terça-feira, 7 de setembro de 2021

Talibã anuncia novo governo afegão

# Publicado em português do Brasil

Aljazeera

O porta-voz do Taleban disse que o novo governo provisório será liderado por Mohammad Hasan Akhund.

O Taleban anunciou os nomes de vários membros de um novo governo provisório no Afeganistão liderado por Mohammad Hasan Akhund.

Abdul Ghani Baradar será o vice-líder e Sirajuddin Haqqani, filho do fundador da rede Haqqani, foi nomeado ministro do Interior, disse o porta-voz Zabihullah Mujahid em entrevista coletiva em Cabul nesta terça-feira.

O mulá Mohammad Yaqoob, filho do fundador do Taleban, Mullah Omar, foi nomeado ministro da defesa. Hedayatullah Badri será o ministro interino das finanças, enquanto Amir Khan Muttaqi, um negociador do Taleban em Doha, foi nomeado ministro das Relações Exteriores.

“O Emirado Islâmico decidiu nomear e anunciar um gabinete provisório para realizar as obras governamentais necessárias”, disse Mujahid.

Mujahid nomeou 33 membros do “novo governo islâmico” e disse que os cargos restantes serão anunciados após cuidadosa deliberação.

A reportagem de Charles Stratford da Al Jazeera de Cabul disse que muitos dos nomes anunciados por Mujahid eram “rostos antigos”.

“Também é importante dizer que muitos desses nomes, a grande maioria deles são na verdade pashtun e não estão levando em consideração, possivelmente os críticos diriam, a grande diversidade étnica deste país.”

Obaidullah Baheer, da Universidade Americana do Afeganistão, disse que o anúncio do governo em exercício pelo Taleban não faz “nenhum favor à sua causa de reconhecimento internacional”.

“A quantidade de tempo gasta não foi para discutir ou negociar a inclusão ou potencial compartilhamento de poder com outros partidos políticos. Esse tempo foi gasto em saber como dividir esse bolo entre suas próprias fileiras ”, disse Baheer à Al Jazeera de Cabul.

Mujahid destacou que o gabinete foi um governo “atuante” e que o grupo “tentará levar gente de outras partes do país”.

O anúncio é feito uma semana depois que os Estados Unidos completaram sua retirada, encerrando sua ocupação de 20 anos no país.

O Taleban prometeu um governo "inclusivo" que representa a complexa composição étnica do Afeganistão - embora as mulheres provavelmente não sejam incluídas nos escalões superiores.

Não estava claro qual a função que no governo seria desempenhada por Mullah Haibatullah Haibatullah Akhunzada, o líder do Taleban, que não foi visto ou ouvido em público desde o colapso do governo apoiado pelo Ocidente e a tomada de Cabul pelo Taleban em Agosto.

Aljazeera com agências

Na imagem: O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Sartaj Aziz, recebe o mulá Mohammad Hassan Akhund, à esquerda, em uma base da Força Aérea em Rawalpindi, a cerca de 25 km de Islamabad, 25 de agosto de 1999. O Talibã anunciou o mulá Mohammad Hasan Akhund como líder de seu novo governo no Afeganistão em 7 de setembro , 2021 [Saeed Khan / AFP]

Sem comentários:

Mais lidas da semana