quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

COVID-19 torna-se numa pandemia de fome na América Latina, afirma ONU

#Publicado em português do Brasil

Sputnik – A situação gerada pela COVID-19 é “dramática” e levará a América Latina a uma “pandemia de fome”, alertou nesta quarta-feira (2) o diretor regional do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Miguel Barreto.

“Estamos em uma situação dramática. Com a COVID-19, isso está se transformando em uma pandemia de fome, já que um em cada três habitantes da região não tem acesso a alimentos nutritivos e suficientes”, disse Barreto durante a apresentação do “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe 2020”, elaborado por cinco entidades da organização.

O diretor alertou que se essa tendência continuar, não será possível cumprir a meta de fome zero presente nos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, porque, em 2030, haverá 67 milhões de pessoas passando fome na região, “sem considerar o impacto da COVID-19”.

Segundo a ONU, entre 2000 e 2014, a fome na América Latina e Caribe caiu mais de 50%, mas voltou a aumentar depois disso. Ao mesmo tempo, também estão aumentando os quadros de sobrepeso e obesidade na região, afetando 262 milhões de pessoas. Doenças crônicas relacionadas a uma dieta pobre em nutrientes e rica em gordura, sal e açúcar estão entre as principais causas de morte pelo mundo.

Publicado em Pátria Latina | Imagem: © AP Photo / Andre Penner

Sem comentários:

Mais lidas da semana