sábado, 10 de abril de 2021

Depois que o urso mostrou seus dentes, a Ucrânia pediu a paz?

#Publicado em português do Brasil

Moon of Alabama, 10 de Abril de 2021

Primeiro, a Ucrânia disse que usaria a força para recuperar a região renegada de Donbass, bem como a Crimeia. Em seguida, moveu tropas pesadas em direção às linhas de contato. O cessar-fogo na linha de contato foi quebrado várias vezes por dia. Vários soldados ucranianos morreram enquanto tentavam remover um campo minado em preparação para um ataque.

Ficou claro que uma guerra no leste da Ucrânia provavelmente terminaria em breve. Uma guerra bem-sucedida ajudaria o presidente da Ucrânia, Zelensky, com as crescentes crises internas. Uma guerra também daria aos EUA mais influência na Europa. Os EUA e a OTAN prometeram "apoio inabalável à soberania da Ucrânia".

A Rússia deu vários avisos verbais de que qualquer ataque ucraniano às províncias renegadas de Luhansk e Donetsk ou da Crimeia causaria uma intervenção russa séria. Nunca houve a chance de os EUA ou a OTAN intervirem em tal guerra. Mas foi só depois que a Rússia começou a mover algumas de suas tropas que a sanidade se instalou. A liderança ucraniana assustou que a ideia de travar uma guerra contra uma superpotência com armas nucleares não fosse boa.

Ucrânia, Taiwan ... Agressão dupla dos EUA em relação à Rússia e à China

#Publicado em português do Brasil

Strategic Culture Foundation | editorial

Todas as pessoas do mundo deveriam esperar que uma visão de mundo multipolar prevaleça e que a destrutiva ideologia americana fracasse - definitivamente.

Há um paralelo próximo na maneira como o governo Biden está gerando tensões perigosas com a Rússia e a China. O proxy em ambos os casos são a Ucrânia e Taiwan, respectivamente.

Washington está citando alegações de que a Rússia e a China estão ameaçando seus aliados, o que, por sua vez, fornece um pretexto para os Estados Unidos intensificarem suas próprias ações provocativas. É um ciclo vicioso que corre o sério risco de sair do controle e levar a uma guerra total entre potências nucleares.

Em apenas três meses após sua posse como 46º presidente dos Estados Unidos, o governo de Joe Biden embarcou em um curso imprudente de beligerância em relação à Rússia e à China. Essa dinâmica foi prevista pela Strategic Culture Foundation em vários de nossos comentários e entrevistas antes da inauguração de Biden em 20 de janeiro.

No entanto, essa hostilidade sistemática dos Estados Unidos vem ocorrendo em várias administrações anteriores, incluindo a anterior Casa Branca de Trump e, antes disso, as administrações de Obama, nas quais Biden atuou como vice-presidente. Agora como presidente, Biden está assumindo uma política contínua de agressão com ainda mais entusiasmo. Essa direção invariável da beligerância tende a provar a real natureza da política dos Estados Unidos. Os presidentes vêm e vão, as eleições ocorrem periodicamente, mas o poder e a formulação de políticas residem em profundos planejadores de estado, cuja lealdade não é a nenhum partido em particular, mas sim à promoção dos objetivos imperiais em relação à presumida posição e privilégios globais da América.

O atual presidente e seus principais assessores, como antes, trazem uma certa imagem estilística para o impulso subjacente de poder. A equipe Biden aguçou a retórica da adversidade, rotulando repetidamente Moscou e China como “ameaças existenciais”. Seguiram-se atos práticos de hostilidade, incluindo a imposição de sanções à Rússia sobre seu projeto de gás Nord Stream 2 com a Europa; e na China por causa de alegações infundadas de “genocídio” contra sua população étnica uigur em Xinjiang.

Caça russo MiG-31 levanta voo para acompanhar avião espião RC-135 dos EUA (VÍDEO)

#Publicado em português do Brasil

O Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa do Ministério da Defesa da Rússia anunciou neste sábado (10) que um caça MiG-31 russo interceptou um avião de espionagem norte-americano sobre o oceano Pacífico.

"A fim de identificar o alvo aéreo e prevenir a violação da fronteira nacional da Federação da Rússia, foi colocado no ar um caça MiG-31 das aeronaves de defesa aérea de serviço das forças do Distrito Militar do Leste", diz o comunicado do órgão.

De acordo com o anúncio oficial, "a tripulação do caça russo identificou o alvo aéreo como um avião de reconhecimento estratégico RC-135 da Força Aérea dos EUA e acompanhou-o sobre as águas do oceano Pacífico".

Nota-se que, depois de viragem do avião militar estrangeiro longe da fronteira do país, o caça russo voltou com sucesso ao aeródromo de baseamento.

"O voo do caça russo foi exercido em estrita conformidade com as regras internacionais de utilização do espaço aéreo. A violação da fronteira nacional da Federação da Rússia não foi permitida", detalhou o comunicado do Ministério.

O MiG-31 é um caça interceptador supersônico de longo alcance. O avião destina-se a patrulhamentos de longa duração e a combater aviões de reconhecimento, bombardeiros estratégicos e alvos de voo baixo, sendo capaz de simultaneamente acompanhar até dez alvos aéreos e atingir seis deles.

O caça interceptador de longo alcance MiG-31BM atinge a velocidade máxima de 3.000 quilômetros por hora em altitudes de até 30 quilômetros. O armamento do caça é capaz de abater mísseis de cruzeiro.

Sputnik | Imagem: © Sputnik / Pavel Lvov

VER VÍDEO

Como Rússia poderia responder a uma possível agressão da Ucrânia em Donbass?

#Publicado em português do Brasil

O início de um conflito de grande escala na região de Donbass, dividida geograficamente entre a Rússia e a Ucrânia, parece estar ficando cada vez mais plausível. As ações e retórica das partes envolvidas o evidenciam.

O colunista da Sputnik Timofei Sergeitsev avaliou qual resposta a Rússia poderia dar aos recentes eventos na região.

Na época, o presidente russo Vladimir Putin formulou três condições por parte da Rússia que a Ucrânia não pode violar. Elas são: a proibição de tomar Donbass com uso da força; caso seja empreendida uma tentativa de ofensiva na região, o Estado nominal da Ucrânia será dissolvido; nenhuma das repúblicas pós-soviéticas pode ser usada pelo Ocidente para prejudicar a Rússia.

Além disso, caso a Ucrânia resolva forçar a tomada de Donbass, a Rússia levantará a questão da proteção dos cidadãos russos na região. Assim, o país vai agir com base em sua própria soberania, podendo até deixar para trás os métodos diplomáticos.

Sergeitsev aponta que, além de Donbass, existe ameaça para outros territórios russos que fazem fronteira com a Ucrânia, julgando isso não apenas pelas declarações da administração ucraniana, mas também pelo "próprio tipo de militarização ucraniana, baseada em mecanismos de agressão especificamente nazistas".

Rússia detém envolvidos em ataque na Crimeia

#Publicado em português do Brasil

Moscou 9 Abr (Prensa Latina) -- Forças do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) impediram um ataque na cidade de Simferopol, na Crimeia, e prenderam dois integrantes da organização jihadista Hayat Tahrir al-Sham, proibida no país.

Os suspeitos preparavam um ataque com bomba artesanal contra uma instituição de ensino, informou o Centro de Relações Públicas do FSB, segundo a agência de notícias TASS.

O comunicado informava que, após o ataque, os envolvidos, dois cidadãos russos nascidos em 1992 e 1999, planejavam viajar pela Ucrânia e Turquia para a Síria, para ingressar em uma organização terrorista internacional.

O FSB informou que componentes para a fabricação de um artefato explosivo foram apreendidos com os detidos.

Uma discussão sobre o futuro geopolítico da Polónia

#Publicado em português do Brasil

ONEWORLD

O analista político americano de ascendência polonesa, baseado em Moscou, Andrew Korybko foi entrevistado pelo editor canadense, professor aposentado  e ex-ativista do Solidariedade Lech Biegalski sobre seu último artigo sobre o papel da Polônia na Iniciativa dos Três Mares (3SI) e seu futuro geopolítico mais amplo emergente Ordem Mundial Multipolar.

1. O Kremlin aprovaria o conceito que você descreve em seu último artigo? Eles apoiariam isso?

A Rússia provavelmente está monitorando a evolução da visão de integração regional da Polônia, liderada por seus seis megaprojetos e outros, e não a aprova nem desaprova. A infraestrutura de conectividade sempre pode ter um componente militar durante os tempos de crise, e Moscou pode estar preocupada sobre como isso poderia mudar a dinâmica militar no futuro. Mas nunca desaprovaria publicamente ou criticaria projetos oficialmente econômicos porque eles são o direito soberano de cada estado de implementá-los, além de poderem ajudar a melhorar os padrões de vida das pessoas criando novos corredores comerciais.

2. Em que condições e circunstâncias?

É improvável que a Rússia faça qualquer comentário público sobre isso, ponto final, por essas razões. Não existem condições ou circunstâncias realistas neste momento que o indiquem a fazer o contrário.

3. Que garantias a Rússia esperaria da Polônia?

A Rússia se sentiria mais à vontade se oficiais e analistas poloneses não falassem publicamente sobre a dimensão militar da visão de integração regional de seu país , caso contrário , Moscou poderia interpretar isso como sendo tacitamente "endossado" por Varsóvia e, portanto, pretendido como uma mensagem hostil. Obviamente, tais limitações não poderiam influenciar o que dizem os analistas poloneses, assim como o Ocidente não pode limitar as opiniões dos analistas russos , mas seria útil se as autoridades se abstivessem de tais comentários em público para evitar um escândalo na mídia que poderia eventualmente têm consequências políticas indiretas para aumentar a desconfiança mútua.

4. Que garantias a Rússia daria à Polônia em tal configuração?

A Rússia não pode dar nenhuma garantia à Polônia quando se trata de seus projetos de infraestrutura doméstica e visão 3SI, especialmente porque muito disso diz respeito aos Estados da OTAN. Também é improvável que empresas russas sejam convidadas a investir nesses projetos, mas seria útil se algumas delas participassem, mesmo que apenas  em outros estados do 3SI além da Polônia. Um exemplo dessa participação é a ajuda da China na construção  da ferrovia de alta velocidade Budapeste-Belgrado, que tem potencial de expansão para o norte até Varsóvia e para o sul até o Pireu (1) .

Na Polónia, as crianças praticam “obediência, coragem e patriotismo” de arma na mão

"O líder do campo gritou 'granada!' e todas as crianças caíram no chão." Na Polónia, os campos de treino militar para crianças estão novamente em voga. A fotógrafa Natalia Kepesz registou o que se passa no interior – e a sua série, Niewybuch, está entre os nomeados da presente edição do World Press Photo.

E as crianças marchavam como soldados em direcção ao campo de treinos, no meio da floresta, em Gdansk, na Polónia. Em uniformes militares, com réplicas de armas de fogo nas mãos e mochilas cheias de mantimentos às costas, elas olhavam em volta, em silêncio e em alerta, preparando-se para a eventualidade de uma emboscada inimiga. De repente, o líder do campo gritou "granada!". "E todas as crianças caíram no chão, fingindo que uma granada real tinha sido lançada", narra a fotógrafa Natalia Kepesz, em entrevista ao P3. "Uma menina de oito anos, assustada, pergunta: 'Porque é que não explodiu?' e um rapaz de 11 anos, entre risos, responde 'falso alarme'."

As organizações militaristas para crianças, como escolas, clubes e campos de férias militares, são bastante populares na Polónia. "Existem, no país, há cerca de um século", refere a fotógrafa polaca na sinopse da série Niewybuch, que está nomeada para o prémio da presente edição do concurso World Press Photo, na categoria de Retrato. "Nos campos de treino, crianças e jovens são colocados à prova, física e psicologicamente, e recebem formação – muitas vezes em antigos campos de treino militar polacos – sobre tácticas de guerra, técnicas de sobrevivência, autodefesa e orientação geográfica", descreve Natalia. "Aprendem a disparar armas de pressão de ar que são réplicas de metralhadoras e lança-granadas." Os campos são publicitados como "oportunidades de aventura e diversão", como "lugares onde se forma o carácter e se encoraja o trabalho em equipa". Mas serão apenas isso? "Se, por um lado, quem organiza estes campos acredita que os jogos com réplicas de armas afasta as crianças das armas reais", explica a fotógrafa, "por outro há quem sugira que a popularidade destes campos esteja relacionada com o crescimento do nacionalismo na Polónia, e, em particular, com a chegada ao poder, em 2015, do Partido Lei e Justiça, de extrema-direita populista."

Síria | Milícia pró-americana mata três irmãos no acampamento Raqa Ocidental

Raqa, SANA -- A milícia separatista das Forças Democráticas da Síria (SDF), apoiada pela ocupação dos Estados Unidos, continuou seus crimes contra civis e matou três irmãos da vila de Debsi Afnan, no interior de Raqqa ocidental.

“Na véspera, a milícia separatista FDS matou três irmãos da família Al-Jarad, da aldeia libertada Debsi Afnan, perto da cidade de Tabqa, após serem atraídos à noite por uma pessoa sob a desculpa de ajudá-lo a rebocar um pesqueiro barco na outra margem do Lago al-Assad, onde foram alvejados diretamente na cabeça bem ali ”, disseram fontes locais à SANA.

No contexto dos seus ataques e restrições à população civil, a milícia FDS prendeu uma pessoa que trabalhava no Conselho Civil da cidade de Tabqa, subordinada à milícia, por se recusar a sair em marcha de apoio.

A população das áreas onde a milícia SDF está implantada em Hasakeh e Raqa está sujeita a operações de sequestro, assassinato e deslocamento simplesmente por se recusar a aceitar as práticas da milícia apoiada pelas forças de ocupação norte-americanas.

ah / rsh

A guerra naval entre Israel e o Irão

Desde há três anos, a 13ª flotilha (Shayetet 13), uma unidade ultra-secreta das Forças Especiais israelitas, realiza operações de sabotagem contra navios iranianos com destino à Síria. Eles utilizam principalmente minas que aderem ao seu alvo, mas também a arma nuclear táctica que posteriormente utilizaram contra o porto de Beirute.

No início, a intenção era de afundar armas pesadas antes que elas chegassem ao Hezbolla libanês, via Síria. Depois tratou-se de afundar os petroleiros iranianos que abastecem a população síria com carburante.

As perdas sofridas pelo Irão (Irã-br) estarão próximas de US $ mil milhões (1 bilhão-br) de dólares. Entretanto, desde há dois meses, os Iranianos começaram a ripostar contra os navios israelitas (israelenses-br) no Golfo.

A Mesquita central de Madrid financiou a Alcaida

O presidente da Conferência Islâmica da Espanha, Ayman Adlbi (foto), e o tesoureiro da Mesquita Central de Madrid, Mohamed Hatem Rohaibani, foram detidos por financiamento do terrorismo.

A Conferência Islâmica da Espanha é o único órgão representativo dos muçulmanos em Espanha reconhecido pela lei [1]..

Os dois homens montaram um sistema de colecta de fundos pretensamente humanitário, na realidade exclusivamente destinado a financiar a Alcaida na Síria. A sua organização havia já transferido 144.710 euros.

As doações, em geral de 30 euros por mês, que eram rotuladas como sendo destinadas a «órfãos», na verdade destinavam-se a jiadistas.

A polícia gravou conversas telefónicas em código que não deixam quaisquer dúvidas sobre a organização desse tráfico [2].

Ayman Adlbi fora eleito para a presidência da Comissão Islâmica de Espanha em 2020. Ele seria membro do ramo sírio da Confraria dos Irmãos Muçulmanos. Ele teria fugido da Síria e ter-se-ia instalado em Espanha após o fracasso da tentativa de Golpe de Estado organizado pela sua sociedade secreta, em 1978 (a chamada «Revolta de Hama»), com a ajuda dos Estados Unidos. Ele teria obtido a nacionalidade espanhola durante a Guerra Fria.

Voltairenet.org | Tradução Alva

Notas:

[1Ley 26/1992, de 10 de noviembre, por la que se aprueba el Acuerdo de Cooperación del Estado con la Comisión Islámica de España, Boletín Oficial del Estado (#272), 12 de noviembre de 1992.

[2] “Instrucciones para donar a la yihad: «Pones huérfanos y ya está»”, Manuel Marraco, El Mundo, 6 de abril de 2021.

Portugal | Novo Banco: auditoria confirma falhas na avaliação de conflitos de interesse

O processo de venda de ativos que resultaram em imparidades de 610 milhões de euros não incluiu a análise prévia de conflitos de interesse.

Em 2019, a administração do Novo Banco liderada por António Ramalho solicitou ao Fundo de Resolução, ou seja, ao Estado, 1037 milhões de euros devido a perdas registadas nesse ano, onde o banco acumulou prejuízos de 1066 milhões de euros. O relatório da Deloitte a esta injeção de capital - algo obrigatório por lei - confirma agora a ausência de controlo prévio no conflitos de interesses na gestão das carteiras vendidas nesse ano.

A inspeção do Banco Central Europeu (BCE) ao Novo Banco aconteceu em 2019 com o objetivo de “avaliar a gestão de colaterais, NPL (crédito malparado) e ativos recuperados”. O resultado desta auditoria obrigou a administração de António Ramalho a contabilizar imparidades adicionais de 610 milhões de euros, 394 milhões devido a imparidades para crédito, e 216 milhões devido a desvalorizações de imóveis (com o preço de referência do final de 2018).

Na sequência da inspeção, “o Novo Banco registou perdas de 317 milhões de euros em 2019” e registou “uma perda adicional de 95 milhões de euros” relativa à exposição a imóveis.

Em causa estão várias carteiras de ativos, vendidas em 2019, tais como o projecto Sertorius (imóveis), o Projecto Nata II (créditos), o projecto Albatros (créditos e imóveis da sucursal de Espanha), ou a venda da seguradora GNB Vida.

A auditoria revela que não havia documentação com análise das contrapartes e conflitos de interesse em várias das operações analisadas.

Portugal | A hora das escolhas está aí

Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião

A política é sempre um exercício de escolhas, que se querem percetíveis, ao serviço dos cidadãos e da comunidade, mobilizadoras das capacidades de ação de que a sociedade dispõe.

Hoje, deparamo-nos com fortes fatores de mudança e com duros impactos sociais e económicos provocados pela pandemia. Contudo, os atores políticos fundamentais continuam a invocar imperativos da cartilha neoliberal a que se afeiçoaram, para nos dizerem que não têm as condições e a liberdade necessárias para adotarem as políticas que melhor serviriam os cidadãos e o bem comum.

Que escolhas se preparam para fazer os dirigentes do Partido Socialista e o seu Governo neste exigente quadro? Para onde caminha o Governo, limitado pela fraca capacidade política de um conjunto dos seus membros, parte dos quais evidencia (por causas objetivas ou não) sintomas de burnout? Como se vai revitalizar a máquina da Administração onde se notam, por múltiplas razões, sinais de paralisia? Que estratégias congemina o primeiro-ministro (alcunhado de tático) quando as escolhas necessárias são profundamente estratégicas?

Portugal | Sócrates diz-se vitorioso, vai “defender-se”

Dispara sobre MP e jornalistas. E deixa tabu: “O regresso à política diz-me respeito”

“Todas as grandes mentiras da acusação caíram, tudo ruiu”, declarou o antigo primeiro-ministro. De facto, todas as acusações de corrupção caíram, mas José Sócrates vai a julgamento pelos crimes de branqueamento de capitais e falsificação de documentos. Garantiu sentir-se “com a tranquilidade dos inocentes”

À saída do Campus de Justiça, José Sócrates afirmou esta sexta-feira que “alguma coisa de singular aconteceu”. “Todas as grandes mentiras da acusação caíram, tudo ruiu”, descreveu o antigo primeiro-ministro após a leitura da decisão instrutória pelo juiz Ivo Rosa no processo da Operação Marquês, em Lisboa.

Todos os crimes de corrupção de que era acusado caíram, mas Sócrates vai a julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e outros três por falsificação de documentos, relacionados com o imóvel de Paris e com os pagamentos da tese de mestrado na Sciences Po. “Não é verdade e vou defender-me dos seis crimes. Ivo Rosa diz que há indícios para contrariar aquilo que eu digo. Mas eu vou defender-me. A justiça estava errada”, disse.

“A acusação tem uma motivação política, sempre teve motivação política. Desde que o processo chegou ao TCIC [Tribunal Central de Instrução Criminal], foi manipulado. O sorteio foi manipulado. Não confio no Ministério Público [MP] para investigar essa distribuição do caso, que foi viciada. O MP escolheu o juiz”, acrescentou, referindo-se ao juiz Carlos Alexandre.

Covid-19 | 87% das doses de vacinas foram obtidas por países ricos, alerta OMS

O diretor-geral da agência de saúde alertou que a distribuição das doses está muito desequilibrada, pois os países mais pobres só administraram 0,2% das vacinas

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse esta sexta-feira que a distribuição das vacinas anti-covid-19 no mundo está muito desequilibrada, referindo que 87% das doses de vacinas foram obtidas pelos países mais ricos.

"Cerca de 87% das vacinas [doses já produzidas] foram para os países mais ricos, enquanto muitos países não têm vacinas suficientes para administrar aos trabalhadores de saúde quanto mais à população inteira", afirmou o responsável numa conferência de imprensa 'online' realizada a partir de Genebra.

Para destacar o desequilíbrio, Tedros Adhanom Ghebreyesus sublinhou que, "nos países mais ricos, uma em cada quatro pessoas já foi vacinada, enquanto nos mais pobres a relação é de uma em cada 500".

Alemanha atolada no caos da pandemia

#Publicado em português do Brasil

Como a Alemanha faz para sair do atoleiro da pandemia?

Uma colcha de retalhos de regulamentos, conflito entre o governo federal e os estaduais, excesso de burocracia, medidas oportunistas: depois de um ano, os alemães não encontram um curso eficaz na crise da covid-19.

Sentar no biergarten, fazer esporte na academia, ir ao cinema à noite: no Sarre tudo isso é possível, pois o estado alemão relaxou suas medidas antipandemia na segunda semana de abril. Nas cidades de baixa incidência do estado de Schleswig-Holstein, estão também liberadas as mesas do lado de fora dos restaurantes.

Em outros estados, diversos municípios se dispõem a experimentar aquilo que a cidade de Tübingen, em Baden-Württemberg, já pratica desde meados de março: "abrir com segurança". O cerne do processo é o teste rápido de coronavírus: quem apresenta resultado negativo ganha certas liberdades.

Por toda a Alemanha, planos para esse tipo de "regiões-modelo" despontam como margaridas no campo. Atualmente o país exibe todo um buquê das mais variadas políticas de covid-19, sem que se identifique uma percepção unificada da situação.

Enquanto isso, há semanas os especialistas advertem para que não se subestime a virulência da terceira onda da pandemia. Falando à DW, o epidemiologista Dirk Brockmann prevê para breve de 40 mil a 60 mil novos casos diários. A solução para ele é clara: "Temos que reduzir os contatos onde for possível."

União Europeia: O fascismo é atual?

#Publicado em português do Brasil

Alain Bihr* | Sinpermisso

A consolidação dos movimentos de extrema-direita na cena política de grande parte dos Estados da União Europeia, acompanhada pelo ativismo crônico de grupos neofascistas, é uma preocupação legítima de todas as organizações sindicais e políticas cujo patrimônio inclui um dimensão anti-fascista. O fascismo está às nossas portas?

Para responder a essa pergunta, devemos primeiro nos perguntar qual é a nossa situação histórica, comparada àquela que viu o fascismo triunfar (temporariamente) nas décadas de 1920 e 1930. Além das semelhanças superficiais, uma diferença fundamental.

Hoje, como então, vivemos uma fase de crise estrutural do capitalismo mundial, que o obriga a repensar todos os modos de regulação anteriores e a questionar todas as situações adquiridas. Hoje, como ontem, os movimentos de extrema direita são sobretudo a expressão daquelas tradicionais “classes médias” (na agricultura, no artesanato e na pequena indústria, comércio e serviços) que estão directamente ameaçadas pela transnacionalização da economia com o empobrecimento e a proletarização. Hoje, como ontem, estamos no meio de uma grande crise do movimento operário que priva o proletariado de qualquer estratégia e de qualquer organização capaz de resistir globalmente à ofensiva neoliberal contra suas conquistas anteriores que vem sofrendo há quinze anos.

-- Conseqüentemente, hoje como ontem, Setores inteiros do proletariado, desorientados, assustados e ao mesmo tempo furiosos com o aumento do desemprego e da precariedade, com a degradação de suas condições materiais e sociais de existência, desesperados pela falta de perspectivas, são seduzidos pela propaganda populista e nacionalista. Hoje, como no passado, os partidos de esquerda, ou o que deles resta, não conseguem resistir à progressão constante da extrema direita, favorecendo-a inclusive com as políticas neoliberais que praticaram enquanto estiveram no governo, ou fazendo seus próprios, os temas xenófobos e racistas de seu adversário. Desesperados pela falta de perspectivas, eles se deixam seduzir pela propaganda populista e nacionalista. Hoje, como no passado, os partidos de esquerda, ou o que deles resta, não conseguem resistir à progressão constante da extrema direita, favorecendo-a inclusive com as políticas neoliberais que praticaram enquanto estiveram no governo, ou fazendo seus próprios, os temas xenófobos e racistas de seu adversário. Desesperados pela falta de perspectivas, eles se deixam seduzir pela propaganda populista e nacionalista. Hoje, como no passado, os partidos de esquerda, ou o que deles resta, não conseguem resistir à progressão constante da extrema direita, favorecendo-a inclusive com as políticas neoliberais que praticaram enquanto estiveram no governo, ou fazendo seus próprios, os temas xenófobos e racistas de seu adversário.

Isso significa que estamos à beira de regimes fascistas na França ou em outros estados europeus? Não acredito.

As já mencionadas semelhanças entre a situação europeia dos anos 1930 e a atual não devem esconder as profundas diferenças entre as duas. A principal delas é que o desafio da crise estrutural que o capitalismo atravessa desde a década de 1970 não é, como na década de 1930, construir e fortalecer Estados capazes de regular, cada um em seu espaço nacional, uma forma mais ou menos autocentrada. desenvolvimento de um capitalismo monopolista que atingiu a maturidade. Hoje é exatamente o contrário: com base no desmantelamento dos Estados-nação, agora invalidados como quadro autônomo de reprodução do capital, trata-se de construir uma estrutura supranacional mínima para regular a transnacionalização do capital. É por isso que a contra-revolução, por meio da qual a fração hegemônica da burguesia impõe seus interesses,

Mais lidas da semana