quarta-feira, 24 de março de 2021

Moçambique | População de Palma em fuga após tiroteio junto ao projeto de gás

Várias fontes no terreno confirmaram à agência Lusa que a vila de Palma, em Cabo Delgado, está sob tiroteio. Instabilidade surge no dia em que petrolífera Total anunciou retorno da atividade em Afungi.

Várias fontes que estiveram em comunicação com a vila de Palma, em Cabo Delgado, confirmaram, esta quarta-feira (24.03), à agência Lusa que se ouvem disparos de metralhadora na vila e que a população está em fuga após relatos da entrada de grupos armados na região. Os atacantes estarão a entrar, segundo as mesmas fontes, a partir de dois locais, no lado sul que dá acesso a Mocímboa da Praia e em bairros de Palma na ligação para Nhica do Rovuma.

Os acontecimentos em Palma surgem no mesmo dia em que o Governo moçambicano e a petrolífera Total anunciaram a retoma gradual das obras do complexo industrial de Afungi, adjacente à vila de Palma, após reforço das condições de segurança.

Conforme relatado à Lusa por uma das fontes, os contactos deixaram de funcionar pouco tempo depois dos primeiros telefonemas a dar conta da situação, pelo que são conhecidos poucos detalhes. Mas as Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas mantêm forte presença em Palma, acrescentou. 

Outra fonte em contacto com a vila indicou que há estabelecimentos a ser assaltados e há ainda um relato que confirmou a fuga da população e deu conta de que há helicópteros a sobrevoar a vila. 

A Lusa tentou obter informação junto das Forças de Defesa e Segurança (FDS), mas sem sucesso. 

Deutsche Welle | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana