domingo, 9 de fevereiro de 2020

China, Irão e Coreia do Norte quase cercados por 500 bases militares dos EUA


Shane Quinn* |Global Research, fevereiro 07, 2020

Os índices de aprovação do presidente dos EUA, Donald Trump , em 49%, estão agora no nível mais alto de todos os tempos desde que assumiu o cargo há três anos (1). Trump é um favorito pesado para ser reeleito em novembro, uma probabilidade com a qual o número crescente de casas de apostas ocidentais concorda por unanimidade, com Bernie Sanders um segundo favorito um tanto distante.

Já deve estar claro para todos que a campanha da mídia ocidental contra Trump nos últimos quatro anos foi um fiasco total e total. A absolvição de Trump no julgamento de impeachment agora constitui outro golpe para seus inimigos.

Os meios de comunicação de massa, muitas vezes ecoando a posição do Partido Democrata na América, têm se concentrado nas questões erradas em um esforço egoísta e mal julgado para desacreditar Trump. As tentativas de ligá-lo a Moscovo têm sido na sua maioria falsas, negligenciando rotineiramente a interferência flagrante de Bill Clinton nas eleições presidenciais russas de 1996 - Clinton, enquanto jantava no Kremlin em 21 de abril de 1996, na verdade informou o eleitorado da Rússia de que era melhor votar na direita. assim, isso é para Boris Yeltsin , procurador de Washington , caso contrário, haveria "consequências" (2).

De um modo geral, a imprensa evitou mencionar os maiores perigos impostos pela presidência de Trump: possibilidade crescente de guerra nuclear com a Rússia ou a China à medida que os tratados sobre armas são abandonados, juntamente com o desprezo de seu governo pelo meio ambiente e pelas mudanças climáticas.

Sob Trump, também houve um aumento contínuo nos gastos militares (descritos ironicamente como "gastos com defesa"), com muitas centenas de bilhões de dólares desembolsados ​​a cada ano, diminuindo as despesas com armas da China em segundo lugar, com a Rússia mal aparecendo (3). É uma operação bastante defensiva que o Pentágono vem realizando com três de seus principais adversários, China, Irão e Coreia do Norte, quase rodeados por cerca de 500 bases militares dos EUA.

Por si só, a China é cercada por pelo menos 400 dessas bases, que se estendem desde o norte da Austrália, até o Pacífico, através do leste e centro da Ásia (4). Esse cerco da China - o maior contingente militar desde meados da década de 1940, envolvendo navios de guerra, submarinos e bombardeiros etc. - foi implementado pelo presidente Barack Obama após seu anúncio no final de 2011 de um "pivô" para a Ásia.


A Turquia joga com um pau de dois bicos face à Rússia


Presidente turco Recep Tayyip Erdoğan, comentando os confrontos militares em Alepo (Síria) [1], declarou a 3 de Fevereiro de 2020: «Devo dizer às autoridades russas que o nosso interlocutor aqui não são vocês, mas o "regime". Não vos atravesseis no nosso caminho».

O Ministro da Defesa, o General Hulusi Akar, confirmou que o exército turco atacou 54 alvos e matou 76 soldados sírios em retaliação pela morte de 5 de seus soldados e de 3 civis turcos.

No decurso de uma conversa telefónica entre os ministros russo e turco dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov e Mevlüt Çavuşoğlu, a Rússia sublinhou que os confrontos sírio-turcos foram a consequência da ausência da aplicação dos compromissos assumidos pelo presidente turco com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, em 17 de Setembro de 2018. A Rússia salientou também que as forças turcas não a haviam previamente informado da sua movimentação ao contrário do estabelecido nos Acordos de Sochi, o que o exército turco desmentiu.

Os exércitos russo e turco cessaram imediatamente as suas patrulhas conjuntas.

A imprensa turca observa que o ataque sírio ocorre quando acontece um arrefecimento nas relações de Ancara com a União Europeia, a propósito do oleoduto do Mediterrâneo e da Líbia.

A imprensa russa publica testemunhos de antigos jiadistas da Alcaida garantindo terem sido recrutados à força pelos Turcos para a Frente Al-Nusra, em 2011.

No dia seguinte, 4 de Fevereiro, Mevlüt Çavuşoğlu, presidiu, em Ancara, à Conferência de embaixadores turcos «A Ásia de novo». Ele aproveitou a oportunidade para assumir um perfil discreto vis-a-vis à Rússia e denunciar «a arrogância do regime de Damasco». Declarou que os processos de Sochi e Astana não estavam mortos, mas apenas «feridos». Nós não achamos apropriados os pretextos dos Russos afirmando que não conseguem controlar completamente o regime sírio», prosseguiu ele.

Durante a semana, para escapar aos combates, 151. 000 civis deslocaram-se para as zonas ocupadas pelo exército turco, mas não puderam atravessar a fronteira.

Chegando à Ucrânia para o 8º Conselho Estratégico Turco-Ucraniano, o Presidente Erdoğan, pelo contrário, endureceu o seu tom face à Rússia. Ao passar em revista a Guarda Nacional exclamou «Glória à Ucrânia»! Ao que os soldados responderam: «Pelos heróis da glória!» segundo os rituais dos colaboracionistas dos nazistas (os banderistas). Este grito é de novo utilizado contra os independentistas do Donbass.

Ele reafirmou não reconhecer «a anexação da Crimeia pela Rússia». E, ele recebeu o Chefe da Brigada Internacional Islamista, Mustafa Djemilev (dito «Mustafá Kırımoğlu»[foto] [2]).

Voltaire.net.org | Tradução Alva

Notas:
[1] “A Turquia manda abater 4 oficiais do FSB russo”, Tradução Alva, Rede Voltaire, 4 de Fevereiro de 2020.
[2] «Ucrania y Turquía han creado una brigada internacional islámica contra Rusia», por Thierry Meyssan, Red Voltaire , 15 de agosto de 2015.

Confirmado segundo caso de coronavírus em Espanha


Trata-se de um elemento de uma família britânica que está em Espanha.

As autoridades espanholas confirmaram, ao início da manhã deste domingo, o segundo caso de coronavírus em Espanha. Trata-se de um elemento de uma família britânica que está em Maiorca.

A família, pais e duas meninas, foi admitida na passada sexta-feira no hospital das Baleares, depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada em França.

As análises realizadas ao pai revelaram infeção pelo novo coronavírus, mas a mãe e as meninas mantêm-se assintomáticas e as análises foram negativas, como indicou o Departamento de Saúde do Governo das Baleares, citado pelo El País. 

Para já, o paciente está bem de saúde, "saudável e praticamente não apresenta sintomas, mas enquanto for positivo vai manter-se em isolamento" no Hospital de Son Espases, revelou Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências do Ministério da Saúde. 

O responsável assegurou que o contágio não ocorreu em Espanha, mas as autoridades estão a avaliar as pessoas que tiveram contacto com este infetado para fazer o devido acompanhamento. Para Fernando Simón, há possibilidade de os restantes membros da família estarem também infetados, mas as análises não confirmam para já esse cenário.

O número de mortes por coronavírus aumentou hoje para 811, superando as mortes por SARS em 2002-2003, com um total de casos a chegar a 37.198, segundo dados oficiais. No sábado, a Comissão Nacional de Saúde da China tinha anunciado 722 mortos pelo surto do novo coronavírus. Segundo a Comissão, até ao fim do dia de sábado registaram-se 6.188 casos graves, enquanto 2.649 pessoas tiveram alta.

Filipa Matias Pereira | Notícias ao Minuto

Leia em Notícias ao Minuto:

Itália | Salvini insiste que defendeu Itália ao bloquear migrantes no Mediterrâneo


O ex-ministro italiano Matteo Salvini, investigado por ter bloqueado migrantes no Mediterrâneo, insistiu hoje que defendeu Itália com tal decisão, a poucos dias do Senado determinar se o político irá comparecer diante dos tribunais.

uma loucura, não sei quanto custa em termos de pessoal e de dinheiro demonstrar que sou um criminoso, mas não tenho medo e explicarei que defendi o meu país", afirmou o ex-ministro do Interior e líder do partido de extrema-direita Liga, numa entrevista publicada no diário italiano La Stampa.

Na quarta-feira, o Senado (câmara alta do parlamento italiano) irá votar e determinar se o ex-ministro do Interior, investigado por ter impedido o desembarque de 131 migrantes em julho de 2019, deve comparecer diante dos tribunais pelo sequestro destas pessoas, que foram mantidas a bordo de um navio da Guarda Costeira italiana durante cinco dias no Mediterrâneo.

O líder da extrema-direita italiana assegura que aplicou a sua "política de portos fechados" para tentar pressionar o resto dos estados-membros da União Europeia (UE) a aceitar a realocação destas pessoas.

Alemanha | Berlim conta quase 2 mil sem-abrigo


Capital alemã foi a primeira do país a realizar um censo sobre a população sem-abrigo a fim de reformular suas políticas públicas sobre o tema. Número é bem menor do que o estimado anteriormente pelas autoridades.

Berlim possui 1.976 sem-abrigo, segundo resultado do primeiro censo sobre esse tema realizado na Alemanha. O número divulgado nesta sexta-feira (07/02) é bem menor do que o estimado por autoridades, que variava entre 6 mil e 10 mil.

Batizado de "Noite da Solidariedade", o primeiro censo de sem-abrigo da capital alemã foi realizado no final de janeiro. Cerca de 2,6 mil voluntários participaram na iniciativa.

Divididos em grupos de três e cinco pessoas, eles percorreram mais de 600 áreas de Berlim com o objetivo de encontrar os sem-abrigo e aplicar um questionário sobre idade, nacionalidade e há quanto tempo vivem nas ruas.

"Agora sabemos muito mais sobre a idade dos sem-abrigo, seu género, de onde eles vêm e, pela primeira vez, há quanto tempo eles são sem-abrigo", afirmou a secretária de Integração, Trabalho e Cidadania, Elke Breitenbach.

Portugal | Sem justiça é a democracia que está em risco


Mário Motta | opinião

A separação de poderes da justiça e da política são, dos cargos desempenhados por uns e outros de ambos os setores da sociedade portuguesa, bens adquiridos e explícitos na Constituição de Portugal. Até porque, sabendo nós, tendo por experiência que quando durante o salazarismo fascista ambas se acasalaram imensas injustiças deram origem às maiores barbaridades fascistas e consequentes violações da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de que Portugal era signatário.

Signatário que não cumpria aquilo a que se comprometeu perante os seus pares na ONU. Só após o 25 de Abril de 1974 os Direitos Humanos em Portugal ganharam força de letra e de lei, de compromisso e de respeito, salvo casos pontuais, alguns condenados pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Sempre se constatou que em Portugal a Justiça possui membros que a envolvem numa áurea excessivamente conservadora, muitas vezes reacionária à democracia e às constitucionalidade, interpretando os Direitos Humanos de que Portugal é signatário a seu modo, suas conveniências e ideologias descaradamente de direita, que quase sempre encontram o seu caminho e práticas na aproximação ao fascismo e em extremismos prejudiciais ao povo que dominam - em tantos exemplos desumanos. Assim, lá se vai a democracia e os direitos e liberdades democráticas dos cidadãos.

Acresce, para exemplo, a constatação da existência de juízes e outros elementos do setor da Justiça que cumpriam com zelo os deveres ditatoriais, desumanos e antidemocráticos do Tribunal Plenário, instrumento da justiça política salazarista - que o mesmo é dizer nazi-fascista. Ali se deram bem juízes e outros do mesmo jaez, em conluio com a PIDE, a polícia política que torturava e assassinava direta e indiretamente portugueses opositores democráticos. A intolerância e os extremismos perduravam e eram a prática antidemocrática manhosamente denominada de justiça. Falsa justiça aplicada por juízes igualmente nazi-fascistas.

Na atualidade existem motivos mais que suficientes para os portugueses se preocuparem e ficarem permanentemente atentos ao que na justiça está a acontecer e que aparenta estar a ser tecido numa teia especifica desde há alguns tempos: o caminho e práticas da judicialização da política, de uma quantidade provavelmente avultada de atores em setores da justiça. Que alguma da comunicação social - para não dizer demasiada - auxilia e promove no caminho antidemocrático, semelhante ao que já vivemos no salazarismo.

Não por acaso, há tempos começámos e ver e escutar a expressão super-juiz sobre a pessoa de Carlos Alexandre, termo que assim ficou. Não por acaso assistimos a esse mesmo juiz ser vedetizado nas televisões, jornais e revistas. Outros haverá dessa mesma estirpe. Nestes casos o recato dos juízes e daqueles que se destinam a de facto aplicar a Justiça sem sofismas, sem vedetismos, tem sido mandado às urtigas. Um claro indício da teia que tem vindo a progredir com rumo aparentemente certo à judicialização da política. Algo que mostra resultados prejudiciais ao Estado de Direito democrático no Brasil, já o tendo comprovado em Itália e em muitos outros países.

No exemplo do juiz Carlos Alexandre é interpretação de muitos milhares ou de milhões de portugueses que ele é um juiz da ultradireita política. Atualmente ainda mais pelo seu empenho ou teimosia a pés-juntos demonstrado no Caso de Tancos para com o primeiro-ministro António Costa.

Acresce que não por acaso consta na comunicação social que André Ventura, do partido Chega (racista e xenófobo), antes de anunciar que se vai candidatar à Presidência da República nas próximas eleições, convidou o juiz Carlos Alexandre para ser ele a candidatar-se com o apoio do Chega e, obviamente, de extremistas portugueses que não aceitam a sociedade livre e democrática como um bem adquirido e a desenvolver. André Ventura já deixou explicito o seu racismo e xenofobia e as suas ambições programáticas de um país dominado por políticas e práticas assalazaradas de índole fascista.

Em abono da verdade acrescente-se que consta que o juiz Carlos Alexandre declinou o convite. Claro que sim, este não é o seu momento propício para tal candidatura. Não haverá quem derrote Marcelo Rebelo de Sousa na sua corrida para o exercício do segundo mandato presidencial. Para Ventura a candidatura não vai além de um jogo populista que lhe renderá mais uma oportunidade de caça aos eleitores incautos e muito maior visibilidade sem que na realidade revele as suas intenções políticas a pôr em prática se algum dia chegar ao poder que almeja. Já Hitler e seu séquito fizeram o mesmo.

Porquê, aqui, o exemplo de Carlos Alexandre? Porque é considerado o mais mediático, o que aceita de bom grado as injeções de vedetismo e populismo que certa e incerta comunicação social lhe dispensa e a que o promove com sua aceitação declarada e visível - parece que devidamente calendarizada. Recato, imparcialidade, é algo que Carlos Alexandre desconhece no que toca a populismo e consequente vedetismo. Quase que uma ave rara na sua postura perante os processos que julga e/ou intervém quando envolvem políticos, principalmente mais chegados à esquerda política. Já o mesmo não se verificou no Caso dos Submarinos (Juiz recusa reabrir caso dos submarinos), em que Paulo Portas, do CDS, interviu quando ministro da Defesa...

Decerto que o juiz Carlos Alexandre é senhor e dono do seu saber profissional para a aplicação da justiça nos processos que lhe cabem, mas tal deixa de ser inquestionável quando é sistemática a inobservância do recato que é aconselhável a quem julga processos tão complicados, tão baralhados. Tanto, que até parece que assim são propositadamente para que os cidadãos fiquem realmente em estado de confusão mental e se desliguem da atenção imprescindível que devem dispensar interessadamente aos atores da aplicação da justiça, assim como da política.

As opiniões divergem. É a democracia. São expressas livremente desde que tolerantes apesar de discordantes. É isso que permite manifestar as críticas a este ou àquele. Há os que as aceitam e reformulam seus comportamentos, assim como também existem os que se sentem impregnados de razões para enveredar por incorreções e atitudes criticáveis ou pelo menos desaprovadas pelos cidadãos que acompanham com um pouco mais de atenção o que acontece quotidianamente. Não se entendem dois pesos e duas medidas.

É certo que a democracia é um processo que não é perfeito e que aqui e ali lhe encontramos lacunas que não deviam existir, porém, se nos esforçarmos por melhorá-la, melhorando a nossa cidadania, beneficiaremos nós próprios e toda a sociedade a contento das aspirações da maioria dos portugueses. Tarefa que pertence principalmente aos políticos, aos juízes e profissionais da justiça, às polícias, etc… Mas também aos trabalhadores na generalidade. A todos os cidadãos que saibam ser exigentes pelo aperfeiçoamento do processo democrático e justo que se destina a todos e não só a alguns.

Assim não acontecendo é a democracia que está em risco, como se verifica atualmente, em Portugal, na UE, por todo o mundo. Sem justiça não existe democracia de facto.

*Na imagem: Juiz Carlos Alexandre

Portugal | Comissão Política de Rio eleita com resultado mais baixo desde 2007


38.º Congresso do PSD

A Comissão Política Nacional do presidente do PSD, Rui Rio, foi hoje eleita com 62,4% dos votos, disseram à Lusa fontes sociais-democratas.

A lista de Rui Rio foi eleita com 541 votos favoráveis, 227 brancos e 99 nulos. Registaram-se 867 votantes.

Há dois anos, a direção de Rio foi eleita com 64,7% dos votos, naquela que foi então a votação mais baixa desde 2007, quando Luís Filipe Menezes obteve 61,8%.

O PSD mudou os estatutos e adotou as eleições diretas em 2006, deixando de escolher o líder em congresso. Na reunião magna continuam a ser eleitos os órgãos nacionais como a Comissão Política Nacional.

A nova direção tem dois novos vice-presidentes, o deputado André Coelho Lima, que já era vogal da Comissão Política, e a deputada e ex-autarca de Rio Maior Isaura Morais.

Deixam o cargo de vice-presidentes Elina Fraga e o presidente da Comissão Política Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.

Mantêm-se como vice-presidentes David Justino, Isabel Meireles, Nuno Morais Sarmento e Salvador Malheiro e José Silvano continua como secretário-geral.

Em lista única, a Mesa do Congresso, que volta a ser presidida por Paulo Mota Pinto, foi eleita com 62,4% dos votos, já que recolheu 539 votos favoráveis, 229 brancos e 98 nulos.

A Comissão Nacional de Auditoria Financeira, liderada por Fernando Sebastião (que foi mandatário distrital de Rio nas últimas diretas em Viseu) conseguiu 66,1%, com 573 votos favoráveis, 209 brancos e 85 nulos.

No 38.º Congresso do PSD, que hoje termina em Viana do Castelo, estavam inscritos 948 delegados.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Global Imagens

Leia em Notícias ao Minuto: 

Portugal | Golpes e golpadas rumo à judicialização da política?*


A agenda política que se adivinha por trás do senhor Ventinhas

Jorge Rocha* | opinião

Uma vez mais vem ao de cima a confessada intenção, expressa em Congresso dos próprios - por sinal então patrocinada pelo Grupo Espírito Santo - em como ambicionavam transformar o século XXI naquele em que o poder caberia ao judicial, por entenderem terem sido os anteriores os do primado do legislativo e do executivo.

Como não somos inocentes só podemos constatar que, nos países onde essa ascensão do poder judicial se verificou - na Itália antes de Berlusconi ou no Brasil antes de Bolsonaro - o resultado subsequente fala por si quanto à malignidade da solução.

Temos, então, um sindicato, que se comporta como organização golpista, quando descreve a situação da Justiça como se configurasse um cenário de terror, prenunciador de um apocalítico fim do regime. O que pretende é suscitar uma ilegítima e, sobretudo, inaceitável pressão sobre  Lucília Gago, com um claro apelo à insubordinação. Razão mais do que justificativa para que o sr. Ventinhas seja indiciado judicialmente por atropelo à nossa ordem constitucional. 

É que a Democracia tem de responder firmemente a quem a quer transformar em coisa outra, à medida da agenda de extrema-direita, que se adivinha ser a deste tipo de sinistros paladinos.

jorge rocha  | Ventos SemeadosImagem: António Ventinhas, sindicato do Ministério Público

*Título PG – O subtítulo é o título no original

China, Macau | Resiliência


José Carlos Matias | Plataforma Macau | opinião

O céu parecia o limite. No espaço de semanas descemos a uma terra mergulhada num mar encrespado de ansiedade e incerteza. O surto do novo coronavírus virou do avesso a nossa vida, da cidade, do país, da região. Com repercussões cuja profundidade ninguém consegue estimar com exatidão. São dias que começam com a atualização do número de casos de infeções e mortes na China continental e continuam com novas medidas anunciadas em Macau e Hong Kong. São números de pessoas. Reais. Humanas.

Sejamos francos. Não estávamos preparados para viver este tempo. É por isso um período de resistência e resiliência.  E o maior teste ainda está para vir. Tal como é referido pelo Chefe do Executivo Ho Iat Seng, na carta aberta que enviou à população esta semana, a prevenção e combate à epidemia “entram agora numa fase ainda mais dura e difícil”. A decisão inédita e corajosa de encerramento temporário dos casinos era inevitável dado o agudizar da crise, podendo, quiçá, ter sido tomada dias antes. Em traços gerais, as autoridades de Macau – começando por Ho Iat Seng  -têm sido expeditas e firmes nas medidas e discurso de resposta ao surto, contribuindo para um clima de  confiança, essencial nestas alturas, não obstante o exagero de algumas reações.

Há que considerar também a questão das fronteiras com a  China continental, uma vez que na cidade vizinha de Zhuhai o número de casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus é particularmente preocupante, sendo quase o dobro de outras cidades vizinhas da Grande Baía.

Tailândia | Polícia abate soldado que matou 27 pessoas em centro comercial


A polícia tailandesa abateu hoje a tiro o soldado que matou 27 pessoas e feriu mais de 50 num centro comercial no nordeste do país.

O soldado tailandês, de 32 anos, que publicou fotografias e vídeos do ataque nas redes sociais, foi abatido a tiro num centro comercial de Nakhon Ratchasima, noticiou o canal de televisão Thai Rath, citando fontes da operação policial.

Depois de ter estado vários entrincheirado no centro comercial Terminal 21, cheio de pessoas no sábado à tarde, as forças de segurança tailandesas conseguiram entrar no edifício e retirar centenas de pessoas, antes de matarem o atacante.

Pelo menos 27 pessoas morreram e 57 ficaram feridas no tiroteio, anunciou no início da manhã deste domingo o primeiro-ministro tailandês.

"Não há precedentes na Tailândia e quero que esta isto nunca mais aconteça", declarou Prayut Chan-O-Cha, em conferência de imprensa, num hospital de Nakhon Ratchasima, para onde foram levadas as vítimas do ataque.

Dos 57 feridos, 25 já tiveram alta, indicou.

O chefe do Governo tailândês acrescentou que o motivo do atacante era pessoal e relacionado com um conflito devido à "venda de uma casa".

China | Coronavírus não dá tréguas. Número de vítimas mortais sobe para 811


O número de mortes por coronavírus aumentou hoje para 811, superando as mortes por SARS em 2002-2003, com um total de casos a chegar a 37.198, segundo dados oficiais.

No sábado, a Comissão Nacional de Saúde da China tinha anunciado 722 mortos pelo surto do novo coronavírus.

Segundo a Comissão, até ao fim do dia de sábado registaram-se 6.188 casos graves, enquanto 2.649 pessoas tiveram alta.

As autoridades fizeram seguimento médico a 371.905 pessoas, que estiveram em contacto com os infetados, dos quais 188.183 continuam em observação.

Hoje contabilizaram-se mais 89 mortes em relação aos números de sábado devido ao vírus 2019-nCoV, com epicentro na cidade chinesa de Wuhan, na província central de Hubei.

O SARS -- Síndrome Respiratório Agudo Severo fez 774 mortes no mundo inteiro.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países.

A Organização Mundial de Saúde declarou em 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que varia entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detetado.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Lusa

Mais lidas da semana