sexta-feira, 24 de julho de 2020

Portugal | O eclipse de Costa e o desprezo pelo Parlamento


Curto à laia de memo destaca que hoje Portugal vai ter oportunidade de ver uma vez mais - e pela última vez - o primeiro-ministro António Costa na sua última sessão quinzenal de "dar contas" no Parlamento. 

A partir de agora Costa dará contas ao PSD, se necessário, várias vezes ao dia. Ao Parlamento, aos  supostos representantes dos eleitores portugueses as contas serão enviesadamente dadas por Costa de dois em dois meses. O que trama?

Foi assim, grosso modo, que o PS acordou com o PSD de Rio. Correm ditos e mexericos que põe os dois dirigentes e suas trupes e concluir que "os outros (deputados) que se lixem, não são para levar a sério". Bloco Central amigo, o Partido Socialista está contigo.

Sobre o tema e muito mais recorremos ao Curto por Martim Silva. Sobre isso e mais o PG não adianta em fazer chover no molhado. Vimos Costa a executar grande golpe de rins e a cair de pés juntos na área histórica da direita, contra quem ainda em tempos não longínquos Costa vociferava, falsamente intitulando-se de esquerda, socialista, progressista... Definitivamente Costa quis abarcar mais espaço e manter-se confortavelmente nos poderes. Alegando-se democrático, se necessário, Costa faria, fará (?) aliança com o Chega fascista caso precise de continuar a alimentar a sua febre de poder. Cedendo à direita a mortalha com que, também este PS, vai aconchegando o cadáver da democracia e das liberdades conseguidas com a luta dos portugueses antifascistas, democráticos, pela justiça e pelas liberdades...

Chega disto. De ver, vivenciar e sentir o socialismo ter tratos de xuxalismo, apanágio da postura histórica do PS. O costume. Nada que nos possa surpreender. Quase ao estilo dos tempos fascistas-salazaristas-caetanistas teremos Costa em "conversas em família" bi-mensais. O sujeito prefere eclipsar-se em vez de dar as devidas contas e esclarecimentos no Parlamento. Tempos de Democracia Xuxalista a reboque do PSD, da direita que finge ser social-democrata. Falta saber se Chega...

Bom dia, se conseguirem. Leia o Curto que se segue. Já.

SC | PG



Hoje tem 232 minutos para ver Costa responder a perguntas. Aproveite, não vai acontecer muitas vezes mais

Martim Silva | Expresso

Bom dia,

Hoje é sexta-feira, 24 de Julho de 2020 e este é o seu Expresso Curto do dia em que Governo e deputados discutem na Assembleia da República o Estado da Nação, debate que tradicionalmente marca o final dos trabalhos no Parlamento antes da interrupção de verão.

O melhor, caro leitor, se quer aproveitar uma boa oportunidade para ver o primeiro-ministro a ser questionado por deputados da oposição, é dar uma espreitadela ao que se for passando na Assembleia da República neste dia. É que, a partir de agora, o chefe do governo já não precisa de ir uma vez a cada quinze dias responder a questões. Poupamo-lo a essa maçada. Basta, ditaram PS e PSD, uma vez a cada dois meses.

Por isso mesmo, os 232 minutos, quase quatro horas, da discussão do Estado da Nação de hoje são uma excelente oportunidade para ver o que passará a ser escasso doravante.

Vamos ao Estado da Nação,

Este formato de discussão, estreado por cá nos tempos idos de Cavaco Silva, em 1993, serve, como se percebe pelo nome, e à semelhança do que acontece noutras paragens, para se fazer um balanço do ano político e olhar o que aí vem. Não é difícil perceber que depois de cinco meses com o país e o mundo em suspenso devido à covid 19, os efeitos da pandemia estarão presentes em todos os olhares, palavras e discursos.

Neste dia, uma sondagem mostra como PS e PSD aparecem cada vez mais separados na intenção de voto dos portugueses. E mais de dois terços dos inquiridos acreditam que a oposição não faria melhor do que o Governo.

