sexta-feira, 5 de junho de 2020

Brasil | Os 114 anos de um sonho juvenil: Grêmio Náutico União

Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite* | Porto Alegre | Brasil 

O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo (Napoleon Hill  1883-1970)

No dia 1º de abril de 1906, ano em que o 14 Bis, de Santos Dumont (1873 -1932), alçou voo em Paris, foi fundado, em Porto Alegre, por descendentes teutos, um dos mais tradicionais e conceituados clubes do Rio Grande do Sul: O Grêmio Náutico União. Neste ano de 2020, comemorou os seus 114 anos.

Ao ser fundado, recebeu o nome de Ruder Verein Freundschaft, cuja tradução é “Sociedade de Regatas Amizade”. No transcorrer da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e diante de possíveis perseguições de cunho nacionalista, a sociedade decidiu criar um novo nome, que foi registrado em português. Após serem convocados os sócios, a Assembleia Geral se reuniu em 29 de abril de 1917, na Rua Voluntários da Pátria, nº 206, onde foi escolhido, por meio de votação, o nome Grêmio Náutico União.

A história de sua criação consta de curiosidades e de muita dedicação, envolvendo a amizade de seis garotos de origem alemã e apaixonados pela prática do remo. Um deles - o menino Carlos Simão Arnt - pensou em criar um clube voltado à prática do remo e a ideia encontrou solo fértil, pois seus amigos sentiam a necessidade de um local, no qual pudessem praticar este esporte, pois, na época, as entidades ligadas a esta modalidade esportiva, como Germânia, Porto Alegre, Tamandaré e Barroso, só admitiam, em seus quadros, atletas que tivessem a idade mínima de dezoito anos. Ao procurarem estes clubes os garotos ouviam frases do tipo: ”Clube do remo não é para guris. Cresçam e apareçam”.

Responsável pela fundação do atual Grêmio Náutico União, o grupo juvenil era formado por Carlos Simão Arnt, Arnaldo e Emílio Bercht, Arno e Hugo Deppermann e Hugo Berta. Na época, todos tinham entre doze e quinze anos de idade.




Seu primeiro presidente Carlos Simão Arnt estudou  no Knabenschule des Deutschen Hilfsverein (Escola de Meninos da Associação Beneficente Alemã), antigo nome do Colégio Farroupilha, fundado, em 1886, pela Deutscher Hilfsverein (Associação Beneficente Alemã).  

Carlitos, como era chamado pelos amigos, era filho de Edmundo Arnt e morava na Rua Voluntários da Pátria (antigo Caminho Novo), em frente ao Guaíba, num prédio de dois andares. Ali, naquele paraíso particular, ele e seus amigos praticavam a pesca, a natação e o remo, divertindo-se nas horas de folga.

Nos fundos do terreno, existia outro prédio de dois pisos, onde se encontrava instalada a fábrica de móveis Kappel & Arnt, da qual seu pai era diretor técnico. Fundada em 1867, esta fábrica mantinha, na Rua dos Andradas, um conhecido salão de exposição e vendas de móveis.   

 Em frente à residência de Carlos Simão Arnt - o Carlitos -, num terreno vizinho à linha férrea, havia uma enorme mangueira para a guarda de madeiras, que eram mantidas na água até o momento em que iriam para o engenho onde então eram desdobradas. Para concluir este processo, havia, na fábrica de móveis, uma grande canoa, que manobrava as toras. Esta famosa canoa inspirou ao menino Carlos Simão Arnt, com o apoio de seus amigos, a fundar, em 1º de abril de 1906, num domingo de Páscoa, um clube de remo que, mais tarde, transformar-se-ia num dos mais importantes do Brasil: o tradicional Grêmio Náutico União.

De acordo com o depoimento do próprio Carlos Simão Arnt, a fundação do clube ocorreu no jardim da residência de seus pais onde havia uma mesa e dois bancos. Pelo fato de ter sido o mentor da ideia, ele foi escolhido para ser o primeiro presidente da sociedade e os demais garotos assumiram outros cargos na diretoria. Na ocasião, ficou definida a mensalidade de 200 réis e foi criada a bandeira do clube, que teria três faixas horizontais, sendo a central na cor branca e as outras duas na cor azul celeste.  

O “Clube dos Guris”, como era chamado, havia deixado de ser um sonho. Na realidade, o local se tratava de um abrigo feito de tábuas e telhas de zinco já usadas pela famosa fábrica de móveis, tendo sido uma parte do terreno cedido por Edmundo Arnt,  o pai do menino Carlitos.

Efetivamente, a sociedade tomou forma, quando o grupo conseguiu comprar o primeiro barco, ou melhor, um caíque de balsa chamado Martha, numa homenagem à irmã de Arnaldo e Emílio Bercht que se tornou a madrinha do barco. Adaptado para competir, custou, na época, 8 mil réis,  adquirido graças às mensalidades, às festas promovidas pela diretoria e aos próprios familiares. 

Com a entrada de novos sócios, aumentaram as contribuições e o grupo pode construir outro barco, o que possibilitou a promoção da Primeira Regata Interna do Clube, que ocorreu, no dia 25 de novembro de 1906, na distância de 500m, competindo as fábricas Steigleder e a Kapell & Arnt. Esta última venceu a regata para a alegria dos garotos, que acreditaram em seu sonho juvenil. Esta regata, na categoria infantil, é considerada a pioneira no Brasil.

A Praça Carlos Simão Arnt (Praça da Encol) - uma das mais conhecidas de Porto Alegre - localiza-se na Avenida Nilópolis, no Bairro Bela Vista, e presta uma merecida homenagem ao presidente e fundador do atual Grêmio Náutico União.

Este tradicional clube esportivo, social e recreativo, com mais de 60 mil associados, possui quatro sedes: na Ilha do Pavão (Av. Mauá, 1050) Alto Petrópolis (Av. João Obino, 300), Moinhos de Ventos (Rua Quintino Bocaiúva, 500) e União Petrópole Tênis Clube (Rua Faria Santos, 451). Com uma exitosa trajetória, o remo acumula títulos e participações nos Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos..  A sede do GNU, na Ilha do Pavão, é considerada a de melhor estrutura para a prática desse esporte no Brasil.     

*Pesquisador e responsável pelo Núcleo de Pesquisa do MuseCom

Imagens
1- Sede antiga do GNU  Site GNU
2- Sede Moinhos de Vento -idem / Primeira piscina olímpica (1940
3 - Brasão do Clube

Sem comentários:

Mais lidas da semana