sábado, 10 de abril de 2021

Depois que o urso mostrou seus dentes, a Ucrânia pediu a paz?

#Publicado em português do Brasil

Moon of Alabama, 10 de Abril de 2021

Primeiro, a Ucrânia disse que usaria a força para recuperar a região renegada de Donbass, bem como a Crimeia. Em seguida, moveu tropas pesadas em direção às linhas de contato. O cessar-fogo na linha de contato foi quebrado várias vezes por dia. Vários soldados ucranianos morreram enquanto tentavam remover um campo minado em preparação para um ataque.

Ficou claro que uma guerra no leste da Ucrânia provavelmente terminaria em breve. Uma guerra bem-sucedida ajudaria o presidente da Ucrânia, Zelensky, com as crescentes crises internas. Uma guerra também daria aos EUA mais influência na Europa. Os EUA e a OTAN prometeram "apoio inabalável à soberania da Ucrânia".

A Rússia deu vários avisos verbais de que qualquer ataque ucraniano às províncias renegadas de Luhansk e Donetsk ou da Crimeia causaria uma intervenção russa séria. Nunca houve a chance de os EUA ou a OTAN intervirem em tal guerra. Mas foi só depois que a Rússia começou a mover algumas de suas tropas que a sanidade se instalou. A liderança ucraniana assustou que a ideia de travar uma guerra contra uma superpotência com armas nucleares não fosse boa.

Na noite de ontem, de repente, decidiu pedir a paz (tradução automática):

As Forças Armadas descartaram o uso da força para "libertar" Donbass

KIEV, 9 de abril - RIA Novosti. A "libertação" de Donbass pela força levará à morte em massa de civis e militares, o que é inaceitável para Kiev, disse o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Ruslan Khomchak.

"Por se devotar aos valores humanos universais e às normas do Direito Internacional Humanitário, nosso estado coloca a vida de seus cidadãos em primeiro lugar", disse ele ao centro de imprensa do Estado-Maior.

Segundo Khomchak, as autoridades ucranianas consideram prioritária a forma política e diplomática de resolver a situação no Donbass. Ao mesmo tempo, acrescentou que as Forças Armadas da Ucrânia estão prontas para uma resposta adequada tanto à escalada do conflito quanto à "complicação da situação político-militar e estratégico-militar em todo o país".

O próprio Zelensky acrescentou (traduzido automaticamente):

Zelensky pediu uma trégua no Donbass

MOSCOU, 9 de abril - RIA Novosti. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, anunciou a necessidade de uma nova trégua em Donbass após visitar a linha de contato.

O chefe de estado escreveu no Facebook que atirar nas linhas de frente se tornou "uma rotina perigosa". "Após vários meses observando um cessar-fogo completo e geral, voltamos à necessidade de estabelecer uma trégua", disse Zelensky.

Como o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia Ruslan Khomchak enfatizou anteriormente, o uso da força para "libertar" Donbass é inaceitável para Kiev, pois está repleto de baixas entre a população civil e militares. Ao mesmo tempo, na semana passada, ele disse que as Forças Armadas da Ucrânia fortalecerão o agrupamento de tropas no Donbass e na direção da Criméia - em resposta ao "aumento" das forças russas na fronteira com a Ucrânia.

Parece que chegou a ordem de Washington para se retirar - pelo menos por enquanto. Os voos de reconhecimento dos EUA perto da fronteira com a Rússia continuam . Deve-se, portanto, considerar que o súbito pedido de um novo cessar-fogo pode ser um ardil.

Mas, se não for, por que tudo isso foi permitido acontecer em primeiro lugar?

Sem comentários:

Mais lidas da semana