No Expresso, fomos ouvir os partidos para perceber qual acham que é ao certo o Estado da Nação neste momento, e a tónica geral é de pessimismo.

Também olhamos para o estado da economia, que em poucos meses passou de um panorama sorridente para um cenário bem mais sombrio. Estes são os pedidos que os patrões têm para o Governo para dar a volta ao texto.

Na Saúde, peritos e especialistas alertam para os atrasos no plano de preparação do próximo inverno, em que gripe e covid 19 vão ‘conviver’ pela primeira vez e cujos efeitos podem ser muito nefastos.

Votações na AR

Já ontem o David Dinis aqui se insurgia contra essa possibilidade. Que se confirmou mesmo nas votações parlamentares desta quinta-feira. Os debates quinzenais dos deputados com o primeiro-ministro chegaram ao fim. A partir de agora o Governo, que responde politicamente perante a Assembleia da República (recorde-se), só tem de ter o seu líder a responder a perguntas dos deputados uma vez… a cada dois meses. Uma medida aprovada com a aliança entre António Costa e Rui Rio, apesar da oposição de vários deputados do PS e do PSD, perante tão inacreditável medida de recuo democrático. No final do debate, Rio, autor da ideia, ainda conseguiu dizer que a medida serve para credibilizar o Parlamento.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,

Tal como já afirmáramos no Expresso, o Governo vai prolongar o lay off simplificado, como forma de tentar evitar que o desemprego dispare. Aqui trazemos um guia com todas as medidas de apoio ao emprego com que as empresas já podem contar.

A taxa de imunidade da população portuguesa nesta altura face à covid 19 não ultrapassa os 3%, cerca de 300 mil pessoas, de acordo com o estudo serológico conhecido ontem. Um valor que fica abaixo do registado noutros países e que não parece uma grande notícia para a chegada do outono e inverno a Portugal, quando os vírus da gripe e da covid 19 podem (esperemos que não) causar mossa.

O Governo aprovou em Conselho de Ministros o diploma que regula o funcionamento da aplicação para telemóveis de rastreio da covid 19.

O Reino Unido pode passar em breve a isentar os cidadãos que cheguem ao seu país, provenientes de Portugal, da exigência de uma quarentena. Eis uma notícia que pode significar ainda um enorme balão de oxigénio para o depauperado turismo nacional.

Foi criado um grupo de peritos para acompanhar a investigação de plasma de doentes recuperados da covid 19.

O grupo de duas dezenas de migrantes que esta semana chegaram à costa algarvia não teve lugar em centros de instalação temporária e os cidadãos foram colocados provisoriamente temporariamente numa… prisão. Bem sei que o problema é de difícil resolução, mas é impressão minha ou estamos a fazer algo semelhante ao que já tanto criticámos noutros países?

Marcelo Rebelo de Sousa aprovou o orçamento suplementar do Governo mas ao mesmo tempo divulgou as cartas em que António Costa se queixa de que o documento pode ter inconstitucionalidades por causa do aumento de despesa que a oposição fez incluir.

Mário Centeno ainda nem aqueceu o lugar e já tem o Bloco de Esquerda a morder-lhe as canelas e a exigir que seja divulgado um documento, até aqui considerado secreto, sobre a resolução do BES.

O Parlamento decidiu ontem acabar com um conjunto de comissões bancárias, nomeadamente nas transacções por MB Way. A Deco já veio aplaudir a medida.

A história é da Visão desta quinta-feira mas ainda merece menção nesta newsletter. A revista foi atrás dos empresários que apoiam e financiam André Ventura e o seu Chega.

O Paraguai entregou um pedido para poder ser observador associado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP.

Cruz Vermelha aprovou a venda do hospital.

Amália. Fez esta quinta-feira 100 anos que a maior diva do fado nacional, Amália Rodrigues, nasceu. Fica a referência.

Lá fora,

As diplomacias norte-americana e chinesa continuam às cabeçadas. Depois do EUA terem exigido o encerramento da representação chinesa em Houston, agora a China responde na mesma moeda, exigindo o encerramento do consulado em Chengdu.

Donald Trump decidiu cancelar a convenção republicana que se ia realizar na Flórida, para formalizar a sua recandidatura à Casa Branca, devido à pandemia.

Jeff Bezos, fundador e dono da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo, ganhou num só dia mais do que toda a fortuna da Rainha de Inglaterra. Mais? Não, muito mais. Ganhou 30 vezes mais!

Depois da enorme e difícil maratona negocial em Bruxelas que levou à aprovação de uma proposta de orçamento comunitário para os próximos anos, agora vem do Parlamento Europeu a ameaça de chumbar o documento se não forem feitas alterações.

França lançou um plano de 6,4 mil milhões de euros para apoiar os jovens afectados pela crise.

A justiça espanhola pede penas de prisão até 41 anos para os autores dos atentados terroristas em Barcelona em 2017.

O Irão queixa-se que um voo comercial foi interceptado por aviões militares ao sobrevoar a Síria.

Uma em cada cinco peças de roupa de algodão podem envolver trabalho infantil na sua produção. Olhe bem para o que tem vestido.

Este trabalho multimédia do The New York Times mostra como no Planeta Terra, de agora até 2070, as zonas consideradas muito quentes e dificilmente habitáveis passarão de 1 por cento para 19 por cento de todo o território.

DESPORTO

A Fórmula 1 vai regressar a Portugal, no autódromo de Portimão, ao fim de mais de vinte anos de ausência. Aqui pode recordar as melhores histórias do tempo em que por cá recebíamos nomes como Senna, Mansell ou Prost.

As eleições no Benfica estão para chegar e ontem apareceu mais um candidato, a somar aos nomes de Luís Filipe Vieira, Rui Gomes da Silva e Bruno Costa Carvalho. De seu nome José Noronha Lopes, este gestor explica aqui ao que vem.

Este fim de semana, e numa altura em que noutros anos a nova época já estaria a rolar, termina a temporada de futebol, com a 34ª jornada da I Liga. O campeão está definido e portanto a luta é pelos lugares europeus e para fugir à descida de divisão.

A situação do Desportivo das Aves continua dramática e agora até o autocarro do clube já foi arrestado.

FRASES

“Os sinais de mais entendimentos ao centro são cada vez mais fortes. É a força desses sinais que vai valer a pena tenta perceber no debate de hoje, para entender melhor o estado da nação política”, David Pontes, Público

“Os debates passam a ocorrer de dois em dois meses, fora das férias parlamentars, pelo que podemos esperar talvez uns cinco por ano. É curto”, Susana Peralta, Público

“Amália pegou no fado e manipulou-o à sua imagem e semelhança”, Rui Vieira Nery, Público

O QUE ANDO A LER

Joel Dicker, escritor suíço de fama global sobretudo graças ao seu “A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert”, lançado há uns anos, acaba de publicar por cá o seu quinto romance, “O Enigma do Quarto 622”.

Este é, para quem gosta do género, mais um thriller viciante saído da pena do jovem escritor suíço, com uma narrativa que começa com uma morte num hotel na Suíça, num dia de dezembro há quinze anos, cujo crime ficou por resolver e em cuja história o narrador, o próprio Joel Dicker, se envolve, ao lado de uma cativante mulher que surge na sua vida enquanto recupera de um desgosto amoroso. Com tradução de José Mário Silva, o livro é da Alfaguara e é seguramente uma excelente leitura de verão. Quando começar, não consegue largar (pelo menos foi o que me aconteceu).

Por hoje é tudo, boas leituras e um excelente fim de semana. Não esqueça que o seu Expresso semanal chega já amanhã às bancas (às 23 de hoje para os assinantes digitais).

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana