quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Efeitos da poluição mataram quase 1,7 milhões de pessoas na Índia em 2019

Os dados revelados por um relatório da Lancet mostram que a má qualidade do ar contribuiu para o aumento de casos de cancro do pulmão, doenças cardíacas, entre outras.

Em 2019, a poluição na Índia foi responsável pela morte de quase 1,7 milhões de pessoas, o que corresponde a 18% do total de óbitos registados no país, refere um relatório publicado pela revista Lancet.

Os dados mostram que as mortes relacionadas com a poluição na Índia estão em sentido ascendente – subiram de 1,24 milhões em 2017 para 1,67 milhões no espaço de dois anos.

O estudo divulgado pela Lancet sublinha que os efeitos da poluição no país asiático levaram ao aumento de doenças como o cancro do pulmão, AVCs, doenças cardíacas, diabetes ou doenças respiratórias.

A capital indiana, Nova Deli, é frequentemente a cidade mais poluída do mundo durante o inverno. Nova Deli costuma ficar envolvida numa nuvem espessa com níveis perigosos de poluição e as partículas tóxicas no ar atingem níveis assustadores, 500% acima dos níveis considerados saudáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este ano, a poluição em Nova Deli esteve ligada ao crescimento de casos de Covid-19 e de mortes devido a esta doença. Em novembro, a Associação Médica Indiana assinalou que 13% dos contágios na capital estavam relacionados com a poluição.

Notícias ao Minuto | Imagem: © Anushree Fadnavis/Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana