quarta-feira, 10 de março de 2021

Rejeitando a austeridade, democratas impulsionam pacote de ajuda de US $ 1,9 triliões

#Publicado em português do Brasil

Democracy Now

Enquanto o presidente Joe Biden se prepara para assinar o pacote de ajuda COVID de US $ 1,9 trilião em lei, falamos com a economista Stephanie Kelton, autora de "The Deficit Myth", sobre como o projeto de lei poderia ajudar a reduzir a pobreza infantil pela metade e fornecer um impulso econômico histórico para as pessoas mais pobres dos Estados Unidos. “Esta é uma legislação que reconhece a imensa dor que existe em todo o país e oferece ajuda”, disse Kelton, professor da Stony Brook University e ex-conselheiro de Bernie Sanders.

AMY GOODMAN : A Casa controlada pelos democratas está votando hoje para aprovar a versão final dopacote de ajuda COVID de US $ 1,9 trilhãohoje, em seguida, enviá-lo para a Casa Branca para o presidente Biden assinar. O congressista democrata Pete Aguilar, da Califórnia, saudou o projeto como a, citação, "a ação mais ousada em nome do povo americano desde a Grande Depressão". Os democratas conseguiram aprovar o Plano de Resgate Americano sem o apoio de nenhum legislador republicano, embora a vasta maioria dos americanos o apoie.

As principais disposições do projeto de lei incluem pagamentos de US $ 1.400 a dezenas de milhões de adultos, créditos fiscais infantis no valor de até US $ 3.600 por criança qualificada, benefícios federais suplementares de desemprego no valor de US $ 300 por semana, US $ 160 bilhões para vacinas COVID e programas de teste, US $ 170 bilhões para ajudar escolas abertas, mais de US $ 360 bilhões em ajuda para governos estaduais e locais e US $ 86 bilhões para ajudar a proteger as pensões de muitos trabalhadores sindicalizados. O projeto também inclui uma extensão de subsídios de seguro saúde e assistência nutricional e de aluguel

O projeto de lei final difere daquele inicialmente aprovado pela Câmara em alguns aspectos significativos. Não inclui o aumento do salário mínimo federal para US $ 15 por hora durante cinco anos. Também reduz o número de pessoas elegíveis para verificações de estímulo. Apesar dessas mudanças, o senador independente Bernie Sanders, de Vermont, elogiou o projeto de lei final durante uma entrevista na CNN na terça à noite.

SEN . BERNIE SANDERS : Na minha opinião, esta é a legislação mais significativa para os trabalhadores que foi aprovada em décadas. … O que esta legislação faz, Anderson, é abordar uma crise que este país tem ignorado por muito tempo. Temos uma das taxas mais altas de pobreza infantil de qualquer grande país da Terra. Essa legislação expandirá o crédito tributário infantil e reduzirá a pobreza infantil na América em até 50%. Sim, vamos prestar atenção às crianças na América, muitas das quais estão lutando por uma variedade de razões.

Essa legislação diz que no país mais rico da história do mundo, as pessoas não deveriam passar fome. Em minha comunidade, Burlington, Vermont, alguns meses atrás, centenas de carros fizeram fila para pacotes de alimentos de emergência que aconteciam em todo o país. Essa legislação auxilia para que, quando terminar a moratória dos despejos, as pessoas tenham assistência para permanecer em suas casas, seja um imóvel alugado ou sua própria casa. Esta legislação mais do que duplica o financiamento para centros de saúde comunitários.

AMY GOODMAN : Senador Bernie Sanders, falando na terça à noite na CNN .

Estamos agora acompanhados pela economista Stephanie Kelton. Ela é professora da Stony Brook University aqui em Nova York e autora de O mito do déficit: teoria monetária moderna e o nascimento da economia popular . Ela é uma ex-conselheira de Bernie Sanders que atuou como economista-chefe dos democratas no Comitê de Orçamento do Senado entre 2015 e '16.

Bem-vindo ao Democracy Now! , Professor Kelton. É ótimo ter você conosco. Você pode simplesmente expor o significado do que está sendo aprovado hoje, a possibilidade de que a pobreza infantil seja cortada pela metade, o nível de ajuda aos trabalhadores, etc.? Fale sobre os fundamentos deste projeto de lei.

STEPHANIE KELTON : Sim. Bem, obrigado por me receber.

Você sabe, o senador Sanders disse isso exatamente certo. Esta é uma legislação que reconhece a imensa dor que existe em todo o país e fornece ajuda. Quer dizer, o presidente Biden disse: “A ajuda está a caminho”. E esta legislação vai absolutamente mudar a vida de dezenas de milhões de pessoas neste país, pessoas que, pela primeira vez na vida, verão mais dinheiro em suas contas bancárias ao mesmo tempo. Eles serão capazes de pagar todas as contas que têm, em vez de tentar descobrir qual adiar este mês e como tentar recuperar mais tarde.

Você sabe, a legislação é inovadora. Não há dúvida sobre isso. E sim, não incluiu tudo o que os progressistas esperavam que estivesse neste projeto, mas, você sabe, acho que não há como negar que esta é uma grande vitória para o partido e para muitos progressistas, que pressionaram muito para garantir que a legislação enviasse o alívio exatamente para onde era mais necessário.

JUAN GONZÁLEZ: Bem, Stephanie Kelton, você poderia ser um pouco mais específico em termos especialmente do que tem que ser o mais - a parte mais recente e a parte potencialmente mais abrangente, é esse crédito de imposto infantil, e explicar como funcionaria ? Porque havia um crédito de imposto infantil aprovado em dezembro no último pacote de estímulo, mas isso o estenderia por mais um ano, ao longo de 2021, como um pagamento mensal por criança para famílias na América. Explique a mecânica. E também, é apenas para o ano passado e este ano. E quanto ao futuro?

STEPHANIE KELTON : Sim, você está certo. Então, essa é uma expansão temporária e um aumento também. E assim, o que muitas famílias verão é um cheque enviado pelo correio. E para cada criança, em média, as pessoas pagariam algo em torno de US $ 300 por criança por mês. É um aumento significativo em relação ao que era feito no passado, que era de $ 200.

E você está certo em apontar que é temporário. E os democratas definitivamente esperam que não permaneça temporário, que isso seja algo que eles possam avançar para tornar permanente nos próximos anos, porque, você sabe, Juan, muitos países têm programas como este. Eles têm um dividendo infantil. Eles fornecem suporte mensal para famílias com determinados níveis de renda. E é muito generoso. A maioria das famílias irá, de fato, se beneficiar com isso. Então, isso é algo que outros países ricos fazem há muito tempo. Os EUA têm sido retardatários nesse aspecto. E assim, estamos começando a alcançar muitos outros países ricos ao redor do mundo. Enviar pagamento direto para famílias com crianças permite que elas, você sabe, cubram as despesas dos filhos, que, é claro, são incrivelmente altas neste país.

JUAN GONZÁLEZ: E você poderia responder às críticas que temos ouvido um pouco dos republicanos que se opõem a essa legislação, de que havia uma grande parte desse pacote de estímulo que visava resgatar governos estaduais e locais, muitos dos quais eles afirmam, como a Califórnia, realmente não precisa do apoio do governo federal? Você poderia responder a essas questões da ajuda aos governos municipais e estaduais no pacote?

STEPHANIE KELTON : Bem, claro. Portanto, os governos estaduais e locais foram atingidos. Não há dúvida sobre isso. E quando a economia desacelera e as receitas caem de um penhasco, os governos estaduais e locais estão em grande estresse, porque dependem muito da receita tributária para cobrir as despesas, você sabe, serviços estaduais e municipais e assim por diante.

Portanto, não é apenas um problema de estado azul. Eu sei que é o que os republicanos gostam de dizer, que isso é de alguma forma um resgate para os estados azuis, este é um resgate para governadores que administraram mal as finanças públicas e prometeram muito com pensões e assim por diante. Mas a realidade é que seis dos dez estados que mais precisam de assistência federal são estados vermelhos. Então, isso vai proporcionar alívio para os governos estaduais e locais em todo o país, vermelho e azul, e simplesmente não é o caso de que isso só vai beneficiar os estados e governadores azuis que administraram mal as finanças.

AMY GOODMAN : Stephanie Kelton -

JUAN GONZÁLEZ: Há também - 

AMY GOODMAN : Oh, vá em frente, Juan.

JUAN GONZÁLEZ: Há uma expansão da cobertura do Affordable Care Act, não há, em termos de fornecer subsídios federais para seguro saúde para trabalhadores desempregados? Você poderia falar sobre essa parte também?

STEPHANIE KELTON : Sim, absolutamente. Este é um reforço da Lei de Cuidados Acessíveis. Ele estende subsídios e torna mais fácil para as pessoas que estão comprando serviços de saúde adquirirem serviços de saúde na bolsa. Ele aumenta o valor do apoio que você recebe do governo federal para comprar seguro saúde. Limita o valor, o valor máximo, que você tem que pagar do próprio bolso pelo seguro saúde em 8,5% da sua renda familiar. Então, isso é - e isso expande o Medicaid. Portanto, há todos os tipos de coisas que esta peça de legislação faz em termos de saúde, proporcionando aos governos estaduais e locais algum alívio adicional, porque o governo federal está intensificando com mais dólares para o Medicaid e para expansões da Lei de Cuidados Acessíveis.

AMY GOODMAN : Se você pudesse falar mais sobre a mudança significativa do que isso significa para o povo americano? E mesmo que os republicanos não estejam aderindo e apoiando isso, há na verdade poucas críticas fundamentais a essa mudança, toda a ideia de um tipo de socialismo europeu, que é muito bem aceito em toda a Europa Ocidental, e a ideia de que, quero dizer, você ter pais de 93% das crianças americanas, 69 milhões de pessoas, receberá cheques mensais, você sabe, realmente terá um impacto especial sobre as crianças mais pobres, crianças de cor, embora ajude quase todas as pessoas no país. E se você acha que isso pode continuar, o que, claro, é a esperança fundamental de muitos, não apenas um resgate este ano, mas um novo modelo de renda garantida, um piso para as famílias neste país?

STEPHANIE KELTON : Acho que sim, Amy. Quer dizer, seria - em certo sentido, você sabe, seria cruel demonstrar que o governo federal tem a capacidade, com uma peça de legislação, de mudar a vida de dezenas de milhões de americanos, para levantar apenas metade de todas as crianças neste país que vivem hoje na pobreza - não viverão na pobreza nas próximas semanas e meses por causa desta lei. Agora, muitas das provisões de que falamos são temporárias, e isso significa que quando expirarem, se for permitido que expirem, essas mesmas famílias, muitas delas, voltarão à pobreza.

Então, o que o governo está fazendo com esse projeto de lei é demonstrar que, de certa forma, a pobreza é uma escolha de política e que o Congresso pode intensificar e mudar isso com uma peça de legislação, com um compromisso adicional, com a duplicação de alguns de esses programas que os tornam permanentes e que demonstram que o governo está comprometido não apenas em aliviar a tensão em tempos de crise, mas em erradicar fundamentalmente a pobreza neste país.

AMY GOODMAN : E eu também gostaria de perguntar a você sobre as cláusulas trabalhistas neste pacote de US $ 1,9 trilhão, o resgate para uma longa lista de fundos de pensão trabalhistas importantes e o que isso significa.

STEPHANIE KELTON :Bem, eu acho, você sabe, muitas pessoas, por muitos anos, ficaram extremamente preocupadas que um dia chegaria o dia em que seu empregador lhes diria: "Sinto muito, mas a pensão está subfinanciada, e você está não iria receber os benefícios prometidos com os quais você contava enquanto trabalhava para esta empresa, não fez outras escolhas, permaneceu empregado aqui porque tinha uma participação na empresa e ia trabalhar e ganhar sua pensão no final da sua aposentadoria. ” Muitas pessoas pensaram: “Sabe, parece que haverá uma possibilidade de que os estados descumpram essas promessas, de que vão cortar as pensões”. E, sabe, isso pode mudar isso para muitos trabalhadores, que agora podem ter a sensação de segurança que de fato vão receber, no final da vida profissional,

JUAN GONZÁLEZ: Queria perguntar a você - o presidente está prestes a embarcar, primeiro, em um discurso à nação. Em seguida, ele fará, em essência, uma campanha em todo o país em torno da importância desse projeto de lei. Dado o fato de que o Senado está tão dividido e que as perspectivas de qualquer outra legislação importante ser aprovada sem o apoio dos republicanos são muito escassas, não é este projeto, em essência, a principal conquista que o governo Biden tentará alcançar nas eleições de meio de mandato, dizendo ao povo americano: “Vê o que os democratas podem fazer? Se nos der maioria suficiente no Congresso, podemos continuar assim ”?

STEPHANIE KELTON : Espero que não, Juan. Eu realmente quero. Espero que o presidente Biden tenha sucesso em - você sabe, ele se referiu a isso como um pagamento inicial. E ele deixou bem claro que este é o pacote de resgate. Isso é apenas para nos ajudar a superar a emergência imediata com a pandemia e as consequências econômicas. E assim que conseguirmos uma posição estável nessa frente, ele quer mais. Ele quer um plano de recuperação. Ele está falando sobre trilhões de dólares em gastos adicionais para a agenda “Construir Melhor”. Ele quer infraestrutura, clima e uma série de outras coisas. Então, eu realmente espero.

E eu entendo, você sabe, a política envolvida. Trabalhei no Senado por um período de tempo e sei que vai ser difícil. E eu sei que pessoas como o senador Manchin expressaram o desejo de obter o próximo pacote em uma base bipartidária, de não depender da reconciliação para fazer isso. Ele falou sobre acreditar que de alguma forma ele pode chegar a 60 votos, que ele pode conseguir os republicanos a bordo, mesmo que inclua alguns aumentos de impostos para compensar alguns dos gastos. Então, é aí que fico nervoso. Não vejo isso como um caminho muito realista para o futuro. Acho que se os democratas estão preparados para entrar com mais um pacote de reconciliação no final deste ano e fazê-lo, com toda a probabilidade, numa base de linha partidária, então acho que essa é a melhor chance. E então você tem um golpe duplo indo para o semestre.

AMY GOODMAN : E você pode falar sobre a perda dos progressistas de incluir o aumento do salário mínimo para US $ 15 por hora em cinco anos e como você vê isso sendo realizado?

STEPHANIE KELTON : Sim, aquele doeu, obviamente. Isso doeu muito. Os progressistas não estão desistindo disso. Você provavelmente ouviu o senador Sanders falar sobre isso em vídeos e em entrevistas nos últimos dias. Ele disse: “Essa coisa não está indo embora e a luta não acabou”. E ele prometeu que iríamos aprovar um aumento do salário mínimo. Ele não está desistindo de 15 dólares por hora. Eu sei que muitos democratas e todos os progressistas não estão desistindo disso.

Então, não sei, Amy, como você chegou lá. Eu realmente não quero. Não sei se vamos conseguir ver US $ 15 por hora pagos em uma conta independente este ano. Talvez consigamos US $ 11 em dois anos, e então voltamos com um - talvez pegando cadeiras na Câmara e no Senado, você fortalece os números, e então você volta e dá outra mordida na maçã. Eu não sei como isso vai acabar. Mas acho que há republicanos suficientes que querem aumentar o salário mínimo, então podemos conseguir algo. Mas, você sabe, se chegarmos a US $ 15 é - é uma luta difícil.

AMY GOODMAN : Além disso, acabamos de falar, nas manchetes, sobre a recente nomeação de dois líderes antitruste para cargos importantes do governo. Tim Wu, que cunhou o termo “neutralidade da rede”, defendeu a separação do Facebook, foi nomeado para o Conselho Econômico Nacional. E a professora de direito de Columbia, estudiosa antitruste Lina Khan deve ser nomeada para um assento na Comissão Federal de Comércio. O professor Zephyr Teachout tuitou, “antitruste não é apenas uma questão de grande tecnologia. É agricultura e hospitais. É sobre política democrática / econômica em geral. Sobre como o poder privado é disperso ou centralizado. Khan e Wu não são 'críticos de tecnologia', eles são antimonopolistas visionários em todas as áreas. ” O significado disso? E em um quadro mais amplo, se você puder falar sobre o que você vê que precisa ser feito?

STEPHANIE KELTON : Bem, acho que é significativo. Esta não é minha área de especialização exclusiva, mas eu sei que Zephyr não distribui elogios levianamente, e que ela está tão entusiasmada com esses dois indivíduos diz muito. Eu acho que, você sabe, a disposição de Biden de nomear pessoas como essa para posições como essas fortalece o caso de que ele vai levar a sério a proteção do consumidor e antitruste, de forma mais ampla, mas o crescimento de monopólios e poder de precificação e abusos e todos os o resto. Então eu acho que fala bem. Eu sei que houve alguns compromissos no início que levantaram sobrancelhas e deram aos progressistas algum motivo de preocupação, mas acho que esta é uma boa maneira de equilibrar alguns deles. E anomeaçãoda FTC é obviamente muito, muito significativa.

AMY GOODMAN : Stephanie Kelton, queremos muito agradecer a você por estar conosco, economista, ex-conselheira de Sanders, autora de O mito do déficit: teoria monetária moderna e o nascimento da economia popular .

Em seguida, o Dr. Cornel West sobre os primeiros 50 dias de Biden no cargo e sobre a luta malsucedida de West pela estabilidade em Harvard. Fique conosco.

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