terça-feira, 29 de dezembro de 2020

MOMENTO DE VIRAGEM NO MÉDIO ORIENTE ALARGADO

Martinho Júnior, Luanda

O Médio Oriente Alargado está a sul da região do Círculo Polar Ártico onde a Federação Russa está mais activa nas explorações de petróleo, gaz e outras riquezas minerais, assim como no delineamento da Rota Marítima do Norte, (Iamália Nenets) precisamente no lado oposto ao Afeganistão e Paquistão (AfPaq) e ao expansionismo turco no Médio Oriente Alargado, na enorme massa continental Euro-Asiática,   

Todos os indicadores que emanam da evolução da situação no Médio Oriente Alargado nos atiram para a interpretação de que se está a viver um “momento de viragem”, que será ainda longo mas irreversível, em função das actividades que ocorrem no miolo continental, desde a costa setentrional do Ártico, à Ásia Central e às costas quentes do Índico (e seus braços do Golfo Pérsico e Mar Vermelho), Mar de Aral, Mar Cáspio, Mar Negro e Mediterrâneo Oriental.

A geoestratégia da progressão das Novas Rotas da Seda de leste para oeste, reforçadas agora com o impulso do “Regional Comprehensive Economic Partnership, RCEP”, vão sacudir ainda com mais vigor esse passo de transição decisivo!

Oleodutos, gasodutos, rodovias, ferrovias, rotas marítimas, nós comerciais e nós industriais progridem de tal forma que fazer comércio e não guerra é um processo cuja lógica é imparável apesar dos contraditórios que aqui e ali ocorrem!…

É evidente que em resultado da actividade proactiva é espectável a emanação de contraditórios reactivos, alguns deles formulados a partir de culturas tradicionais de resistência, susceptíveis de serem exploradas pelo império da hegemonia unipolar em função do colonialismo de então e dos radicalismos hoje possíveis de disseminar…

O império da hegemonia unipolar, com suas redes de influência “stay behind” de carácter “radical” não desiste dos projectos “coloridos” e “primaveris” que desembocam na disseminação, de terrorismo, de caos, ou de desagregação!

O império está a ser confrontado com isso de forma disjuntiva: ou alinha com a emergência diluindo os seus interesses de forma “emparceirada”, ou está-se autocondenando e aos seus vassalos, coligados e directos parceiros, no pântano do terrorismo, do caos e da desagregação que tem vindo a semear desde o início da última década do século XX…

01- A retirada de tropas dos Estados Unidos da Síria, do Iraque e do Afeganistão não sendo uma questão pacífica, foi anunciada pela administração republicana de Donald Trump… (https://www.rtp.pt/noticias/mundo/iraquianos-exigem-retirada-das-tropas-dos-eua_v213096https://www.rtp.pt/noticias/mundo/turquia-e-eua-em-braco-de-ferro-devido-a-questao-sirio-curda_n1121524https://www.dw.com/pt-br/pent%C3%A1gono-anuncia-retirada-substancial-de-tropas-do-afeganist%C3%A3o/a-55640522;  https://veja.abril.com.br/mundo/eua-anunciam-reducao-de-tropas-no-iraque-e-no-afeganistao/https://www.voltairenet.org/article211848.html).

A administração democrata de “Obama III”, com Joe Biden, pode não só não dar continuidade ao que foi timidamente realizado, como também fazer voltar a saga dos impactos “transversais” no tão fluido tapete sociocultural do Médio Oriente Alargado, todo ele comprovadamente sensível e vulnerável a injectadas “correntes radicais” e tensões!... (https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2020/12/10/biden-diz-que-buscara-acabar-com-as-guerras-eternas-dos-eua.htm).

O fluxo de armas produzidas pelo império é enorme, o que dá ideia do poder do “estado profundo”, pois alguns dos seus principais compradores, com a Arábia Saudita à cabeça, encontram-se na região e são eles, por via do wahabismo sunita, os principais impulsionadores das redes terroristas que se movem no caos e na desagregação, aliando-se agora aos velados circuitos  de interesse e conveniência do sionismo. (https://www.amnistia.pt/comercio-global-armas-expansao-os-paises-fazerem-negocios-imprudentes-danosos/https://oxfamilibrary.openrepository.com/bitstream/handle/10546/123935/bp-arms-without-borders-021006-es.pdf?sequence=10&isAllowed=yhttps://www.sipri.org/).

De facto os Estados Unidos tendem a passar para terceiros o que antes chamava a si, nas mais variadas geometrias e intensidades, sem abandonar o lugar dominante onde se inscrevem seus tentáculos de inteligência e militares, com o Pentágono a envolver-se em múltiplas frentes e ramificações, de forma a tentar cobrir todo o globo! (https://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2004/12/19/pentagono-busca-expandir-seu-papel-na-inteligencia-dos-eua.jhtm;  https://dod.defense.gov/https://www.defense.gov/).

02- No Médio Oriente Alargado, “antecipando” a chegada ao poder do democrata Joe Biden, a Turquia enveredou por uma trilha neo-otomana, ao mesmo tempo pan-turca, “emergente” em paralelo às linhas de influência do wahabismo-sunita das monarquias arábicas, assumindo o mando dos Irmãos Muçulmanos num espectro cada vez mais alargado quando ele se “esvaía” em outros países árabes… (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/11/25/erdogan-adelanto-la-agenda-de-joe-biden/).

Os seus dispositivos sorveram parte das redes implicadas na Al Qaeda e no Estado Islâmico, reconfigurando-as e dando-lhes novas direcções, programas e objectivos, recebendo na Síria, por parte dos seus aliados da NATO, o rótulo prático de “rebeldes moderados”!... (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/11/24/el-colector-turco-expansion-emergencia-petroleo-y-gas/).

O expansionismo da saga turca está a coberto da NATO apesar das contradições internas dessa organização, numa linha distinta, com múltiplas e directas implicações na Síria, no Iraque e, em função dos embates entre o Azerbaijão e a Arménia em Nagorno Karabak (em aliança com o Azerbaijão). (https://fort-russ.com/2020/11/pan-turkism-and-its-impact-in-modern-geopolitics/).

A Turquia é um dos terceiros estados que conseguiram aproveitar o espaço vazio e o caos criado antes das retiradas, um recurso “de fronteira” num exercício aparentemente “in extremis” para o Pentágono e para a NATO!... (https://www.voltairenet.org/article211832.html).

O outro exemplo é Israel com outra configuração…

Tendo em conta a geoestratégia da Federação Russa e da China para o Médio Oriente Alargado e os inevitáveis pontos de contacto na Síria e imediatamente a sul do Cáucaso, a Turquia sob a égide do Irmão Muçulmano Erdogan, seu presidente, apresta-se a um “híbrido” de tal forma que se pode tornar num “experimento” face ao engodo das Novas Rotas da Seda e os mosaicos socioculturais que a integram ou se implicam, entre eles os mosaicos de espectro turco para dentro da Ásia Central. (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-39976899;  https://fort-russ.com/2020/11/what-can-russia-do-with-erdogan/).

Os reactores das Novas Rotas da Seda, estão agora a ser reforçados, pelo que a intensidade dos seus impactos apesar de tudo tende rapidamente a crescer!... (https://www.resistir.info/p_escobar/rcep_16nov20.htmlhttps://www.resistir.info/p_escobar/limites_china_08out20.htmlhttps://super.abril.com.br/sociedade/a-nova-rota-da-seda/).

Esse estado “híbrido” de “fronteira”, está também posto à prova no Mediterrâneo Oriental e no Magrebe, principalmente na Líbia, contornando a Grécia, Israel e o Egipto, mas aproximando-se da Tunísia, da Argélia, de Marrocos e da Itália! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/12/04/siglos-de-plomo/).

03- A recente confrontação em Nagorno Karabak demonstrou a efectividade e o poderio das alianças da Turquia (neste caso com o Azerbaijão), apesar dos impasses na Síria e na Líbia. (https://www.voltairenet.org/article211302.html).

O compasso da emergência só é mais acelerado ali onde as Novas Rotas da Seda enfrentam menos resistências socioculturais, o que se torna mais possível em áreas de fraca densidade populacional (caso do Cazaquistão). (https://astanatimes.com/2020/06/chinas-belt-and-road-initiative-kazakhstan-and-geopolitics/).

O Cazaquistão, além de estar sensivelmente a meio caminho entre a China e a Europa, está a meio caminho entre o Ártico e o Golfo Pérsico, imediatamente a sul da Sibéria; a sua capital, Astana (ou Nur Sultan), tornou-se num moderno expoente das Novas Rotas da Seda!... ((405) Astana in Bird's Eye - YouTube(405) One Day in Astana (Nur-Sultan) | Нур-Султан, Казахстан - YouTube(405) Nur-Sultan Astana City Tour 2020 | The Capital of Kazakhstan - YouTube;  (405) Kazakhstan/Almaty to Astana by Train (1291 km 14 hrs) Part 16 - YouTube;  https://www.rome2rio.com/pt/s/Sirsa/Iam%C3%A1lia-Nen%C3%A9tsia).

A Turquia conforme comprova um oleoduto, está a consolidar a linha Baku (capital do Azerbaijão), Tbilissi (capital da Geórgia) Ceyhan (um dos portos turcos no Mediterrâneo Oriental). (https://www.silkroadstudies.org/resources/pdf/Monographs/2005_01_MONO_Starr-Cornell_BTC-Pipeline.pdf).

No espaço mais densamente povoado e com mais apertada malha político-administrativa (a sul do Cazaquistão), os mosaicos socioculturais perdem a definição dos limites uns dos outros e em alguns casos as contradições reactivas dificultam a progressão das linhas, as manobras do comércio e o entendimento recíproco… (https://www.countryaah.com/countries-in-central-asia/).

Os mais poderosos contudo tendem a encontrar reciprocidade de interesses, como acontece com as possibilidades do eixo entre a Turquia e o Irão… (https://port.pravda.ru/mundo/04-10-2020/51483-transcaucasia-0/).

À Federação Russa, bem a sul da costa do Ártico, interessam estados fortes, capazes de começar a atenuar o espectro do terrorismo wahabita-sunita, apêndice dos coligados arábicos dos Estados Unidos e por tabela do sionismo, capazes de potenciais alianças tirando partido de confluências geoestratégicas e a Turquia é um deles, pelo que o seu expansionismo neo-otomano e pan-turco tende a servir os desígnios das Novas Rotas da Seda. (https://fort-russ.com/2020/11/major-russia-could-soon-intervene-as-azeris-and-turks-start-settling-4000-terrorists-in-artsakh-karabakh/). 

A sul do Cáucaso o alinhamento Azerbaijão – Geórgia – Turquia pode garantir a progressão de Novas Rotas da Seda mais a sul, complementando o êxito entre a China e o Paquistão (a leste do Afeganistão), o êxito na Ásia Central (onde se ramificam as influências pan turcas e neo-otomanas)  e o relativo engajamento da Turquia e da Síria. (https://www.trt.net.tr/portuguese/turquia/2020/09/07/turquia-e-azerbaijao-dao-um-passo-colossal-para-colaboracao-entre-seus-meios-de-comunicacao-1486496https://core.ac.uk/download/pdf/62708114.pdf).

Ciente que o comércio “ganha – ganha” é um relacionamento que só pode ser feito com paz, a Federação Russa, ao mesmo tempo que implementou o oleoduto e gasoduto Turco no Mar Negro, está à espera que o conflito de Nagorno Karabak se esbata, de forma a melhor acomodar a Turquia e suas alianças, assim como as capacidades energéticas no seu entorno! (https://www.trt.net.tr/portuguese/turquia/2020/12/18/erdogan-nao-ha-lugar-para-o-terrorismo-separatista-na-regiao-1547649https://turkstream.info/project/).

04- As “revoluções coloridas” têm vindo a atingir o Cáucaso e a Ásia Central.

Primeiro foi a “revolução rosa” na Geórgia (2003/2004), depois foi a “revolução das tulipas” no Quirguistão (2005), por fim foi a “revolução de veludo” na Arménia (2018), precisamente nos estados-charneira alvos de compressões antigas que se esbatem até nossos dias. (https://paginaglobal.blogspot.com/2017/10/a-russia-padrao-duma-longa-e-penosa.html).

A “revolução colorida” na Arménia levou o país à derrota em Nagorn Karabak!... (https://www.resistir.info/europa/armenia_18nov20.html).

Pode abrir uma “caixa de pandora” ainda maior, pondo fim à própria Arménia!... (https://southfront.org/turquia-y-azerbaiyan-reclaman-erevan-y-suenan-con-capturar-todo-el-caucaso/).

Esse fenómeno intercalou-se com a eclosão de radicalismo islâmicos que afectou sobremodo o Cáucaso (Chechénia) e a própria Federação Russa, nos anos de 1994/1996), 1ª guerra e nos anos de 1999/2002, 2ª guerra. (https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=92713&noticia=russia-acusa-rebeldes-do-caucaso-por-ataques-que-mataram-37-no-metro;   https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2013/05/15/interna_mundo,366055/russia-expulsa-suposto-diplomata-norte-americano-suspeito-de-ser-espiao.shtml;  https://pt.qaz.wiki/wiki/History_of_Chechnya),

A progressão proactiva das Novas Rotas da Seda a norte e centro da Euro-Ásia. vinculadas à emergência multipolar, tem pela frente esse tipo de contraditórios reactivos estimulados pelo império da hegemonia unipolar, evidentes sinais de desespero geoestratégico a sul, que não obstam a chegada dos circuitos transcontinentais à União Europeia (sobretudo à Itália e à Alemanha) e Reino Unido. (https://g1.globo.com/mundo/noticia/chega-a-china-o-primeiro-trem-direto-de-londres.ghtml;  https://pt.euronews.com/2019/03/22/o-papel-de-trieste-na-nova-rota-da-seda).

O momento é de viragem e o tempo de maturação vai perfazer os próximos trinta anos, até meados do século XXI!

Martinho Júnior -- Luanda, 18 de Dezembro de 2020

Imagens:

01- NSR Shipping traffic – Transits in 2019 – The cargo volume of transportation along the Northern Sea Route significantly increased in 2019 and amounted to 31.5 million tons. Recall that in 2018 this figure was 19.7 million, and in 2017 it was 10.7 million tons. The deliveries to ports and port points in the water area of the Northern Sea Route amounted to 2 425.5 thousand tons, export of 28 408.5 thousand tons, and transit cargoes – 697.3 thousand tons. Last year, 29 transit vessels passed through the NSR, having completed a total of 37 voyages. – https://arctic-lio.com/nsr-shipping-traffic-transits-in-2019/;  https://arctic-lio.com/nsr-shipping-traffic-transits-in-2019/;  

02- The Map of the Transeuroasian Routes (Kazakhstan – New Silk Road) 1. The Map of the Transeuroasian Routes (Kazakhstan – New Silk Road)ИСЛАНДИЯ RUSSIA Хельсинки Saint Petersburg 1 Moscow Omsk Yekaterinburg 2 Petropavlovsk Pavlodar 3 ASTANA Brest Lokot 7-2 7-3 Ozinki Уральск Karagandy Semey Naushki Uralsk Ukrain Aktobe KAZAKHSTAN Zabaykalsk 7-1 Mongolia Chop Shubarkol Shalkar 8 Zhezkazgan Saksaulskaya Dostyk Beineu Almaty Nahodka AKTAU 4 Shymkent Khorgos Urumchi Poti ГРУЗИЯ Тбилиси Georgia 5 KYRGYZSTAN Saryagas Baku h Ablyk 6 Kashgar TURKEY Antequera CHINA Lianyungang Pusan Sarakh Серахс Hakata s ТУНИСА Route Distance, km Building of a railways line Zhezkazgan – Beineu Lianyungang – Riga – Krasta exp. 9 754 Lianyungang – Brest – Severny exp. 9 654 Length – 988 km; Lianyungang – Chop exp. 10 184 Cost – 3.9 bill. USD Lianyungang – Poti exp. 9 195 Volume of transportations to 2020 – 13 Lianyungang – Ablyk 6 128 mln.t/year Lianyungang – Sarakhs exp. 6 721 7-1 Nahodka exp. – Brest – Severny exp. 10 504 Reduction of distance of a route Dostyk st. – Aktau st. on 1200 km; 7-2 Zabaykalsk exp. – Brest – Severny exp. 7 739 7-3 Naushki exp. – Brest – Severny exp. 6 981 Beginning of implementation – December, 2012АО НК «NC JSC КТЖ «KTZ» 6 – https://pt.slideshare.net/RobMactier/the-map-of-the-transeuroasian-routes-kazakhstan-new-silk-road;

03- MILITARY SITUATION IN SYRIA ON DECEMBER 19, 2020 (MAP UPDATE) – A brief overview of the recent developments in Syria: On December 19, Russia reported that Idlib militants violated the ceasefire regime in Greater Idlib 30 times: 21 – in Idlib province, 6 – in Aleppo province, 6 – in Latakia province, 5 – in Hama province; On December 18, Turkish-backed forces allegedly entered Mushairafa and Jahbal villages near Ain Issa. At least 2 SDF and 9 Turkish-backed militias were killed in the clashes; On December 18, at least 6 Turkish-backed fighters were killed in an explosion of the ammunition depot near Jindires; On December 18, US has sent a logistical convoy to its base in the Conoco area. – https://southfront.org/military-situation-in-syria-on-december-19-2020-map-update/;  

04- MILITARY SITUATION IN NAGORNO-KARABAKH ON DECEMBER 17, 2020 – A brief overview of the recent developments in Nagorno-Karabakh: As of December 17, Russian military doctors provided medical assistance to 558 people, including 67 children, in Karabakh; On December 16, 439 displaced persons returned from Yerevan to Stepanakert by buses with the assistance of Russian peacekeepers; As of December 17, a total of 40,800 people returned to Karabakh with the assistance of Russian peacekeepers; On December 16, President of Artsakh Arayik Harutyunyan said he is ready to resign as soon as Armenia will be ready to held the presidential and parliamentary elections in the region; On December 16, 136 Turkish military sappers arrived in Azerbaijan. – https://southfront.org/map-update-military-situation-in-nagorno-karabakh-on-december-17-2020/;  

05- MILITARY SITUATION IN AFGHANISTAN ON DECEMBER 14, 2020 (MAP UPDATE) – A brief overview of the recent developments in Afghanistan: On December 14, Afghan security forces arrested a person with suicide vest in the Achin Nangarhar area; On December 13, at least 10 Afghan security forces including a border police commander were killed and six others were wounded in a Taliban attack in the Imam Sahib district; On December 14, Afghanistan President Ashraf Ghani stated that he wants the second round of the intra-Afghan talks to be held inside Afghanistan and urged the Taliban to expect his demand; On December 13, clashes between Taliban and Afghan security forces were reported in the Faryab area; On December 14, Taliban attacked positions of the Afghan Army near Kunduz city. – https://southfront.org/military-situation-in-afghanistan-on-december-14-2020-map-update/.  

Sem comentários:

Mais lidas da semana