quinta-feira, 24 de setembro de 2020

União Europeia não reconhece Lukashenko como Presidente da Bielorrússia

Bruxelas considera que Lukashenko não tem “qualquer legitimdiade democrática” e exige novas eleições. Mais de 300 pessoas foram detidas depois da tomade de posse do Presidente bielorrusso, no poder há 26 anos. Estados Unidos, Reino Unido e Canadá preparam sanções figuras do regime bielorrusso.

Depois de Aleksander Lukashenko tomar posse para um sexto mandato numa cerimónia relâmpago, sem qualquer aviso prévio, a União Europeia afirmou que o autocrata não tem qualquer legitimidade enquanto Presidente da Bielorrússia e que a sua tomada de posse, de quarta-feira, foi feita à revelia da vontade do povo bielorrusso, que há mais de seis semanas consecutivas exige novas eleições.

“A chamada ‘tomada de posse’ de 23 de Setembro de 2020 e o novo mandato reivindicado por Aleksander Lukashenko carecem de qualquer legitimidade democrática”, afirmou o Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, num comunicado divulgado esta quinta-feira em nome dos 27 Estados-membros.

“Esta ‘tomada de posse’ contradiz directamente a vontade de grande parte da população bielorrussa, expressa em numerosos protestos pacíficos sem precedentes desde as eleições [de 9 de Agosto], e apenas serve aprofundar ainda mais a crise política na Bielorrússia”, lê-se no mesmo documento.

Lukashenko tomou posse para um sexto mandato no país que governa com mão-de-ferro há 26 anos na quarta-feira, numa cerimónia que não foi divulgada e que contou com algumas centenas de apoiantes leais ao regime, sem qualquer representação diplomática. 

Após a cerimónia, milhares de bielorrussos saíram às ruas para protestar e voltaram a enfrentar a repressão das forças de segurança. De acordo com o Governo bielorrusso, foram detidas 364 pessoas durante as manifestações de quarta-feira.

A UE, que no passado mês de Agosto recusou reconhecer os resultados das presidenciais, que deram 80% a Lukashenko, considerando-as fraudulentas, voltou a sublinhar a necessidade de um “diálogo nacional inclusivo” e defendeu a realização de novas presidenciais, com supervisão internacional da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

“A posição da União Europeia é clara: os cidadãos bielorrussos têm o direito de ser representados por aqueles que escolheram livremente através de novas eleições inclusivas, transparentes e credíveis”, reiterou Borrell.

No mesmo comunicado, o chefe da Diplomacia europeia referiu que a “UE está a rever as suas relações com a Bielorrússia”. Após as eleições, a relação entre Minsk e Bruxelas agudizou-se e a Comissão Europeia prometeu uma ajuda de 50 milhões para o combate à pandemia de covid-19 e três milhões para a ajudar a sociedade civil bielorrussa.

A líder da oposição, Svetlana Tikhanouskaia, reuniu-se na segunda-feira com os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus e apelou a que Bruxelas corte o financiamento ao regime de Lukashenko, que na semana passada garantiu um empréstimo de 1,5 mil milhões de dólares de Moscovo, seu principal aliado.

“Pedi à Europa para não apoiar financeiramente o regime. Todo o dinheiro que Lukashenko consiga agora não irá para apoiar o povo bielorrusso, mas sim para mais repressão”, afirmou Tikhanouskaia, que viu os 27 Estados-membros falharem, na passada segunda-feira, a aplicação de sanções a figuras do regime, depois do veto de Chipre.

Para esta quinta-feira estava prevista uma reunião extraordinária do Conselho Europeu, em que a Bielorrússia era um dos temas em cima da mesa, mas o encontro foi adiado para 1 e 2 de Outubro, depois de o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, ter sido forçado a entrar em quarentena por ter estado em contacto com um funcionário infectado com covid-19.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE reúnem-se novamente no próximo dia 12 de Outubro para discutir a crise política na Bielorrússia, e o chefe da Diplomacia europeia mostrou-se confiante na aplicação das sanções nessa data.

Tal com como a UE, também o Reino Unido, os Estados Unidos e o Canadá não reconhecem legitimidade a Lukashenko. O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, afirmou esta quinta-feira que os três países estão a preparar sanções conjuntas aos “responsáveis pelas graves violações de direitos humanos” na Bielorrússia. 

Pedro Bastos Reis | Público

1 comentário:

Công ty CP dịch thuật miền trung - MIDtrans disse...

Dịch thuật Việt là chuyên trang về các giải pháp biên dịch (công chứng và chuyên ngành), cung cấp nhân lực phiên dịch dự án ngắn và trung hạn
Ra đời từ 2016, hoạt động trong lĩnh vực dịch thuật và chuyển đổi ngôn ngữ và để đáp ứng nhu cầu tại thị trường Việt Nam cho các tổ chức phi chính phủ, các tập đoàn đa Quốc Gia,và đặc biệt chuyên dịch thuật các dự án hỗ trợ phát triển cho chính phủ Việt Nam Chúng tôi có kinh nghiệm triển khai hỗ trợ dịch thuật phiên dịch các dự án đa ngành như kinh tế, kỹ thuật, tài chính ngân hàng, quản trị kinh doanh…. với trên 50 ngôn ngữ phổ thông khác nhau

Mais lidas da semana