terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Portugal | Hackers que entraram no Expresso enviam mensagens a assinantes

Vários assinantes de sites ligados à Impresa têm reportado as mensagens que têm recebido do grupo de piratas informáticos que tem mantido reféns os sites do Expresso e SIC.

Ogrupo de piratas informáticos, Lapsus Group, que tem mantido reféns os sites do Expresso e da SIC desde esta segunda-feira começou a enviar mensagens e e-mails para os assinantes de sites ligados ao grupo Impresa, como o OPTO, SIC e Expresso.

 

Em várias publicações feitas no Twitter, que partilham as mensagens recebidas, é inclusive criticada a aplicação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados que se mostra ineficaz com o acesso dos hacker a dados como e-mails e contactos telefónicos. 

"Anunciamos Lapsus$ como o presidente de Portugal. Por favor, junte-se ao nosso telegrama oficial abaixo https://t.me/minsaudebr. Obrigado, Expresso", pode ler-se nas mensagens enviadas a estes utilizadores.

Recorde-se que o grupo Impresa foi alvo de um ataque informático este domingo, dia 2, que fez com que várias das suas páginas - como das televisões SIC e SIC Notícias do jornal Expresso e da Blitz - ficassem inacessíveis para os leitores.

“Site temporariamente indisponível. Retomaremos logo que possível”. É esta a mensagem que qualquer internauta pode ver quando tenta entrar num dos sites detidos pelo grupo Impresa. 

A empresa já fez saber que está a trabalhar com as autoridades competentes e que pretende apresentar uma queixa-crime.

O grupo informático exige um pagamento para restituir o acesso do grupo Impresa aos sites. 

Notícias ao Minuto | Imagem: © iStock

Leia em Notícias ao Minuto: Sites do Grupo Impresa hackeados

Leia em Página Global: EXPRESSO – LIBERDADE PARA INFORMAR CONTINUA

Sem comentários:

Mais lidas da semana