segunda-feira, 16 de maio de 2022

VITÓRIAS E DERROTAS NO TEATRO DA GUERRA

Artur Queiroz*, Luanda

Andulo. Durante décadas este município do Planalto Central era conhecido por fornecer escravos para as roças de café no Norte de Angola. Um dia quis saber a origem do nome da terra sangrada pelos escravocratas. A palavra original é Ndulo que significa tristeza. Mais do que tristeza, amargura. Mais do que amargura, fel. O filho primogénito do soba Chicolungunja, seu sucessor, foi mordido por uma cobra surukuku (o Savimbi?) e o jovem teve morte fulminante. Decidiu baptizar aquelas terras de Ndulo. 

Tristeza e amargura foram multiplicadas por milhões quando Jonas Savimbi e seu séquito de bandidos, entre os quais Alcides Simões, dito Sakala para parecer mais autóctone, assaltou o município e ali se instalou pela força das armas, contra a vontade do povo. Outro bandido armado, que participou no assalto, foi Abílio Camalata Numa, que hoje escreve no “portal” da UNITA e dos restos do regime de apartheid da África do Sul, nomeado Club K:

“Em Angola, onde lutamos pela liberdade contra os russos, também sabemos o que vem a seguir, a victória da tecnologia. O que está em causa nesta guerra (da Ucrânia) é a liberdade e não a falácia da OTAN ter se aproximado as fronteiras da Federação Russa. Os russos e os americanos têm armas nucleares intercontinentais para se anularem sem saírem dos seus países”. (não emendei os erros de ortografia). Quando os bandidos ocuparam o Andulo (tristeza, amargura, fel) a Ucrânia foi escolhida pelos EUA, Reino Unido e potências europeias para armar a rebelião de Jonas Savimbi. Os ucranianos até estavam a construir uma grande pista de aterragem, perto do Andulo, para reabastecimento dos bandidos armados. 

As unidades dos brigadeiros Guto e Gonga avançaram sobre o Andulo com forças de Malanje, Bié e Huambo, comandadas pelo general Simione Mukundi. As forças de Malanje foram as primeiras a entrar na vila. O general Mukundi morreu, ao accionar uma mina. O brigadeiro Guto tomou o comando da operação. As tropas da UNITA fugiram em debandada. O coronel Eugénio perseguiu implacavelmente os fugitivos. A essa força juntou-se a tropa do brigadeiro Walla. O desfecho é conhecido de todos, menos do Simões (Sakala) e do Numa, que ainda estão a combater contra russos e cubanos, ao lado dos racistas da África do Sul

Hoje estou numa de Ideias Gerais, alcunha do inesquecível amigo e camarada Rui de Matos, o guerrilheiro Maio, poeta, artista plástico, general das Forças Armadas Angolanas e amante do mar. Um dia esteve horas a explicar-me que a palavra Mar é feminina. Mar é mulher. Mar é a vida na sua dimensão misteriosa. Em latim a palavra era do género neutro, nem carne, nem peixe. Para português emigrou no masculino. Mas em espanhol é do género feminino.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa garantiu aos portugueses que Portugal é um beneficiário líquido da actual situação mundial. Isso quer dizer que ganha dinheiro. Ganhará, mass fica todo no Palácio de Belém. As portuguesas e portugueses que conheço andam todas e todos com os bolsos cheios de ar e os estômagos repletos de vento. 

O senhor João Gomes Cravinho garante que a Rússia vai ter uma tremenda derrota! A OTAN (ou NATO) não perdoa. Que alguém avise, urgentemente, o presidente Marcelo. Portugal é membro da organização militar mais agressiva e reaccionária do mundo. E se vai dar porrada aos russos, a guerra também toca aos portugueses. Lá se vão os benefícios líquidos. 

Os ministros das relações exteriores da OTAN (ou NATO) estiveram hoje reunidos em Berlim. Trataram dos negócios de guerra, guerra, guerra, sanções, sanções, sanções. O Papa Francisco mandou-lhes um recado: “Tratem da paz, não da guerra”. Ninguém o quer ouvir. Mas ele insiste, o que só lhe fica bem. Continua a ser um dos poucos líderes mundiais sensatos e que ainda não enlouqueceu. Mas até quando vai aguentar? 

Annalena Baerbock, ministra das guerras exteriores da Alemanha, é verde. Mau sinal. Isso quer dizer que o Reich renasce em força e já chegou a partidos que tinham paleio de esquerda. Esta também diz que a Federação Russa já perdeu a guerra. (O secretário-geral da OTAN ou NATO diz que já ganhou!) E manda armas para os nazis de Kiev. Como a menina Annalena é ambientalista, verdíssima, pode não perceber bem o que está a acontecer. Se mísseis disparados do Mar Negro acertam com precisão em instalações militares e armazéns de armamento em Leviv, também podem acertar no estúdio onde Zelensky faz os seus números. Ou no centro político e administrativo de Kiev. Por favor, façam um esforço para perceber que a Federação Russa é uma potência militar mundial. Não é a Líbia, a Síria ou o Iraque.

O presidente da Finlândia desfaz-se em declarações sobre as conversas que teve com os presidentes Putin e Erdoğan . Estes nórdicos eram tidos como muito educados, adiantados, acima de todos os outros europeus. O senhor Sauli Niinistö afinal é um alcoviteiro de bordel, um coscuvilheiro rastejante. Ainda não sabe as regras mínimas da educação. Estes reis, afinal são todos analfabetos e vão mais nus do que parece.

Sauli Niinistö é capaz de não ter dois dedos de inteligência para perceber que o mundo unipolar está a dar as últimas. Mas a sua capacidade ainda deve dar para entender que a operação militar (se fosse guerra, Kiev já não existia...) na Ucrânia tem como objectivos desnazificar e desarmar o país. Porque a Federação Russa considera “uma ameaça existencial” a presença da OTAN (ou NATO) nas suas fronteiras. Sabe o que é uma fronteira? Não sabe? Então de castigo vai ter de percorrer, a pé, a fronteira entre a Federação Russa e a Finlândia. 

A Finlândia está a comprar uma situação de guerra latente quando antes tinha paz. Os suecos parecem mais comedidos. O governo da Suécia encomendou uma sondagem e os resultados saíram piores do que a encomenda. Metade dos inquiridos é contra a adesão do país à OTAN (ou NATO). Diz quem sabe que militarmente, Suécia e Finlândia nada adiantam à organização militar ofensiva, agressiva e reaccionária. Só se meteram nisto porque o estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) assim decidiu. Isto está mesmo muito perigoso!

A Ucrânia já domina o mundo, até o das cantorias da Eurovisão. As sanções, sanções, sanções, guerra, guerra, guerra, também. Os portugueses, num acto de grande coragem, roubaram uma casa de dez milhões de euros ao senhor Roman Abramovich que, como se sabe, é russo, lituano, israelita e português. Os intrépidos portugueses já aplicam sanções à Federação Russa, roubando os próprios cidadãos portugueses. Mas se fosse só Abramovich o roubado, boa ia a festa. O problema é que a esmagadora maioria da população também está a ser gravemente sancionada. O custo de vida aumenta e o povo não aguenta.

*Jormalista

Na imagem: Sauli Niinistö, político finlandês, membro do Partido da Coligação Nacional (conservador) e atual presidente da Finlândia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana