quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Laivos nazis do racismo à portuguesa

Num trabalho de Joana Gorjão Henriques, em 2017, no Público, rebuscámos os conteúdos que em baixo publicamos de forma reduzida, com o convite aos interessados em ler sobre o “Racismo à Portuguesa”. Muitos outros conteúdos existem, de outros autores e de outras publicações em Portugal. O racismo existe. Existem imensos portugueses racistas. Existem imensos portugueses fascistas… e cada vez há mais a “sair da casca de laivos nazis”. Isso mesmo é muito visível no CDS e PSD e do conhecimento público. Mas quase todos parecem assobiar para o lado… E até admitirem (votarem) na existência de um Chega categoricamente nazi-fascista-racista. Atentatório das liberdades democráticas e constitucionais. Aproveitando-se delas para singrar e avançar no ataque a políticas de respeito a Direitos Humanos e democráticos. Tal qual a prática do hediondo Hitler e de outros racistas-nazi-fascistas do presente e da história universal.

Redação PG

RACISMO À PORTUGUESA

Como se manifestam as desigualdades raciais em Portugal? Abordamos diversas áreas, da habitação, ao emprego ou à educação. Falámos com procuradores, advogados, professores, activistas, investigadores, artistas, cerca de 50 pessoas de diversas áreas. Analisámos estatísticas, recolhemos testemunhos de quem se sente vítima de diversas formas de racismo. Esta é segunda parte da série Racismo em Português.

A justiça em Portugal é “mais dura” para os negros

Um em cada 73 cidadãos dos PALOP está preso. É dez vezes mais do que a proporção que existe para os portugueses. Magistrados e outros agentes do sistema judicial reconhecem que há duas justiças, uma para negros e outra para brancos. Esta é a primeira reportagem da série Racismo à Portuguesa

Ler mais

Há uma preferência “óbvia” dos senhorios em arrendarem casa a brancos

A segregação aumentou na área de Lisboa. Arrendar casa também está mais caro. O PÚBLICO fez um exercício de “testing”: três dos cinco supostos senhorios não trataram clientes de forma igual.

Ler mais

“Quero a oportunidade de provar que posso fazer igual aos brancos”

Em dez anos, 20% das queixas à Comissão contra a Discriminação Racial foram sobre situações laborais. Em circunstâncias iguais no emprego, há preferência pelos brancos, mostram estudos. Amélia Costa Injai só foi chamada a entrevista de emprego por não saberem que era negra

Ler mais

Dos afrodescendentes espera-se que não passem "da escolaridade obrigatória”

Uma sala de aula com filas atrás para os negros e à frente para os brancos. Uma professora com dificuldade em acreditar que a aluna merecia mesmo 18. “Obviamente que somos muito mais analisados, avaliados e escrutinados”

Ler mais

As várias faces do activismo negro

Estamos num momento histórico do activismo anti-racismo? Da violência policial à educação, do feminismo aos media, eis a diversidade do movimento. Penúltimo capítulo da série Racismo à Portuguesa

Ler mais

“Há muito mais famílias que tiveram escravos.” Mas não se fala disso

Francisco Sousa considera-se “afro-beneficiário”. A sua família teve pessoas escravizadas. Choca-o não se falar sobre esse passado. O antropólogo António Tomás diz que falta fazer este debate. Portugal ainda está “em negação”, diz a artista Grada Kilomba. Capítulo final da série Racismo à Portuguesa.

Ler mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana