quarta-feira, 1 de abril de 2020

Timor-Leste avança com ensino à distância pela televisão, rádio e redes sociais


Díli, 01 abr 2020 (Lusa) -- O Ministério da Educação timorense anunciou que vai avançar com o ensino à distância para todos os níveis escolares até pelo menos 18 de abril, devido ao fecho das escolas para se conter o surto da covid-19.

Para isso o Governo vai recorrer a programas especiais na televisão e rádio públicas, RTTL e na TV Educação, bem como a canais na rede social Facebook e na plataforma de partilha de vídeos YouTube para divulgar conteúdos educativos.

Na nota, o Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD) apelou à colaboração da comunidade educativa e das autoridades locais para garantir que o processo de estudo pode continuar, apesar das limitações.

"As salas de aula podem não estar disponíveis, mas a aprendizagem tem que continuar", refere-se.

"Encorajamos todos a que acompanhem o programa Escola em Casa, com lapiseira e caderno", notou.

As escolas e demais centros educativos, que estão encerrados desde 23 de março, vão continuar assim pelo menos durante o período de estado de emergência, que termina a 26 de abril.

A decisão afeta mais de 300 mil crianças em todo o país e inclui os 13 Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (PCAFE), um projeto luso-timorense que integra 140 docentes portugueses e a Escola Portuguesa de Díli.

Timor-Leste tem um caso confirmado de infeção pela covid-19 e está em estado de emergência desde sábado.

ASP // JMC

Sem comentários:

Mais lidas da semana