# Publicado em português do Brasil
O porta-voz do Taleban disse que o novo governo provisório será liderado por Mohammad Hasan Akhund.
O Taleban anunciou os nomes de vários membros de um novo governo provisório no Afeganistão liderado por Mohammad Hasan Akhund.
Abdul Ghani Baradar será o vice-líder e Sirajuddin Haqqani, filho do fundador da rede Haqqani, foi nomeado ministro do Interior, disse o porta-voz Zabihullah Mujahid em entrevista coletiva em Cabul nesta terça-feira.
O mulá Mohammad Yaqoob, filho do fundador do Taleban, Mullah Omar, foi nomeado ministro da defesa. Hedayatullah Badri será o ministro interino das finanças, enquanto Amir Khan Muttaqi, um negociador do Taleban em Doha, foi nomeado ministro das Relações Exteriores.
“O Emirado Islâmico decidiu nomear e anunciar um gabinete provisório para realizar as obras governamentais necessárias”, disse Mujahid.
Mujahid nomeou 33 membros do “novo governo islâmico” e disse que os cargos restantes serão anunciados após cuidadosa deliberação.
A reportagem de Charles Stratford da Al Jazeera de Cabul disse que muitos dos nomes anunciados por Mujahid eram “rostos antigos”.
“Também é importante dizer que muitos desses nomes, a grande maioria deles são na verdade pashtun e não estão levando em consideração, possivelmente os críticos diriam, a grande diversidade étnica deste país.”
Obaidullah Baheer, da Universidade Americana do Afeganistão, disse que o anúncio do governo em exercício pelo Taleban não faz “nenhum favor à sua causa de reconhecimento internacional”.
“A quantidade de tempo gasta não foi para discutir ou negociar a inclusão ou potencial compartilhamento de poder com outros partidos políticos. Esse tempo foi gasto em saber como dividir esse bolo entre suas próprias fileiras ”, disse Baheer à Al Jazeera de Cabul.
Mujahid destacou que o gabinete foi um governo “atuante” e que o grupo “tentará levar gente de outras partes do país”.
O anúncio é feito uma semana depois que os Estados Unidos completaram sua retirada, encerrando sua ocupação de 20 anos no país.
O Taleban prometeu um governo "inclusivo" que representa a complexa composição étnica do Afeganistão - embora as mulheres provavelmente não sejam incluídas nos escalões superiores.
Não estava claro qual a função que no governo seria desempenhada por Mullah Haibatullah Haibatullah Akhunzada, o líder do Taleban, que não foi visto ou ouvido em público desde o colapso do governo apoiado pelo Ocidente e a tomada de Cabul pelo Taleban em Agosto.
Aljazeera com agências
Na imagem: O ministro das
Relações Exteriores do Paquistão, Sartaj Aziz, recebe o mulá Mohammad Hassan
Akhund, à esquerda, em uma base da Força Aérea em Rawalpindi, a cerca de
Sem comentários:
Enviar um comentário