domingo, 9 de fevereiro de 2020

Confirmado segundo caso de coronavírus em Espanha


Trata-se de um elemento de uma família britânica que está em Espanha.

As autoridades espanholas confirmaram, ao início da manhã deste domingo, o segundo caso de coronavírus em Espanha. Trata-se de um elemento de uma família britânica que está em Maiorca.

A família, pais e duas meninas, foi admitida na passada sexta-feira no hospital das Baleares, depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada em França.

As análises realizadas ao pai revelaram infeção pelo novo coronavírus, mas a mãe e as meninas mantêm-se assintomáticas e as análises foram negativas, como indicou o Departamento de Saúde do Governo das Baleares, citado pelo El País. 

Para já, o paciente está bem de saúde, "saudável e praticamente não apresenta sintomas, mas enquanto for positivo vai manter-se em isolamento" no Hospital de Son Espases, revelou Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências do Ministério da Saúde. 

O responsável assegurou que o contágio não ocorreu em Espanha, mas as autoridades estão a avaliar as pessoas que tiveram contacto com este infetado para fazer o devido acompanhamento. Para Fernando Simón, há possibilidade de os restantes membros da família estarem também infetados, mas as análises não confirmam para já esse cenário.

O número de mortes por coronavírus aumentou hoje para 811, superando as mortes por SARS em 2002-2003, com um total de casos a chegar a 37.198, segundo dados oficiais. No sábado, a Comissão Nacional de Saúde da China tinha anunciado 722 mortos pelo surto do novo coronavírus. Segundo a Comissão, até ao fim do dia de sábado registaram-se 6.188 casos graves, enquanto 2.649 pessoas tiveram alta.

Filipa Matias Pereira | Notícias ao Minuto

Leia em Notícias ao Minuto:

Sem comentários:

Mais lidas da semana