sábado, 4 de setembro de 2021

Portugal | Vacinas são eficazes... Mas não para todos

Metade dos mortos com Covid-19 em agosto tinham sido vacinados, mas vacinas são eficazes

DGS revela números que mostram que risco de morte e de hospitalização desce drasticamente com a primeira e ainda mais com a segunda dose.

Dependendo da idade, o risco de morte é três a sete vezes mais baixo entre quem tem a vacinação completa, na comparação com quem ainda não recebeu qualquer vacina.

O diagnóstico é feito no último relatório das linhas vermelhas divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), num efeito que também é visível na diminuição do risco de hospitalização com a infeção.

O documento da autoridade nacional de saúde indica que Portugal regista cada vez mais vacinados contra a Covid-19 que acabam por morrer, mas a DGS explica que isso é, no fundo, normal e já era esperado.

Os dados de agosto revelam que no último mês se contaram 177 mortos com SARS-CoV-2 em Portugal e a maioria, 96, já tinham o esquema vacinal completo - 18 tinha a vacinação incompleta e 63 ainda não tinham recebido qualquer dose.

Pode parecer estranho, mas o relatório sublinha que estes números não são sinal de falta de eficácia, pois "a população mais vulnerável está quase totalmente vacinada e é esperado que a proporção de casos com vacinação concluída aumente" em relação ao total de óbitos com Covid-19.

A DGS faz, aliás, contas e revela que a vacina protege mesmo quem já a recebeu, reduzindo em três a sete vezes o risco de morte.

Nos maiores de 80 anos, por exemplo, 22,5% dos infetados com Covid-19 sem vacina morreram, número que desce para 5,7% entre quem tem a vacinação completa.

Dos 70 aos 80 anos essa diferença desce de 16,7% para 1,5%, enquanto que dos 60 aos 70 anos diminui de 10,4% e 1,1%, na comparação entre quem não estava ou estava totalmente vacinado.

Nuno Guedes | TSF

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19 - TSF

1 comentário:

Anónimo disse...

Economias inteiras afundando.
Numero de famintos e pobres incluindo a classe "media" sobe as centenas de milhoes,
E centenas de milhoes de cultivadores e ilhéus que dependiam do turismo e direta ou indiretamente conectados com agricultura, aquacultura e extrativismo sem uma renda decente ou sem ela "at all" nesses dias sem liberdade.
Todo um emaranhado de serviços e produçao afetados, fluxo de alimentos cada vez mais controlados por uma minoria causando 'angelicas' disrupçoes de fornecimento, inflaçoes aumentam globalmente, salarios estagnados ja a priori desta plandemia e agora ainda mais desfasados com a indecente impressao de mais e mais dinheiro, em alguns paises no setor de restaurantes so 9% obtem lucro na presente atualidade!
A tecnocracia impera e seremos automatos e servos dela, isso se sobrevivermos todas as injeçoes que ainda estao por vir pois ja e sabido que elas nao funcionam como prometido e muitos sentem em seus corpos as consequencias negativas, mas agora temos que toma-las sempre que "eles" nos mandarem, seremos perfeitos servos da grande farma e da ciencia corporativa ate que a morte nos separe.
Sendo que la fora onde a midia controlada nao fala de, existe varios bilhoes de pessoas andando saudavelmente pelas ruas indo aos seus trabalhos e voltando em casa sem nenhum temor de cair morto como mostrava esta midia mentirosa com aqueles videos de chineses caindo pelas ruas, estes bilhoes sem nenhuma culpa por terem seus ingressos cada vez mais diminuidos ou extirpados por confinamento em massa, histeria em massa, desemprego em massa, terceirizaçoes em massa, forçadamente calados em massa por uma microscopica e sinistra elite global que esta a fazer rios de riquezas em seus investimentos nas bolsas de valores enquanto imposiciona cinicamente mais mandatos e restriçoes ao cada vez mais pobre ‘precariat’. Mas ninguem ve isso, a esquerda resolveu afundar a cabeça na areia, ou melhor na lama, e nao enxergar o que esta obvio aos olhos de um atento.
Talvez porque assim nao perca votos dentro da maioria mundial composta de mais de 70% de ignorantes ingenuos, fieis ungidos com o consentimento manufaturado da tv e da midia controlada.
E agora cegos fieis a nova religiao da gripe absurdamente (sarc) fatal e seus sicofantas hipocondriacos.
É como o pastor sermando ao fim de semana sobre como melhorar o dificil relacionamento de Joao e Maria em dias de sempre menos e evitando de falar da realidade que nos assola que estamos todos sendo meticulosamente amestrados contra nossa vontade para um ‘bem maior’ e que temos que jogar fora nossa individualidade no lixo e abraçar sem questionar a hipocondriaca nova religiao da injeçao que "salva" mas mata a economia e desenvolvimento humano, limpemos nossas maos no sagrado gel alcolico e coloquemos nossa abençoada mascara sufocadora (nem mais temos o direito de uma respiraçao saudavel e natural) e tambem em nossos filhinhos e filhinhas e vamos a fila receber a sagrada hostia injectada.
Por favor Deus se o Senhor estiver por ai nos salve desses bem sinistros tempos de pre-fascismo.

Mais lidas da semana