sexta-feira, 21 de maio de 2021

Perdoar Salgado, e como 'eles' sabem-na toda… para tramarem o povoléu

Como quase sempre começamos… mal. Mas a seguir pode chegar à leitura do Curto do Expresso, por Paula Santos. Ela traz poucas- vergonhas mas também referências à cultura. Sobre literatura e mais dessa vertente. E mais, muito mais. Depois vá ler. Agora vamos às poucas-vergonhas.

A multa de Salgado está prestes a prescrever… Vai ser a multa e todas as vigarices e crimes que tem cometido ao longo da vida de Dono Disto Tudo. Hem! Quanto não vale ter amigos cúmplices nos vários setores do sistema político, económico e muito provavelmente judicial!? Hem! Ao que parece o vígaro e criminoso em potência ainda é dono disto tudo ou, pelo menos, dono dos que comprou, incluindo jornalistas que nem sabemos quem são porque – como sempre – seguindo a máxima de que o corno é sempre o último a saber também os vigarizados, os roubados, só ficam a saber muito depois. E mesmo assim não sabem tudo. Prescrições são o modo de sofisticado (hipócrita) de declarar perdão a Salgado. Eles sabem-na toda… para tramarem o povoléu.

Outra vergonha é a alegria por ter sido anunciado o cessar fogo na Palestina. Falta saber se é mesmo correspondente à realidade, se o anunciado não é quebrado. Alegria porquê? Porque Israel pode, quer e manda e se está nas tintas desprezíveis de deixar de fazer aos palestinianos aquilo que os nazis lhes fizeram? O que há fazer com Israel é isolar com sanções radicais que ponha o país a chiar de fininho. É um país assassino com um vasto rol de protagonizar crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A hipocrisia dos EUA, da EU e muitos outros países também pode ser e é (por muitos) considerada cúmplice. Que os palestinianos lhes atiram foguetes e atacam o país, que são extremistas. Mas quem não seria se acaso visse a sua casa ou o seu país ocupado, o seu povo despejado das casas, os seus filhos e filhas – crianças – a morrerem indiscriminadamente… Claro que com o poderio militar-destrutivo e assassino de Israel os palestinianos passam as suas curtas vidas a tentarem libertarem-se. Também nós, portugueses, reagimos e libertámo-nos da ocupação espanhola, em 1640. Os tempos são outros, certo, mas deverá manter-se a gana de que é preferível morrer para libertar-nos e à Pátria do que ser servo dos ocupantes. Muito mais haveria a dizer, mas nada que se pensarmos e bem todos sabem. Os sábios dizem que aquilo é bíblico. Mas nos sábios há muitos que ganham com as guerras, com as indústrias dos armamentos… e são por Israel – que é onde se abastecem dos milhões de dólares. Eles sabem-na toda para tramar o povoléu.

Enquanto isso, vendem à Palestina foguetes, armas “leves”, e para Israel, sem pejo, até admitem que seja uma potência nuclear fora da lei. Isso e para além de aquele país de criminosos bombardear as populações civis indiscriminadamente. E depois, querem que a Palestina faça o quê. Que se fique, que se submeta a condições desumanas exercidas por Israel? Pois é. Mas mesmo pobres seguem a teoria do quem não tem cão caça com gato. Quem não tem armamento sofisticado atira pedras e foguetes.

Adiante que se faz tarde. Escrever (pensar) sobre esta “história bíblica”, por esta pouca vergonha e grandes crimes dá para nos sentirmos agoniados e vomitar-nos. Certo é que os vigaristas como os Salgados, os criminosos como Israel estão na mó de cima, e grande parte dos políticos e militares nos poderes de imensos países não são melhores pessoas que esses tais sevandijas e assassinos.

Algo bom, a que Paula Santos faz referência no Curto que vão ler a seguir: o Novo Banco pode vir a beneficiar de mais ajuda do Fundo de Resolução em 2022… Bom para eles, evidentemente. Novo Banco – Novos Saques. É um fartote que sobrecarrega os contribuintes português. Milhares de milhões, e milhões, e milhões. A negociata nunca mais pára e o povinho fica muito sossegado a vê-los extorquirem-nos. Apetece dizer, berrar: “Abram os olhos, mulas. E ajam.”

Fim desta prosa com apelo ao ‘vomitorium’. Lá vamos, cantando e rindo… de nojeiras em nojeiras lusas. E um pouco (demasiado) por todo o mundo. Grande líderes nacionais e mundiais da treta. 

O Curto com bom mau e assim-assim, a seguir. Porreiro, pá! Bom dia, se conseguirem.

MM | PG


Bom dia este é o seu Expresso Curto

A multa a Salgado em risco de prescrever. O puzzle de uma direita às avessas. E a angústia em Ceuta

Bom dia!

Em dia de Expresso nas bancas, começo por um tema no topo da atualidade.

Está em vigor desde esta madrugada o cessar fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

Em 10 dias, a guerra fez cerca de duas centenas e meia de mortos, a esmagadora maioria do lado palestiniano onde se contabilizam também cerca de 1600 feridos. Israel refere pelo menos 340 feridos.

A pressão internacional aumentou nos últimos dias numa tentativa de pôr fim ao conflito.

O tema merece destaque na edição do Expresso que já está nas bancas.

Não faltam relatos de angústia de parte a parte, que se intensificam sempre que “a noite chega”. Reportagens que nos transportam para o terreno onde tudo aconteceu nas últimas semanas.

O tema é incontornável, mas há muito mais em destaque.

Começo pela manchete: “Multa a Ricardo Salgado em risco de prescrever”.

Falamos dos processos de contraordenação do Banco de Portugal ao antigo presidente do BES. Um deles, que envolve uma coima de 290 mil euros, está encalhado no Tribunal da Relação de Lisboa em risco de prescrição.

Com as negociações do Orçamento do Estado no horizonte, é tempo de o Governo começar a contar espingardas… que é como quem diz, reunir apoios que permitam viabilizar o texto.

Revelamos esta semana que António Costa pressiona os ministros para segurar o PCP no Orçamento. É preciso acelerar a execução e concretizar o que resultou da última negociação com a esquerda.

O Governo ouviu os recados comunistas e o Conselho de ministros decidiu tornar prioritária a passagem do papel à prática, de olhos postos nas conversas que vão realizar-se com o partido de Jerónimo de Sousa.

O ultimato de Rui Rio. O presidente do PSD, sabe o Expresso, admite suspender funções se vier a ser sancionado pelo Conselho de Jurisdição do partido numa reunião marcada para a próxima segunda-feira. Rio e Adão Silva são visados por não terem dado seguimento a uma moção aprovada em congresso que previa a realização de um referendo sobre a eutanásia.

Vem aí novas regras para a autorização de escutas a órgãos de soberania. Escutar PR ou PM terá de passar por um processo de autorização diferente do atual, é o que defende uma proposta do Conselho Superior da Magistratura. Se for aprovada no Parlamento, obriga a uma alteração no Código de Processo Penal.

Há ranking das escolas para conferir esta sexta-feira. Num ano de enormes e difíceis desafios, sublinha-se a subida das notas. Há muito para desvendar no dossier que preparámos e que não esquece, naturalmente, as escolas públicas e privadas que mais se destacaram.

40 casos de mutilação genital foram registados em Portugal desde o início do ano. O que mostra que a prática continua enraizada, apesar de constituir um crime.

Nos destaques de primeira página do Expresso, há uma foto que nos prende o olhar.

Retrata o cenário que se tem vivido em Ceuta nos últimos dias. Um marroquino entre militares espanhóis. Um homem de aparência frágil entre uma dezena de outros que o vigiam.

A história de uma luta pela sobrevivência conta-se numa frase registada pela reportagem do Expresso: “Só quero um futuro”. Mas é sobretudo do presente que lhe falamos nesta edição e de como estes dias em Ceuta têm sido o reflexo de uma crise nunca vista.

Crise é uma palavra que frequentemente nos remete para o Caderno de Economia onde esta semana começamos por fazer contas.

Cinco vezes mais. A pandemia levou a que, no ano passado, se multiplicassem por 5 os investimentos no interior do país. Foram criados mais mais 4 mil postos de trabalho. Notícias positivas, no balanço que a ministra da Coesão Territorial fez ao Expresso.

Numa semana que volta a ser marcada pela Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco, relembramos os protagonistas de peso (em destaque na foto de primeira da Economia) e juntamos os factos que nos permitem chegar a conclusões. Destaco esta: o Novo Banco pode vir a beneficiar de mais ajuda do Fundo de Resolução em 2022, mesmo que venha a ter lucros.

Uma única multa ao longo de um ano inteiro. O balanço, surpreendente, refere-se à atuação da Comissão Nacional de Proteção de Dados que só aplicou uma coima por infração do regulamento da Proteção de Dados.

No imobiliário, trazemos-lhe o desafio de viver em 19 metros quadrados. Chegaram os microapartamentos, de rendas mais baixas, a pensar nos estudantes e… não só.

Presidência portuguesa da União Europeia

Já há acordo sobre “certificado covid”, mas primeiro conto-lhe que há novidades em matéria de vacinas em Portugal.

Maiores de 30 anos podem vir a ser vacinados já a partir de junho, ao lado das faixas etárias dos 40 e 50 anos.​​​​​​

A Presidência portuguesa da UE fechou, na quinta-feira, o entendimento com o Parlamento Europeu sobre o “passe” de viagens. O documento pode ser pedido por quem foi vacinado, quem tem um teste negativo ou por quem já recuperou da doença. Deverá entrar em vigor em julho.

O Parlamento Europeu
não consegue impor testes grátis, mas a Comissão compromete-se a mobilizar 100 milhões de euros para testes acessíveis, com a possibilidade de um reforço extra. O nome proposto pelos eurodeputados também foi aceite: vai passar a chamar-se "Certificado Digital Covid da UE" em vez de "Certificado Verde Digital".

Vacinas. A Comissão Europeia formalizou o terceiro contrato com a BioNTech/Pfizer para a compra de 1,8 mil milhões de doses da vacina Comirnaty, que assenta na tecnologia do RNA mensageiro. Os Estados-membros concordaram na manutenção de compras conjuntas de vacinas contra a covid-19 até 2023, priorizando fármacos com uma "opção larga de tecnologia vacinal", anunciou Marta Temido, que presidiu, a partir de Lisboa, a uma reunião de ministros da Saúde da EU.

Seguimos para os destaques da Revista.

Na semana que antecede a realização da Convenção do Movimento Europa e Liberdade e do Congresso do Chega, fazemos o diagnóstico da direita em Portugal… melhor dizendo, juntamos as várias peças e construímos um puzzle que permite uma leitura do atual momento da direita política.

A capa da Revista destaca o texto assinado pela Ângela Silva que lhe permite conhecer “as curvas que a direita tem pela frente”.

Dois temas que não pode perder: o drama da milionária que não consegue ver-se livre do dinheiro. A história da ex-mulher de Jeff Bezos, a terceira mulher mais rica do mundo.

Na área tecnológica, contamos-lhe como os assistentes virtuais vão tomar conta do mundo, que é o mesmo que dizer que a voz está a ganhar terreno e falar com as máquinas será cada vez mais natural.

Tem muito mais para ler, no seu jornal ou no online do Expresso em permanente atualização. Não perca de vista as notícias especializadas da Tribuna e da Blitz.

A edição em papel, tem versão digital a que pode aceder. São mais de 150 páginas com notícias, reportagens e opinião.

Esta semana volta a ter a oferta de mais um Guia de Receitas Saudáveis a pensar na praia.

Boas leituras uma excelente sexta-feira!

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana