoridades continuam a preparar o local de isolamento -- a clínica de Vera Cruz -- e continuam a ser identificados locais adicionais de quarentena.

Em termos de meios, a OMS ofereceu a Timor-Leste 20 mil luvas, 32 mil máscaras, mil batas e 500 óculos de proteção que estão disponíveis no Serviço Autónomo de Medicamentos e Equipamentos de Saúde (SAMES), em Díli.

Soma-se um apoio do Governo australiano, que ofereceu 6.600 máscaras, duas mil batas de isolamento, 1.500 luvas, duas mil máscaras N95 e 204 unidades de gel cirúrgico.

Timor-Leste está em estado de emergência desde sábado, durante um mês.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 828 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 41 mil.

ASP // JMC

Sem comentários:

Mais lidas da semana