sábado, 2 de maio de 2020

Agressão com tiros na Embaixada de Cuba nos EUA


Na madrugada de quinta-feira, 30 de abril de 2020, um indivíduo desconhecido disparou uma arma de fogo no edifício da Embaixada de Cuba nos Estados Unidos.

Não houve danos ao pessoal da missão, que estão seguros e protegidos, mas houve danos materiais no edifício, resultantes do impacto dos disparos.

O indivíduo, cuja identidade o governo cubano não possui informações, foi detido pelas autoridades locais no local dos factos e está sob custódia.

O governo cubano aguarda a investigação correspondente das autoridades norteamericanas sobre a identidade e as motivações do autor dessa agressão, bem como sobre as circunstâncias que cercam o ato. 

É uma obrigação dos Estados adotar todas as medidas apropriadas para proteger as instalações de uma missão diplomática credenciada em seu país contra qualquer invasão ou dano e evitar assim  que a tranquilidade da missão seja perturbada ou que sua dignidade seja violada.

Havana, 30 de Abril de 2020

MINREX






JUNTO-ME AO SENTIDO DA NOTA DE SOLIDARIEDADE DOS "CAIMANEROS", REPUDIANDO A ACÇÃO CONTRA A REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA CUBANA EM WASHNGTON.

A HUMANIDADE MERECE QUE SE PONHA FIM A TODO O TIPO DE ACTOS DE BARBARIDADE QUE AZOTAM AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS!

Martinho Júnior, Luanda

Associação dos ex-estudantes angolanos em Cuba “Caimaneros” condena acção contra a Representação Diplomática cubana em Washington

Nota de Solidariedade

Queiram aceitar, por favor e em primeiro lugar, os nossos mais respeitosos cumprimentos.

Foi com Profunda Preocupação e surpresa que a comunidade de Caimaneros (Ex Estudantes Angolanos em Cuba) tomou conhecimento da acção perpetrada por um indivíduo desconhecido que disparou com uma arma de fogo contra a Representação Diplomática de Cuba na capital Norte-americana, a cidade de Washington.

Como se sabe, de acordo com as convenções internacionais, compete ao Estado receptor adoptar todas as medidas cabíveis para proteger as instalações das missões diplomáticas acreditadas no país contra quaisquer intromissões e proteger o seu pessoal.

Espera-se, por isso, que não tenha sido uma falha deliberada de segurança por parte das autoridades Norte-americanas que esteja na origem do sucedido.

De qualquer forma, a comunidade Caimanera de Angola condena veementemente este acto e aproveita para reiterar a sua solidariedade para com o povo Cubano que, aliás, tem vivido décadas de um embargo económico injusto precisamente por parte do Governo dos Estados Unidos da América, em violação grosseira do seu direito de escolha sobre o modelo para o seu desenvolvimento social, económico e político.

Queiram aceitar, Excelências, os protestos da nossa mais elevada Estima, Consideração e Solidariedade.

Luanda, aos 30 de Abril de 2020

Atentamente

Pedro Bernardo Neto

Presidente do Conselho Directivo

Sem comentários:

Mais lidas da semana