domingo, 16 de agosto de 2020

Mais uma vez, EUA fica isolado no Conselho de Segurança da ONU


“Escrito e publicado em português do Brasil

Nações Unidas, 15 ago (Prensa Latina) Só dois votos a favor e a rejeição majoritária do Conselho de Segurança da ONU é o saldo que contabiliza hoje os Estados Unidos em sua tentativa por estender o embargo de armas ao Irã.

A véspera, a representação estadunidense tentou aprovar uma resolução para estender de forma indefinida o embargo de armas ao Irã, que finalizará em outubro próximo.

Rússia e China, membros permanentes do Conselho e com direito ao veto, opuseram-se a esse projeto de resolução apresentado pelos Estados Unidos. No entanto, 11 membros abstiveram-se, incluídos Alemanha, França e Reino Unido.

Só a delegação estadunidense e a de República Dominicana votaram sim, e se precisavam, ao menos nove a favor e nenhum veto dos membros permanentes do Conselho.

Depois da votação, o representante permanente da China nas Nações Unidas, Zhang Jun, disse que esse resultado 'mostra uma vez mais que o unilateralismo não recebe apoio e que a intimidação fracassará'.

Por sua vez, a delegação russa realçou que sistematicamente se opuseram às tentativas de impor através do Conselho de Segurança da ONU um embargo de armas ao Irã.

Em referência ao projeto de resolução patrocinado pelos Estados Unidos, indicaram que existem alternativas às ameaças e a chantagem, à confrontação e a coação, pois uma solução mutuamente aceitável arraiga no campo das ações multilaterais tendo em conta as preocupações legítimas de segurança de todos os atores regionais.

A julgamento de Moscou, já é hora de iniciar um amplo diálogo que abarque a todas as partes interessadas para reduzir as tensões e procurar decisões pragmáticas baseadas em compromissos.

Todas as preocupações poderiam ser resolvidas se tratamos as posições dos demais com a devida consideração e responsabilidade, destacou a missão da Rússia na ONU por meio de sua conta oficial no Twitter.

Assim mesmo, reiteraram o compromisso de seu Governo de estabelecer esforços conjuntos para facilitar o estabelecimento de mecanismos confiáveis de segurança e construção de confiança na região do Golfo pérsico.

A missão russa também assinalou que deve se ter em conta o direito de o Irã desenvolver um programa nuclear pacífico.

Segundo concluiu Moscou, a proposta apresentada pelos Estados Unidos ao Conselho de Segurança é uma clara violação do Anexo B da resolução 2231.

Esse parágrafo estipula que a única forma legítima de revisar o cronograma para o regime de transferência de armas para e desde o Irã é a partir da decisão por consenso da Comissão do Plano Integral de Ação Conjunta (Jcpoa), pacto que os Estados Unidos abandonou.

Depois de conhecer o resultado da votação, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, criticou a rejeição do Conselho de Segurança e reiterou seus ataques contra o Irã.

Como estabelece a resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, o embargo de armas ao Irã finaliza em outubro deste ano. Ademais, esse texto respalda o acordo nuclear (Jcpoa) entre Teerã e um grupo de potências mundiais.

jcm/ifb/cc

Sem comentários:

Mais lidas da semana